A hemorragia intracerebral é um tipo de sangramento que ocorre dentro do cérebro. A condição levou o presidente Lula à sala de cirurgia na noite de ontem, 9 de dezembro.
De acordo com o boletim médico, a intervenção foi bem-sucedida. Tudo começou quando Lula sentiu fortes dores de cabeça na noite de segunda-feira.
Após exames realizados na unidade do hospital Sírio-Libanês em Brasília, os médicos decidiram fazer uma cirurgia imediatamente. Ele foi então transferido para São Paulo.
Em entrevista coletiva na manhã de hoje, o médico responsável pelo caso falou sobre a intervenção. O Dr. Roberto Kalil disse que não há risco de sequelas e que Lula saiu da cirurgia praticamente acordado.
“Ele deve ficar em observação nos próximos dias”.
O que causa hemorragia intracerebral?
A principal causa de uma hemorragia intracerebral é a pressão alta, que enfraquece as paredes das artérias. Outros fatores de risco incluem:
- fumar;
 - obesidade e;
 - comer muita gordura saturada.
 
O uso de drogas como a cocaína também pode aumentar o risco. Em casos mais raros, a hemorragia pode ser causada por malformações vasculares, traumas ou tumores.
Ela frequentemente acontece nas seguintes áreas do cérebro:
- núcleos da base, grupo de estruturas responsáveis por funções como movimentos voluntários, aprendizado e emoções;
 - lobos cerebrais, quatro áreas distintas responsáveis por habilidades como linguagem e capacidade de tomar decisões;
 - cerebelo, parte do cérebro que ajuda a coordenar os movimentos e manter o equilíbrio;
 - ponte, região que ajuda a controlar a respiração e o sono, por exemplo.
 
.jpeg)
O problema ocorre quando pequenas artérias do cérebro se rompem devido à alta pressão no local, semelhante a uma mangueira que recebe mais água do que pode suportar e estoura. 
De acordo com o Manual dos Profissionais de Saúde, a hemorragia cerebral causada por pressão alta na maioria dos casos ocorre no putâmen. Essa estrutura fica nos núcleos da base e ajuda a controlar e regular os movimentos motores.
O diagnóstico é feito através de exames de imagem como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM). Esses exames ajudam a diferenciar a hemorragia de outras condições, como o acidente vascular cerebral isquêmico.
Como saber se estou tendo uma hemorragia intracraniana?
Os sintomas podem surgir rapidamente e incluem dor de cabeça intensa e súbita. A perda de consciência é comum e pode ocorrer em minutos.
Náuseas, vômito e convulsões também são frequentes. Déficits neurológicos, como a fraqueza em um lado do corpo ou problemas de equilíbrio, podem aparecer.




.jpg)
.jpg)






.jpg)

.jpg)

.jpg)
.jpg)





