Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Entenda o que é hemorragia intracerebral, que levou Lula ao hospital

Fumo e gordura podem aumentar os riscos. O médico explicou o estado de saúde dele na manhã de hoje.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/12/2024 11:01
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A hemorragia intracerebral é um tipo de sangramento que ocorre dentro do cérebro. A condição levou o presidente Lula à sala de cirurgia na noite de ontem, 9 de dezembro. 

De acordo com o boletim médico, a intervenção foi bem-sucedida. Tudo começou quando Lula sentiu fortes dores de cabeça na noite de segunda-feira.

Após exames realizados na unidade do hospital Sírio-Libanês em Brasília, os médicos decidiram fazer uma cirurgia imediatamente. Ele foi então transferido para São Paulo.

Em entrevista coletiva na manhã de hoje, o médico responsável pelo caso falou sobre a intervenção. O Dr. Roberto Kalil disse que não há risco de sequelas e que Lula saiu da cirurgia praticamente acordado. 

“Ele deve ficar em observação nos próximos dias”. 

O que causa hemorragia intracerebral?

A principal causa de uma hemorragia intracerebral é a pressão alta, que enfraquece as paredes das artérias. Outros fatores de risco incluem:

  • fumar;
  • obesidade e;
  • comer muita gordura saturada. 

O uso de drogas como a cocaína também pode aumentar o risco. Em casos mais raros, a hemorragia pode ser causada por malformações vasculares, traumas ou tumores.

Ela frequentemente acontece nas seguintes áreas do cérebro:

  • núcleos da base, grupo de estruturas responsáveis por funções como movimentos voluntários, aprendizado e emoções;
  • lobos cerebrais, quatro áreas distintas responsáveis por habilidades como linguagem e capacidade de tomar decisões;
  • cerebelo, parte do cérebro que ajuda a coordenar os movimentos e manter o equilíbrio;
  • ponte, região que ajuda a controlar a respiração e o sono, por exemplo.
Ilustração do cérebro humano com as regiões que podem ser afetadas pela hemorragia cerebral. Foto: Fundamentos de Neuropsicologia- reprodução. 


O problema ocorre quando pequenas artérias do cérebro se rompem devido à alta pressão no local, semelhante a uma mangueira que recebe mais água do que pode suportar e estoura. 

De acordo com o Manual dos Profissionais de Saúde, a hemorragia cerebral causada por pressão alta na maioria dos casos ocorre no putâmen. Essa estrutura fica nos núcleos da base e ajuda a controlar e regular os movimentos motores.

O diagnóstico é feito através de exames de imagem como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM). Esses exames ajudam a diferenciar a hemorragia de outras condições, como o acidente vascular cerebral isquêmico.

Como saber se estou tendo uma hemorragia intracraniana?

Os sintomas podem surgir rapidamente e incluem dor de cabeça intensa e súbita. A perda de consciência é comum e pode ocorrer em minutos. 

Náuseas, vômito e convulsões também são frequentes. Déficits neurológicos, como a fraqueza em um lado do corpo ou problemas de equilíbrio, podem aparecer.

Entender e reconhecer os sinais de uma hemorragia intracerebral pode ser fundamental para salvar uma vida. Se você ou alguém próximo apresentar os sintomas descritos, procure ajuda médica imediatamente.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais