This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cinema
3
min de leitura

Ele falsificou várias pinturas famosas e roubou milhares de dólares dos nazistas. Descubra quem ele é

Han van Meegeren falsificou obras de arte, enganou altos oficiais da SS e virou lenda. Conheça a história por trás do filme O Último Vermeer.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/5/2025 18:57
Prime Video

No longa O Último Vermeer, baseado em fatos reais, o pintor holandês Han van Meegeren (Guy Peerce) buscava reconhecimento como um novo mestre da arte europeia. Rejeitado pela crítica, decidiu seguir outro caminho: provar seu talento enganando o próprio sistema.

O resultado foi uma das maiores fraudes da história da arte.

Van Meegeren passou a criar obras falsas atribuídas ao pintor barroco Johannes Vermeer, utilizando métodos sofisticados para envelhecer as telas, como aplicação de bakelite e técnicas de craquelamento.

Durante os anos 1930, convenceu críticos, colecionadores e até museus de que havia descoberto quadros “perdidos” do mestre holandês.

A maior de suas façanhas ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando vendeu a pintura Cristo com a Adúltera ao líder nazista Hermann Göring.

A transação foi vista como colaboração com o regime, e Van Meegeren acabou preso ao fim da guerra.

Em seu julgamento, no entanto, surpreendeu os tribunais ao confessar que o quadro era falso e que havia enganado Göring propositalmente.

Para provar sua história, recriou uma obra no tribunal diante de testemunhas. A pena que poderia ser de morte foi reduzida para um ano de prisão. Morreu em 1947, antes de cumprir a sentença.

Hoje, suas falsificações, agora reconhecidas como tal, estão expostas em museus e coleções particulares. Sua trajetória desafia os critérios tradicionais sobre autenticidade e valor artístico.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Na plataforma Rotten Tomatoes, os críticos chegaram ao seguinte consenso:

Liderado por uma atuação habilidosa de Guy Pearce, O Último Vermeer extrai um drama divertido de sua história de guerra historicamente inspirada”.

A usuária da plataforma Cíntia D. avaliou o filme com 5 estrelas e elogiou o enredo e as atuações:

“Ótimo enredo e ótimas atuações fizeram deste filme um filme imperdível. Os fatos históricos o tornaram muito interessante”.

Ficha técnica

Duração: 1h58min

Ano de lançamento: 2019

Diretor: Dan Friedkin

Já disponível na BP Select

O Último Vermeer é o lançamento da semana na BP Select, o streaming da Brasil Paralelo com foco em filmes históricos, documentários e grandes produções com profundidade temática.

Desbloqueie seu acesso

Conheça a BP Select

O streaming da Brasil Paralelo é a plataforma de filmes com a melhor média de notas no IMDb, segundo levantamento de 2022. A plataforma de filmes é a 2º maior do Brasil.

Mesmo com conteúdo disponível no YouTube, o melhor conteúdo da Brasil Paralelo é exclusivo para assinantes.

O streaming da Brasil Paralelo possui mais de 100 Originais BP, grandes filmes de Hollywood, documentários estrangeiros e mais de 90 formações/cursos no plano Premium.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais