Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Crise entre EUA e Brasil: o que aconteceu no encontro de Marco Rubio e Mauro Vieira?

Nota conjunta de Brasil e EUA afirma que reunião foi “muito positiva”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/10/2025 13:36
Folha PE

O governo brasileiro resumiu a reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio como “cordial e produtiva”.

O encontro, realizado na Casa Branca, durou pouco mais de uma hora e foi o primeiro contato oficial entre os dois desde o início da crise diplomática entre Brasil e EUA. 

O chanceler Mauro Vieira qualificou o ambiente como “muito produtivo e descontraído” e disse que o encontro reabriu canais diplomáticos

Também participaram o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e diplomatas de ambos os lados.

O que foi discutido?

Ao fim da reunião, Brasil e Estados Unidos divulgaram uma nota conjunta descrevendo as conversas como “muito positivas”. 

As partes concordaram em abrir frentes de negociação em várias áreas e em trabalhar para agendar uma reunião entre Trump e Lula o mais cedo possível.

Segundo ele, o foco da reunião entre presidentes terá ênfase no comércio e em reverter as medidas adotadas por Washington.

No centro da disputa está a tarifa de 50% que os EUA impuseram a produtos brasileiros desde agosto

A Casa Branca justificou a medida mencionando a situação legal de Bolsonaro e questões comerciais.

Além disso, o governo Trump aplicou sanções individuais contra autoridades brasileiras, incluíndo o ministro Alexandre de Moraes.

O Departamento de Estado dos EUA chegou a publicar um relatório dizendo que a situação dos direitos humanos piorou no Brasil e relatou avanços do Judiciário contra a liberdade de expressão.

  • A censura é o tema do mais novo documentário da Brasil Paralelo, God Complex. Clique aqui e assista completo.

Na conversa entre Lula e Trump, em 9 de outubro, o presidente brasileiro pediu a retirada das tarifas e das sanções

Os americanos manifestaram interesse em minerais estratégicos, incluindo lítio, nióbio e terras raras.

Esses materiais são necessários para a indústria tecnológica. Atualmente, cerca de 70% da produção mundial desses insumos está nas mãos da China.

O texto da declaração conjunta também prevê uma agenda de reuniões nos próximos dias, com contato permanente entre Vieira e Rubio para monitorar o avanço das negociações

Leia o documento completo abaixo:

Declaração Conjunta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, do Secretário de Estado, Marco Rubio, e do Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. 
Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais