O que foi discutido?
Ao fim da reunião, Brasil e Estados Unidos divulgaram uma nota conjunta descrevendo as conversas como “muito positivas”.
As partes concordaram em abrir frentes de negociação em várias áreas e em trabalhar para agendar uma reunião entre Trump e Lula o mais cedo possível.
Segundo ele, o foco da reunião entre presidentes terá ênfase no comércio e em reverter as medidas adotadas por Washington.
No centro da disputa está a tarifa de 50% que os EUA impuseram a produtos brasileiros desde agosto.
A Casa Branca justificou a medida mencionando a situação legal de Bolsonaro e questões comerciais.
Além disso, o governo Trump aplicou sanções individuais contra autoridades brasileiras, incluíndo o ministro Alexandre de Moraes.
O Departamento de Estado dos EUA chegou a publicar um relatório dizendo que a situação dos direitos humanos piorou no Brasil e relatou avanços do Judiciário contra a liberdade de expressão.
- A censura é o tema do mais novo documentário da Brasil Paralelo, God Complex. Clique aqui e assista completo.
Na conversa entre Lula e Trump, em 9 de outubro, o presidente brasileiro pediu a retirada das tarifas e das sanções.
Os americanos manifestaram interesse em minerais estratégicos, incluindo lítio, nióbio e terras raras.
Esses materiais são necessários para a indústria tecnológica. Atualmente, cerca de 70% da produção mundial desses insumos está nas mãos da China.
O texto da declaração conjunta também prevê uma agenda de reuniões nos próximos dias, com contato permanente entre Vieira e Rubio para monitorar o avanço das negociações.
Leia o documento completo abaixo:
Declaração Conjunta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, do Secretário de Estado, Marco Rubio, e do Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto.
Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.