Ao menos 16 bandidos armados com fuzis, granadas e pistolas invadiram uma escola na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, na manhã da última quarta-feira (5). Os criminosos usaram da escola para evitar serem presos pela polícia.
O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizava uma operação na comunidade desde as primeiras horas da manhã.
Durante a incursão dos policiais, os bandidos fugiram para a unidade de ensino. Segundo o setor de inteligência da Polícia Militar (PM) do Rio, os bandidos deram ordens "para que a população local se dirigisse à escola para evitar a retirada dos criminosos do local", informou a PM em nota.
Segundo o BOPE, foram necessárias algumas horas de negociação até a rendição dos bandidos. Eles foram presos e seus armamentos apreendidos. Os bandidos portavam três fuzis, quatro pistolas e nove granadas.
A PM carioca ainda informou que "houve necessidade de uso de equipamentos de menor potencial ofensivo, para coibir princípio de distúrbio civil".
De acordo com as Secretarias de Educação do Estado e do município, 21 escolas da região não tiveram aulas presenciais hoje. Elas não abriram e as aulas foram suspensas "por precaução".
Cerca de 25% dos assaltos de celulares em todo o mundo acontecem no Brasil. A cada 9 minutos 1 brasileiro é morto.
Os dados são de 2018, do Instituto Igarapé. Estas estatísticas são fruto de uma crise de criminalidade que não possui similar no mundo.
A título de comparação:
Fontes: PMERJ/EMG/EQG, PMERJ/EMG/PM1, PMERJ/EMG/EI, USA Congressional Research Service CRS Report RL 32492 e US Veteran Statistics
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP