Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Corpo do papa Francisco é levado para a Basílica de São Pedro

O corpo do papa foi conduzido em procissão da capela de Santa Marta até a basílica de São Pedro. O corpo do pontífice será velado até sexta-feira, 25. Veja imagens.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/4/2025 9:09
Foto: REUTERS/Carlos Barria

O corpo do papa Francisco foi trasladado nesta quarta-feira para a Basílica de São Pedro. A procissão fúnebre partiu da Casa Santa Marta por volta das 4h, no horário de Brasília.

Acompanhado por cardeais, bispos e sacerdotes, o corpo foi levado até o Altar da Confissão, sob a cúpula projetada por Michelangelo, no século XVI.

Antes da saída, foi realizada uma oração introdutória na capela da residência papal. Em seguida, dez homens carregaram o caixão nos ombros.

A procissão seguiu pela Via della Sacrestia, passou pela Praça dos Protomártires Romanos e entrou na Praça de São Pedro pelo Arco dos Sinos. Cerca de 20 mil fiéis aplaudiram comovidos a passagem do corpo do papa.

Durante o trajeto, o Coro da Capela Sistina entoou salmos e antífonas do Antigo Testamento. Ao entrar na Basílica, foi cantada uma ladainha com os nomes de apóstolos, mártires e papas canonizados, como São João Paulo II e São Paulo VI.

A cerimônia foi presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, responsável por governar o Vaticano durante o período de sede vacante.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A partir das 6h, pelo horário de Brasília, os fiéis começaram a prestar suas homenagens. Nesta quarta-feira, a Basílica permanecerá aberta até a meia-noite.

Na quinta-feira, reabrirá às 7h e seguirá acessível ao público durante todo o dia. Na sexta-feira, véspera das exéquias, a visitação será encerrada às 19h.

Atendendo a um pedido expresso do próprio pontífice, o corpo de Francisco não foi colocado em um esquife elevado, como era tradição. Em vez disso, o caixão repousa diretamente no chão diante do altar.

O papa será velado em um caixão de madeira e zinco, com vestes litúrgicas vermelhas, mitra branca e terço entre as mãos. O fechamento do caixão está previsto para às 15 horas da sexta-feira.

A simplicidade dos ritos fúnebres reflete o estilo pastoral que marcou os 12 anos de pontificado de Francisco: despojado de pompas, próximo do povo, sempre atento aos mais humildes, como pediu seu testamento.

A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, 26 de abril, também na Praça São Pedro.

De acordo com o professor Raphael Tonon, no especial "Papado" exibido pela Brasil Paralelo:

“Ao longo de mais de uma década no trono de Pedro, Francisco despertou paixões e resistências. Conhecido como o Papa dos pobres, ele também enfrentou acusações de populismo e ambiguidade nas suas falas, sendo rotulado por alguns como um peronista eclesiástico, alguém com opiniões instáveis e sem um padrão definido, mas ele será lembrado como um papa de uma igreja mais pastoral e menos burocrática, com maior transparência, combate à corrupção e atenção aos temas sociais”.

No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o legado de Francisco.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais