A Apple confirmou ter removido os aplicativos de relacionamento gay Blued e Finka da App Store chinesa após uma ordem da Administração do Ciberespaço da China (CAC), órgão responsável pela censura e controle da internet.
“Seguimos as leis dos países onde operamos. Com base em uma ordem da Administração do Ciberespaço da China, removemos esses dois aplicativos apenas da loja da China”, informou a empresa em nota enviada à revista Wired.
A medida faz parte da política de endurecimento digital do regime chinês. Usuários nas redes sociais relataram que os dois aplicativos também desapareceram de lojas Android no fim de semana.
Embora quem já os tenha instalado ainda possa usá-los, novos downloads foram bloqueados.
O Blued é o maior aplicativo de relacionamento gay da China, com cerca de 49 milhões de usuários registrados.
Sua controladora, a BlueCity, adquiriu o Finka em 2020 por mais de R$174 milhões e, dois anos depois, foi comprada pela empresa de mídia social Newborn Town, de Hong Kong.
Em 2024, a versão internacional do Blued passou a se chamar HeeSay, popular em países como Índia, Paquistão e Filipinas. Fora da China, o app continua disponível normalmente.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



























