Atualidades
3
min de leitura

Chegada da Cruz da primeira missa no Brasil emociona fiéis em São Paulo

Relíquia histórica reúne fiéis na Catedral da Sé em celebração marcada por simbolismo e reencontro com a identidade brasileira. Veja relatos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/4/2025 19:05
Gabriel Costa/Brasil Paralelo

Mais de cinco séculos após a celebração da primeira Missa em solo brasileiro, a cruz utilizada naquele momento histórico retornou ao país, e chegou nesta segunda-feira (15) à cidade de São Paulo.

O reencontro emocionou fiéis que lotaram a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, informalmente conhecida como Catedral da Sé, para participar da Missa celebrada pelo cardeal dom Odilo Scherer.

A peça, trazida de Portugal, pelo movimento Brasil com Fé, foi levada ao altar em cortejo conduzido pelos Arautos do Evangelho. O momento foi marcado por reverência e silêncio, como se cada olhar buscasse recuperar parte da memória do Brasil.

Senhora orando na missa em homenagem à primeira cruz da primeira missa celebrada no Brasil. Imagem: Gabriel Costa/ Brasil Paralelo.
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Entre os participantes estava Dona Alzira Cândida de Souza, que chamou atenção ao permanecer ajoelhada diante da cruz, coberta com a bandeira nacional. Ao final da cerimônia, concedeu entrevista à Brasil Paralelo:

Dona Alzira reza diante da Cruz /Imagem: Brasil Paralelo

“Vim participar dessa missa fundamental na minha vida católica, onde esteve presente, e ainda está, a cruz que foi utilizada para a celebração da primeira missa em nosso país. Terra de Santa Cruz, ilha de Vera Cruz, hoje Brasil. Foi muito emocionante.”

Dona Alzira não foi a única a ser tocada pela ocasião. Antes do início da celebração, o repórter da Brasil Paralelo foi abordado por uma senhora que passava pelo local. Surpresa ao ver o movimento diante da catedral, perguntou:

“Está vindo da Bahia?”

Ao ser informada de que se tratava da cruz trazida de Portugal, mais de 500 anos após a primeira Missa do Brasil, ela se emocionou. “Estou emocionada... com tanta coisa que eu não conhecia. Onde posso saber mais?”.

O gesto simples e sincero resume uma realidade comum: o desconhecimento da própria história por parte de muitos brasileiros.

A peregrinação da cruz, nesse contexto, vai além do aspecto religioso, ela representa uma oportunidade de reconexão com a identidade nacional e espiritual do país.

Lançada em 2017, Brasil - A Última Cruzada resgatou nossas origens, cumprindo a missão de entregar um pouco de Brasil aos brasileiros. Foram mais de 50 entrevistados engajados com esse objetivo.

Assista ao primeiro episódio e entenda

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais