Um dos apresentadores mais conhecidos e amados do país faleceu às 4:50 horas da manhã deste sábado, dia 17 de agosto.
Silvio Santos estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia primeiro, em decorrência de complicações causadas por H1N1. A doença evoluiu na forma de broncopneumonia, levando-o ao óbito.
A família afirmou em nota que realizaria cerimônias fechadas de velório e enterro, conforme o pedido do próprio Silvio. Segundo a nota divulgada pelos familiares, Silvio não queria ser lembrado pelo funeral, mas sim pela alegria que levou às pessoas durante toda a sua vida.
O falecimento de um personagem tão importante para o povo brasileiro foi repercutido por políticos e instituições.
O presidente Lula soltou uma nota em que relembrou a trajetória de Silvio Santos e enfatizou sua memória:
“Será sempre lembrado como Sílvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas “colegas de trabalho”, como carinhosamente chamava as telespectadoras.”
A nota segue relembrando a relação entre os dois e destacando as diversas que se encontraram:
“Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país”
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a proximidade que todos os brasileiros tinham com a figura de Silvio Santos:
“Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá, como se fosse parte de nossas famílias. Por isso, hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas ‘“alguém de casa’”: de todas as casas.”
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso também lamentou a morte e ressaltou a importância do apresentador para a comunicação no Brasil:
“Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações”
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também ressaltou as habilidades que levaram Silvio a se tornar um dos maiores nomes da comunicação:
“A magnitude alcançada pelo carisma, pela versatilidade e pelo talento de Silvio Santos o tornou imprescindível como um dos maiores comunicadores do entretenimento do nosso país”
O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que se solidariza com os familiares e considera o apresentador um exemplo para todos os brasileiros:
“Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros."
O ex-presidente Jair Bolsonaro relembrou a vida de Senor Abravanel em suas redes sociais:
"Hoje nos deixa Sílvio Santos, um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós. Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de comunicação do Brasil."
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lembrou que a carreira do empresário é um símbolo de valores positivos:
“Silvio Santos foi um ícone da televisão brasileira, cuja trajetória marcante inspirou gerações. Com uma carreira que atravessou décadas, ele não apenas revolucionou o entretenimento no país, mas também personificou valores como a perseverança, o empreendedorismo e a dedicação ao público.”
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão emitiu uma nota relembrando a importância histórica de Silvio:
“Um dos maiores nomes da televisão brasileira, a história de Silvio Santos se confunde com a da comunicação de nosso país.”
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP