Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O ator José Loreto chamou a atenção do público ao assumir dois papéis completamente opostos em um curto período.
Na madrugada de terça-feira, 4 de março de 2025, Loreto desfilou como o próprio diabo no Carnaval do Rio de Janeiro.
Sob o enredo "Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Me Aparece", o ator participou da comissão de frente da agremiação.
A atuação pareceu paradoxal porque Loreto irá interpretar Jesus Cristo em cerca de 40 dias. Ele irá interpretar Jesus Cristo, protagonizando o renomado espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
Este evento anual, profundamente arraigado na tradição cultural e religiosa de Pernambuco, irá ocorrer entre 12 e 20 de abril de 2025, na cidade de Brejo da Madre de Deus.
A relativização moral é um primeiro passo para afastar o homem dos caminhos do bem. Oficina do Diabo, primeira ficção da Brasil Paralelo, revela como o mal vai se apoderando da alma das pessoas aos poucos, de modo sutil e simples. Clique e assista gratuitamente.
O ator José Loreto fantasiado de diabo na comissão de frente da escola de samba Unidos de Vila Isabel. ao lado, nos ensaios para viver Jesus, na Paixão de Cristo. Imagem: Gshow.
Ao receber convite para se fantasiar de demônio no Carnaval, ator já estava em preparação para viver Jesus Cristo
Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Loreto revelou que já estava em preparação para o papel de Jesus quando recebeu o convite do coreógrafo Alex Neoral para participar do desfile da Vila Isabel. Disse também que a interpretação do demônio, no Carnaval, deixaria o seu Jesus “mais potente”:
"Eu já estava nos preparativos para fazer Jesus, e aí chega esse demônio, falei: maravilhoso porque deixa até o meu Jesus mais potente". "Não quero fazer o feijão com arroz, quero fazer os loucos, os desvairados."
Loreto também disse que sua mãe foi contra a representação:
"Ela é super católica e falou: 'ai não queria.' Mas ela vai estar lá no sambódromo, vai me ver de pertinho", afirmou, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
O ator estará na comissão de frente com Amaury Lorenzo. A dupla interpreta uma lenda holandesa em que há dois demônios:
Em entrevista ao SBT Folia, o ator declarou:
“Minha presença era secreta, eu e o Amaury [Lorenzo], uma duplinha de demônios. Esse demônio de Carnaval e colocar os demônios para fora[…]”
O ator afirmou que ensaiava de madrugada para não despertar curiosidade em relação ao projeto. Disse também que pretendia prestar uma homenagem a Glauber Rocha, o aclamado diretor de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.
Mais uma imagem de José Loreto no Carnaval. Imagem: Purepeople.
Loreto afirma que possui conexão com a espiritualidade
Apesar da dualidade de seus papéis recentes, Loreto expressou em janeiro sua profunda conexão com a espiritualidade.
Aos 40 anos, ele se define como um homem de fé, que,por meio da arte, explorou diversas tradições religiosas.
O ator enfatizou a importância de Jesus como um símbolo de igualdade e como base para princípios morais universais.
O elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deste ano conta ainda com outros nomes de peso do cenário artístico brasileiro:
Letícia Sabatella interpretará Maria,
Leopoldo Pacheco dará vida a Pilatos, e
Werner Schünemann encarnará Herodes, prometendo uma produção de alto calibre.
O espetáculo Paixão de Cristo
O espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma peça teatral brasileira criada por Epaminondas Mendonça em 1951, que retrata os últimos passos de Jesus Cristo na Terra, desde a Última Ceia até sua ressurreição.
É tradicionalmente realizado durante a Semana Santa no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.
É provavelmente o mais tradicional espetáculo de teatro ao ar livre encenado no Brasil.
É também encenado ao ar livre na cidade-teatro de Nova Jerusalém, que é o maior teatro ao ar livre do mundo, com uma área de 100 mil metros quadrados. A cidade-teatro reproduz cenários da antiga Jerusalém, como o Templo, o Fórum Romano e o Monte do Calvário, envolvendo mais de 450 atores e figurantes em sua montagem.
O ator Juliano Cazarré se converteu após interpretar Jesus, em A Paixão de Cristo em 2019. Imagem: Nova Jerusalém.
A encenação atrai um grande público, com cerca de 9 mil pessoas por noite, que caminham entre os seis cenários para acompanhar as cenas do espetáculo.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já foi assistida por mais de 4,5 milhões de pessoas ao longo de seus 55 anos de história.
A peça é uma combinação de fé, arte e tecnologia, com efeitos especiais de última geração e um rico figurino, tornando-se um evento cultural e religioso significativo no Brasil. A Rede Globo é uma das principais parceiras do evento, transmitindo-o desde 1995.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.