Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Apesar dos erros no primeiro turno, Ipec divulga pesquisa para segundo turno das eleições presidenciais

O resultado das urnas no último domingo destacou vários erros de institutos de pesquisas. Mesmo com as incoerências, novas pesquisas foram divulgadas.

Por
Publicado em
6/10/2022 13:53

O Ipec (ex-Ibope) liberou nesta quarta-feira (05/10) uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial no segundo turno. Encomendada pela Globo, a pesquisa aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

As entrevistas foram feitas entre segunda-feira (03/10) e quarta-feira (05/10), e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Este é o primeiro levantamento do instituto feito depois do primeiro turno das eleições. Após a apuração das urnas, o Ipec se destacou entre os institutos pela quantidade de erros em suas previsões.

No primeiro turno:

  • o Ipec apontou a vitória de Lula com 51% dos votos - o petista recebeu apenas 48,43%;
  • Bolsonaro ficaria em segundo lugar, com 37% dos votos - com as urnas apuradas, o atual presidente recebeu 43,20% dos votos válidos.

O Ipec foi o instituto que apresentou uma projeção de resultado mais expressiva para o candidato do PT, a qual não se confirmou. Agora no segundo turno, apesar dos diversos erros, o instituto insiste em declarar a vitória de Lula.

Os principais erros da pesquisa no primeiro turno foram:

  • no estado de São Paulo, a pesquisa do Ipec apontou vitória para Lula, mas Bolsonaro venceu com 47,8% dos votos contra 40,77% do petista;
  • no Rio Grande do Sul, a pesquisa aponta empate técnico, enquanto nas urnas Bolsonaro ficou com 49,01% dos votos, e Lula, com 42,16%;
  • no Mato Grosso do Sul, a pesquisa aponta empate técnico, mas a diferença nas urnas é expressiva: Bolsonaro ficou com 52,72% dos votos e Lula com 39,02%;
  • no Espírito Santo, a situação se assemelha à do Mato Grosso do Sul; a pesquisa do Ipec declara empate técnico, mas nas urnas Bolsonaro ficou com 52,23% dos votos e Lula com 40,4%;
  • por fim, no Rio de Janeiro, também foi dado um empate técnico pela pesquisa. Com as urnas apuradas, Bolsonaro ficou com 50,87% dos votos e Lula com 40,79%.

Os erros das pesquisas não se restringiram à disputa presidencial.

Não é possível dizer se desta vez os dados apresentados serão mais precisos, somente dia 30, com a apuração das urnas eletrônicas que será possível afirmar algo.

Apesar dos institutos de pesquisa terem ficado descredibilizados com os resultados do primeiro turno, os dados recentes revelam um novo cenário.

Na pesquisa do Ipec do dia 01/10, às vésperas da eleição, o instituto afirmava que num segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista receberia 52% dos votos, contra 37% do atual presidente.

Na nova pesquisa, é possível perceber um aumento das intenções de voto de Jair Bolsonaro. De 37% para 43%, com a margem de erro, podendo chegar a 45%.

No dia de ontem saiu também a pesquisa Poderdata. O cenário se repete:

  1. Lula lidera com 52%;
  2. contra 48% de Bolsonaro.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais, os candidatos podem até estar empatados tecnicamente.

As eleições de 2022 vão entrar para a história como a eleição mais polarizada desde 1989.

Jair Bolsonaro e Lula tiveram, juntos, quase 91,6% dos votos válidos, ultrapassando as eleições de 2006, quando Lula e Geraldo Alckmin monopolizaram 90,3% do eleitorado. 

Esse resultado demonstrou que a terceira via que tentava se viabilizar no país não chegou nem perto de seu objetivo.

Simone Tebet foi quem chegou mais perto dos dois, atingindo menos de 4,2% dos votos, e Ciro Gomes não passou nem dos 3%. 

No segundo turno, os candidatos concentram seus esforços em conquistar o eleitorado dos principais estados para despontar nas pesquisas.

Nessa reta final das eleições, busque informações confiáveis para se posicionar e acompanhar o que está acontecendo no Brasil.

BP Ao Vivo

Para oferecer ao público a melhor cobertura das eleições de 2022, acompanhe a programação especial de lives BP Ao Vivo neste mês decisivo para o País. De segunda a sexta.

Veja o tema dos próximos programas:

  • Quinta-feira (06/10): As Estratégias para o Segundo Turno das Eleições de 2022;
  • Sexta-feira (07/10): O papel dos artistas nas eleições;
  • Segunda-feira (10/10): O reposicionamento da imagem dos presidenciáveis;
  • Terça-feira (11/10): O debate dos governadores;
  • Quarta-feira (12/10): A pauta do aborto nas eleições de 2022;
  • Quinta-feira (13/10): Facada em Jair Bolsonaro.

Todos os dias às 20 horas no Youtube e no Instagram da Brasil Paralelo. Toque no link e ative o lembrete.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais