Justiça Brasileira
3
min de leitura

“Amanhã será você”: Danilo Gentili critica condenação de Léo Lins e alerta para risco de censura

Léo Lins também se posicionou em seu Instagram e agradeceu Gentili pelo apoio.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/6/2025 9:28
À esquerda, o apresentador Danilo gentili, à direita, o comediante Léo Lins que recentemente sofreu a condenação de 8 anos de prisão.

O humorista Danilo Gentili se pronunciou publicamente sobre a recente condenação de seu colega Léo Lins, que foi sentenciado pela Justiça Federal de São Paulo a mais de oito anos de prisão por falas consideradas discriminatórias durante um show de stand-up em 2022.

Em suas redes sociais, Gentili compartilhou um trecho em que faz um monólogo em seu programa no SBT: 

“Qual foi o crime do comediante Léo Lins? Contar piadas em um show de humor”, veja o trecho completo abaixo:

Para o apresentador, a decisão representa um precedente preocupante no que diz respeito à liberdade artística e de expressão no Brasil. 

Ele argumenta que o humor, por natureza, envolve exagero, ficção e desconforto e que, ao ser regulado judicialmente, perde sua função crítica.

“Outro argumento utilizado pela imprensa é de que ‘o humor é um passe livre para cometer crimes’, o humor não é um passe livre para cometer crimes porque o humor não comete crimes”, disse Gentili indignado com a situação.

Ele também questionou se essa limitação de “qual o limite do humor?” também vale para outras artes como novelas, músicas e filmes. 

O comediante já havia se envolvido em situações semelhantes e é conhecido por defender enfaticamente a liberdade de expressão.

A decisão judicial gerou debates acalorados entre juristas, artistas e representantes da sociedade civil. 

Enquanto alguns consideram a sentença uma medida de responsabilização por discursos que podem gerar discriminação, outros, como Gentili, enxergam nela um sinal de censura e de judicialização do humor.

A defesa de Léo Lins informou que recorrerá da decisão.

Em suas redes sociais, o comediante compartilhou as falas de Gentili e agradeceu. Em seu perfil, ele também compartilhou a foto da estátua da deusa Themis. Essa é a representação mítica grega da justiça, da ordem e da lei. 

Léo Lins questiona se a presença dessa estátua no Palácio da Justiça seria uma ironia. Veja o post logo abaixo:

A Brasil Paralelo segue acompanhando o desenrolar dos fatos e atualizando seus leitores. Clique aqui, entre para nosso canal no WhatsApp e receba as notícias em primeira mão.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais