Há 126 anos, neste dia, foi fundada a Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo escritor Machado de Assis. Ele queria criar uma casa que pudesse tratar e cuidar das questões relativas ao reconhecimento da língua e da literatura do Brasil. A sede fica no Rio de Janeiro.
Inspirada na Academia Francesa de Letras, a ABL é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 sócios correspondentes estrangeiros.
Só podem ser membros efetivos da ABL os brasileiros que tenham, em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras que foram reconhecidas por sua qualidade ou valor literário.
A instituição tem vários prêmios para homenagear escritores e estimular as manifestações culturais:
- Prêmio Machado de Assis, para conjunto de obras;
- Prêmio ABL de Poesia;
- Prêmio ABL de Ficção;
- Prêmio ABL de Ensaio;
- Prêmio ABL de Literatura Infanto-juvenil
Recentemente foram criados os Prêmios ABL de Tradução e ABL de História e Ciências Sociais.
A Academia também é conhecida como Casa de Machado de Assis, em reconhecimento pelo seu gênio literário.
A importância de Machado de Assis para a Literatura Brasileira
Machado de Assis é reconhecido em meios literários, nacionais e internacionais, como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, um dos grandes escritores da história da humanidade.
Um dos precursores do realismo, os livros de Machado de Assis influenciaram várias escolas literárias do século XIX e XX, além de autores como Lima Barreto, Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade.
Machado de Assis foi o principal nome do realismo brasileiro, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos escritores mais aclamados da literatura.
Possui um talento literário incomparável, cujas obras definiram as escolas literárias brasileiras subsequentes, por meio da chamada poesia da dissimulação.
“Benfeito de Machado de Assis que nunca se preocupou com gramática. Ele aprendeu gramática lendo muito, escrevendo muito e realmente não se tornou apenas o maior escritor brasileiro, mas hoje é reconhecido como um dos grandes escritores da humanidade. É muito importante dizer isso sobre Machado de Assis, porque pensam que é só aqui no Brasil, mas não é. Ele hoje é uma figura, do ponto de vista literário, reconhecido internacionalmente”, afirmou o professor Gastão Reis em entrevista à Brasil Paralelo na série Brasil, A Última Cruzada.



.webp)



.jpg)








.jpg)




.jpg)





