História da TV Globinho
A TV Globinho é um programa de televisão infantil brasileiro produzido e exibido pela TV Globo. A transmissão ocorria pelas manhãs, às 9h30. A programação contava com diversos desenhos animados que entretinham as crianças, como Dragon Ball e Três Espiãs Demais.
Por 10 anos, a TV Globinho foi exibida de segunda a sexta, de 2002 a 2012.
O programa começou como um quadro dentro de outro programa, até que se destacou e conquistou seu próprio espaço na grade de programação.
Bambuluá
Em julho de 2000, a apresentadora Angélica assumiu o programa infantil da rede Globo, conhecido como Bambuluá.
Dentro do programa, havia um quadro onde a apresentadora se reunia com repórteres mirins que se intitulavam repórteres da "TV Globinho".
Eles apresentavam a grade de desenhos que seria exibida. Os desenhos e o grupo de pequenos apresentadores fizeram tanto sucesso que a TV Globinho tornou-se um programa independente.
O auge da TV Globinho
Entre 2002 e 2012 o programa teve seus melhores momentos. Com os altos índices de audiência, a TV Globinho conquistou a categoria de programa independente. Sendo exibido de segunda a sábado, às 9h30 da manhã.
Nesta época de ouro, os principais desenhos exibidos eram:
- Os Anjinhos;
- Bob Esponja;
- Luluzinha;
- Homem Aranha;
- Três Espiãs Demais;
- As Aventuras de Jackie Chan;
- Dragon Ball Z.
O programa também contou com nomes renomados da Rede Globo como:
- Graziella Schmitt;
- Fernanda de Freitas;
- Geovanna Tominaga;
- Gustavo Leão;
- Ícaro Silva;
- Marina Ruy Barbosa.
Outros desenhos foram adicionados à grade de programação da TV Globinho: Transformers, X-Men, Digimon e Yu-Gi-Oh!.
Apenas após 7 anos de programa que a abertura e o cenário da TV Globinho sofreram sua primeira alteração.
Em 2012, com uma readequação da grade de programas da Rede Globo, a TV Globinho foi perdendo protagonismo.
Últimos anos da TV Globinho
A partir do dia 23 de junho de 2012, a TV Globinho perdeu seu espaço na programação da emissora. Os desenhos deram espaço para o programa Encontro com Fátima Bernardes. Num primeiro momento, as animações eram exibidas no sábado de manhã.
Foi assim por três anos, até que em 2015 o programa saiu definitivamente do ar, para dar lugar a outra programação.
Por que cancelaram a TV Globinho?
A Rede Globo nunca se posicionou oficialmente sobre o tema, mas as principais especulações envolvem questões publicitárias, a concorrência e a audiência.
Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente publicou a resolução nº 163, com ela ficou proibida a veiculação de qualquer propaganda direcionada ao público infantil em todos os meios de comunicação.
"Considera-se abusiva, em razão da política nacional de atendimento da criança e do adolescente, a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço", diz um trecho da resolução.
Com esta definição, manter anúncios publicitários em um programa voltado para o público infantil renderia punições às emissoras.
Fátima Bernardes também comentou sobre o assunto durante a "Press Award", premiação realizada nos EUA em que a apresentadora foi homenageada em 2018:
"Quando sugeri o horário da TV Globinho, foi porque eu fiz uma análise da manhã da Globo. A gente começava com o telejornal local, para adulto, o telejornal de rede, 'Bom Dia Brasil', para adulto, o 'Mais Você', para adulto, o programa de saúde, 'Bem-Estar', para adulto. Onde você acha que estavam as crianças até essa hora? Não estavam ali né?".
Não foi a primeira vez que a apresentadora foi confrontada com pessoas que não aceitaram bem o fim da TV Globinho.
Durante uma conversa com o comediante Paulo Vieira, Fátima deu mais detalhes sobre o fim do programa:
“A decisão de acabar com a TV Globinho foi para os seus filhos pararem de ver desenho e estudar?”, perguntou Paulo, ao que ela retrucou:
“Menino, eu respondo da TV Globinho até hoje. Eu dei uma aposentadoria para o Bob Esponja, foi ótimo! Está lá descansando muito antes de mim. E eu estou aqui, carregando saco, carregando areia. Até hoje as pessoas falam. Às vezes, uma pessoa de 30 anos chega para mim e diz: ‘E a TV Globinho?’. Pelo amor de Deus neh! Tu não via a TV Globinho há mais de 10 anos, via?”
Com a saída de Fátima Bernardes do programa Encontro, muitos se questionaram se um retorno da TV Globinho seria possível.