O ensino superior é a etapa da educação onde o aluno se aprofunda em um campo de estudo específico, buscando adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para uma carreira profissional ou para uma formação acadêmica mais avançada.
Ao contrário do ensino médio, em que as matérias são mais generalistas e abordam diversas áreas do saber, no ensino superior o aluno escolhe um curso específico que alinha com seus interesses e objetivos pessoais.
Essa etapa do ensino institucional é tida como a mais elevada dos níveis de aprendizado, sendo as etapas posteriores ramificações do que é aprendido no ensino superior.
Isso pode incluir faculdades e universidades, onde os cursos variam em duração e intensidade, desde bacharelados até pós-graduações.
A principal função das universidades deveria ser a criação de um ambiente que estimula a autonomia, o pensamento crítico e a especialização, mas denúncias de alunos e professores mostram que esse cenário tem mudado: a intolerância e as ideologias políticas têm dominado o ensino superior.
Na Idade Média, estudantes e professores participavam de debates estruturados sobre temas filosóficos e teológicos, com o objetivo de explorar a verdade por meio do diálogo e do confronto de argumentos. Esse processo se chamava disputatio.
Hoje em dia, com a polarização e radicalização política, o diálogo é substituído por conflito em muitas instituições de ensino superior e a discordância amigável se torna cada vez mais rara.
Essa situação impede que as universidades cumpram seu papel como centros de pensamento crítico e inovação, onde a diversidade de ideias deveria ser uma força, não uma fonte de divisão.
Ensino Superior no Brasil está em queda
A radicalização política trouxe resultados prejudiciais para o ensino superior no Brasil: atualmente, nenhuma Universidade brasileira está entre as 100 melhores Universidades do continente americano, mostra o ranking da CWUR.
Para analisar as causas do declínio das universidades, bem como as possíveis soluções, as câmeras da Brasil Paralelo entraram dentro dessas instituições para ouvir aqueles que vivem esses problemas na pele.
São estudantes e profissionais que foram perseguidos ao denunciar o problema. Alguns deles chegaram a ficar doentes como consequência da perseguição.
Ao clicar no link abaixo e se cadastrar, você garante que será avisado da estreia de Unitopia no dia 17 de setembro, às 20h:
Para saber mais sobre como o Ensino Superior funciona e as formas de ingressar nas Universidades, acompanhe o restante do artigo.




.jpg)







