Introdução — metodologia
O processo de gestação de um filho dura, idealmente, 9 meses. Esse período é dividido em 3 trimestres, devido às 3 maiores mudanças que ocorrem na formação do bebê, e em 40 semanas, para as mudanças menores e mais específicas.
A divisão das etapas de desenvolvimento do feto de semana em semana é utilizada especialmente para ajudar as gestantes. Cada semana possui um desafio diferente, sendo necessário que as mães façam acompanhamento semanal com seus médicos.
As fases de desenvolvimento do feto semana por semana são:
- Primeiro trimestre: de 0 a 13 semanas — crescimento e desenvolvimento do embrião;
- Segundo trimestre: de 14 a 26 semanas — conclusão do desenvolvimento dos órgãos;
- Terceiro trimestre: de 27 a 40/41 semanas — ganho de peso e altura, com o corpo da mãe, preparando-se para o parto.
Primeiro trimestre — semanas do desenvolvimento do feto
O primeiro trimestre começa a partir do momento da fecundação até a décima terceira semana. É o momento mais delicado da gestação, pois é nessa fase que ocorrem a maioria dos abortos espontâneos.
O primeiro trimestre gera um desconforto muito grande para mãe, causando efeitos típicos que alertam para a gravidez, que podem ser:
- menstruação atrasada;
- vontade constante de urinar;
- dor nos seios, gerando inchaço e formigamento;
- enjoos;
- desejos por alimentos;
- cansaço e sono em excesso;
- alteração de cor na aréola (parte circular que envolve a ponta do seio);
- alterações na pele.
A mulher passa por esses sintomas devido a adaptação que seu corpo produz para nutrir o filho. O corpo da mulher produz o hormônio beta-HCG, responsável por criar as condições necessárias para a sobrevivência do feto dentro do útero.
O hormônio altera as condições do corpo da mulher rapidamente, gerando os sintomas citados e incômodo paulatino.
Quando começa a vida?
A discussão científica não consegue encerrar o debate sobre a vida. Há uma questão ética, religiosa, moral e filosófica que transcende as discussões científicas. Considerando um recorte e analisando apenas as opiniões do meio científico, mesmo os médicos divergem entre si quando o assunto é: quando começa a vida?