Artigo
8
min de leitura

Conheça Liz Tabish, a atriz de Maria Madalena de The Chosen

História
Religião
Maria Madela e Elizabeth Tabish.
Imagem: divulgação The Chosen.
Redação Brasil Paralelo

Maria Madalena pode ser considerada uma das personagens mais conhecidas da história bíblica. Conhecida por ter sido a primeira pessoa a ver o Cristo Ressuscitado, Maria Madalena teve um papel influente na valorização da mulher após o início da era cristã, recebendo homenagens por todo o mundo, como a Igreja de la Madeleine, em Paris.

Coube a Elizabeth Tabish interpretá-la na série The Chosen, trazendo a figura histórica para uma audiência do século XXI.

Saiba mais sobre Elizabeth Tabish e uma das mulheres mais conhecidas da história: Maria Madalena.

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

O que você vai encontrar neste artigo?

Elizabeth Tabish, a Maria Madalena em The Chosen

A atriz escolhida para interpretar Maria Madalena na série The Chosen foi Elizabeth Tabish, norte-americana, nascida em Stillwater, no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Formação e início da carreira

Apesar de tímida, Elizabeth Tabish afirma que sempre quis ser atriz. Ela é formada pela Universidade Estadual de Oklahoma, onde fez graduação em Estudos de Cinema e mestrado em Teatro. 

Em entrevista concedida ao site VoyageDalas.com, Tabish comenta sobre sua timidez na infância e como foi surpreendente sua desenvoltura atuando: 

Eu era muito tímida quando criança e desde jovem, e nunca me encaixava, mas atuação e a arte eram métodos confortáveis para me comunicar. Eu raramente falava com qualquer pessoa e acho que minha família provavelmente se perguntava se havia algo errado comigo. 

Então foi uma grande surpresa quando eu cantei as músicas em um musical no jardim de infância, disse minhas falas alto e claro e foi perfeitamente coreografado na minha primeira apresentação como um dinossauro cantando e dançando no jardim de infância
”. 

Após a formação acadêmica, ficou cerca de sete anos trabalhando como atriz no Texas, focada em projetos comerciais e industriais. 

Elizabeth Tabish como escritora e produtora

Nessa mesma época, decidiu começar a escrever, dirigir e editar curta-metragens sobre arquétipos femininos. 

Ela fundou uma produtora com Giselle Marie Munoz e Lindsey Lemke, a Maenad Productions

O objetivo da produtora era contar histórias sobre a experiência feminina. A produtora criou inúmeros curta-metragens exibidos em mais de 30 festivais em todo o mundo. 

Trabalhos realizados antes de The Chosen

Antes de ser escolhida para interpretar Maria Madalena em The Chosen, Elizabeth Tabish participou de curtas como:

  • The Bait;
  • The Reunion;
  • The Lizard’s Tail;
  • The Bureau;
  • Inhumanity

Além de ter dirigido 15 curta-metragens, como: 

  • The Erased;
  • Not for Naught;
  • Portal;
  • Verdurous. 

Prêmios da carreira de Elizabeth

Elizabeth Tabish recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira. Alguns dos prêmios notáveis que ela ganhou incluem:

  1. Prêmio Charlie Chaplin (2019): Este prêmio reconhece sua excelência no campo do cinema independente.
  2. Festival Prize (2019): Outro prêmio destacando seu trabalho em festivais de cinema.
  3. Prêmio do Festival de Filmes de Horror de Portland (2018): Este prêmio foi concedido por suas contribuições a filmes de horror​ (americanstarbuzz; EWTN; AiTechtonic)​.

Tabish sonhava em interpretar um papel histórico

Como atriz, Elizabeth Tabish sempre teve vontade de interpretar um papel histórico, como afirmou em entrevista ao canal Lamps Lit

E apesar de nunca ter indicado que esse papel seria o da Maria Madalena, se mostrou empolgada em poder participar de The Chosen:

Sempre achei Maria Madalena uma grande personagem enquanto era mais jovem. Nunca pensei que teria a oportunidade de interpretar um papel desse”.

Depressão e proximidade com o fim da carreira de atriz

Às vésperas de ser escolhida para o papel de Maria Madalena em The Chosen, Elizabeth Tabish estava saindo de um período de três anos com depressão

Ela estava prestes a abandonar a carreira de atriz, quando foi surpreendida por uma audição surpresa graças ao trabalho de seu agente, que entendeu que ela combinava com o papel. 

Em entrevista no set de filmagem durante a primeira temporada, Tabish afirma que procurava um sentido para a sua vida quando foi escolhida para a série: 

Estava saindo de um período de três anos de depressão e procurando por um sentido para a minha vida, trabalhando em projetos, tentando continuar motivada e criativa. Estava fazendo trabalhos comerciais, trabalhando com direção, mas não estava funcionando”.

Vida religiosa

Embora tenha sido criada em um ambiente religioso, Elizabeth não se tornou uma pessoa religiosa.

Em entrevista concedida ao canal Lamps Lit, Tabish afirmou ter recebido uma educação religiosa na Igreja Católica de rito maronita. 

De acordo com o próprio site dos maronitas, trata-se de uma “igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder da Igreja Católica Apostólica Romana”.  

Em uma entrevista para a CBS News, Elizabeth Tabish compartilhou o impacto significativo que The Chosen teve em sua vida, especialmente do ponto de vista religioso. 

Segundo ela: 

"É difícil ignorar que há algo realmente especial nesta experiência para mim. Estou percebendo... Deus esteve lá o tempo todo. Há momentos no show em que estou dizendo isso: 'Nas profundezas, nas alturas, Você está lá'. 

Então, há esses lembretes constantes de que o amor de Deus é real. É uma coisa real e tenho lentamente me aberto para isso".

Veja mais da fala da atriz de Maria Madalena:

Antes do papel, ela disse conhecer muito pouco de Maria Madalena, passando a interessar-se mais pela religião devido a The Chosen

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

A escolha de Elizabeth Tabish como Maria Madalena

A atriz que interpretaria Maria Madalena foi uma das últimas escolhas feitas pelo diretor e pelos produtores da série. 

Em entrevista concedida no set de filmagem durante as gravações da primeira temporada, Dallas Jenkins, diretor de The Chosen, afirmou que essa escolha ficou para o final pela importância da personagem para a história:

Maria Madalena foi uma das últimas personagens a ter a atriz escolhida, dada a importância do seu papel. E eu senti que Deus deixou claro de muitas formas que eu não poderia errar essa escolha. Esse é um papel importante por razões espirituais, emocionais e intelectuais. Quando finalmente vimos a audição de Liz, foi um alívio”.

Início solitário nas gravações

Tabish precisou gravar uma série de cenas sozinha no começo da série, e não conhecia nenhum dos atores do elenco quando começou. 

Com isso, ela precisou focar muito em desenvolver seu lado emotivo para conseguir interpretar a sua personagem. 

Depois desse início, conforme a história de Lilith avança, ela começou a ter mais interação com as pessoas e participar de cenas compartilhando o set com outros atores. 

Diferenças entre a Maria Madalena da série e da vida real

Uma das características marcantes da trama de The Chosen é a licença poética usada pelos produtores da série para retratar as passagens bíblicas. 

A história é baseada na Bíblia, mas se utilizou desse recurso de liberdade poética para transformar os Evangelhos em uma série. 

Com isso, elementos que não estão na Bíblia foram adicionados. Um deles é o nome de Maria Madalena na série. Ela é conhecida como Lilith

O roteirista Tyler Thompson explicou os motivos da escolha do nome em entrevista ao portal The Chosen Brasil: 

Escolhemos o nome Lilith por causa de sua associação com mitologias demoníacas judaicas. Também porque a palavra hebraica ‘lilit’ tem associações com noite e escuridão, e queríamos retratar Maria como alguém que estava presa na escuridão espiritual, separada de Deus, de si mesma e dos outros”. 

Na série, Maria Madalena é uma mulher que perdeu o pai quando criança, tendo sido abusada sexualmente por um soldado romano. 

Quem foi Maria Madalena? 

De acordo com a Bíblia, Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus Cristo. Seu nome teria origem em uma cidade que ficava perto do mar da Galileia chamada Magdala. 

Como descrito no Evangelho de São Lucas 8:1-3, Maria Madalena era uma das mulheres que seguiam Jesus

Pouco tempo depois, ele começou a viajar de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e declarando as boas novas do Reino de Deus. E os Doze estavam com ele, bem como algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, que era chamada Madalena, de quem saíram sete demônios.

Joana, esposa de Cuza, encarregado da casa de Herodes; Susana; e muitas outras mulheres que, com os seus próprios bens, ajudavam a eles
”. 

Algumas interpretações das escrituras indicam que Maria Madalena era uma prostituta. Mas a Bíblia não deixa isso claro, apenas cita a história da conversão de uma anônima. 

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

Para o Papa São Gregório, estudioso dos Santos, Maria Madalena e Maria pecadora são a mesma pessoa. 

Em Lucas 8: 36-39, narra-se a história de uma mulher anônima, que seria considerada pecadora:

E um dos fariseus lhe pedia com insistência que comesse com ele. Então ele entrou na casa do fariseu e se recostou à mesa. Uma mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que ele estava comendo na casa do fariseu e levou um frasco de alabastro com óleo perfumado. 

Colocando-se atrás dele, aos seus pés, ela chorou e começou a molhar os pés dele com as suas lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos. Ela também beijava ternamente os pés dele e derramava neles o óleo perfumado. 

Ao ver isso, o fariseu que o tinha convidado disse a si mesmo: ‘Se este homem realmente fosse um profeta, saberia quem o está tocando e que tipo de mulher ela é, que ela é pecadora’”.

Maria Madalena foi uma das mulheres que acompanhavam Jesus ao Calvário, contemplando-o ao pé da Cruz. 

Maria Madalena é considerada uma Santa no Catolicismo desde os primeiros séculos da Era Cristã. Santo Tomás de Aquino a chamou de "apóstola dos apóstolos" por ter anunciado a Ressurreição de Cristo aos Apóstolos, como escrito no capítulo 20 do Evangelho de São João:

“No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.

[...] Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.

Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.

Ditas essas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.

Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?”. Supondo ela que fosse o jardineiro, res­pondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.

Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre).

Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado".

Comentando a importância de Maria Madalena, Santo Tomás de Aquino disse:

“Como uma mulher tinha anunciado ao primeiro homem palavras de morte, assim uma mulher foi a primeira a anunciar aos apóstolos palavras de vida”.

O título não diz que Maria Madalena seria uma apóstola, Cristo escolheu apenas 12 homens para serem Apóstolos. O título se refere ao fato de Madalena ter anunciado a Ressurreição aos Apóstolos.

Em 2016, o Papa Francisco determinou que o dia 22 de julho seria a data para celebrar a Memória Litúrgica de Maria Madalena, com o objetivo de destacar a importância da fiel discípula de Jesus Cristo.

Devoção a Maria Madalena

A devoção a Maria Madalena se espalhou pelo mundo, ganhando força na Europa.

Alguns dos principais centros de veneração a Maria Madalena são:

França

  • Vida de Maria Madalena na França, Gruta de Sainte-Baume: uma tradição popular da França diz que Maria Madalena passou os últimos anos de sua vida em penitência na caverna de Sainte-Baume, no sul da França. Este local se tornou um importante centro de peregrinação, com muitos fiéis visitando a gruta para orar e buscar inspiração espiritual.
  • Suposto local da morte de Maria Madalena, Basílica de Saint-Maximin-la-Sainte-Baume: em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, acredita-se que os restos mortais de Maria Madalena estão enterrados. A basílica construída no século XIII atrai peregrinos de toda a Europa. A lenda diz que o corpo de Maria Madalena foi trazido para cá por Maximinus, um dos setenta e dois discípulos de Cristo.

Itália

Convento de Santa Maria Maddalena de' Pazzi: Florença tem uma forte devoção a Maria Madalena, sendo o convento de Santa Maria Maddalena de' Pazzi um local de particular importância. Este convento homenageia tanto Maria Madalena quanto Santa Maria Maddalena de' Pazzi, uma santa carmelita do século XVII.

Espanha

Em Barcelona, na Igreja de Santa Maria Madalena, existem várias igrejas dedicadas a Maria Madalena, destacando-se a igreja de Santa Maria Madalena, onde a devoção à santa é celebrada com fervor, especialmente durante sua festa no dia 22 de julho.

Na Brasil Paralelo você assiste à uma experiência completa de The Chosen: Os Escolhidos

Você pode ter, agora, a experiência de voltar no tempo e acompanhar Jesus junto com seus apóstolos através do streaming da Brasil Paralelo

Ao se tornar um membro assinante da Brasil Paralelo, você terá acesso ao curso A Vida de Cristo. Sob a orientação de Victor Sales Pinheiro, filósofo reconhecido por diversas Universidades federais brasileiras, você terá um aprofundamento enriquecedor sobre os ensinamentos e eventos da vida de Jesus.

Após assistir cada episódio de The Chosen, você desvendará novas facetas das figuras históricas e do simbolismo bíblico com as análises dos especialistas. Especialistas como Rafael Brodbeck, Felipe Aquino e Eduardo Faria trarão perspectivas únicas que enriquecem a experiência cinematográfica e a fé dos espectadores.

Além disso, as mesas redondas ao final de cada temporada são um convite para o diálogo e a reflexão. Os especialistas e entusiastas compartilharão ideias e esclarecerão dúvidas, mergulhando nas complexidades históricas e teológicas apresentadas em The Chosen. 

A assinatura da Brasil Paralelo abre as portas para um universo de conteúdos. Além do curso A Vida de Cristo, você terá acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Paulo, Apóstolo de Cristo, Clube da Luta; O Patriota e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada filme;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Cartas na Mesa, Face Oculta, Rasta News e muitos outros;
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

O streaming da Brasil Paralelo oferece flexibilidade de aprender no seu próprio ritmo. Com acesso online, você pode mergulhar nos ensinamentos de Cristo de onde estiver, adaptando e experiência de entretenimento e educação ao seu estilo de vida.

Aqui você poderá compreender todos os detalhes dessa história que mudou a nossa civilização até os dias de hoje. Por trás dessa jornada, existe uma mensagem que pode tocar seu coração e iluminar sua fé.

Se você, assim como nós, acredita que o cinema pode mudar a vida das pessoas, toque aqui e seja um Membro da Brasil Paralelo.

  • Para o lançamento da série no catálogo da BP, preparamos uma condição especial de assinatura. Confira agora.

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Ganhe de bônus o workshopp sobre a China com a Doutora em Economia Luciana Yeung

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP