Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Biografia
3
min de leitura

Conheça Liz Tabish, a atriz de Maria Madalena de The Chosen

Saiba mais detalhes da vida de Maria Madalena e sua representante na série The Chosen, Liz Tabish.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/5/2024 20:36
Imagem: divulgação The Chosen.

Maria Madalena pode ser considerada uma das personagens mais conhecidas da história bíblica. Conhecida por ter sido a primeira pessoa a ver o Cristo Ressuscitado, Maria Madalena teve um papel influente na valorização da mulher após o início da era cristã, recebendo homenagens por todo o mundo, como a Igreja de la Madeleine, em Paris.

Coube a Elizabeth Tabish interpretá-la na série The Chosen, trazendo a figura histórica para uma audiência do século XXI.

Saiba mais sobre Elizabeth Tabish e uma das mulheres mais conhecidas da história: Maria Madalena.

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

O que você vai encontrar neste artigo?

Elizabeth Tabish, a Maria Madalena em The Chosen

A atriz escolhida para interpretar Maria Madalena na série The Chosen foi Elizabeth Tabish, norte-americana, nascida em Stillwater, no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Formação e início da carreira

Apesar de tímida, Elizabeth Tabish afirma que sempre quis ser atriz. Ela é formada pela Universidade Estadual de Oklahoma, onde fez graduação em Estudos de Cinema e mestrado em Teatro. 

Em entrevista concedida ao site VoyageDalas.com, Tabish comenta sobre sua timidez na infância e como foi surpreendente sua desenvoltura atuando: 

Eu era muito tímida quando criança e desde jovem, e nunca me encaixava, mas atuação e a arte eram métodos confortáveis para me comunicar. Eu raramente falava com qualquer pessoa e acho que minha família provavelmente se perguntava se havia algo errado comigo. 

Então foi uma grande surpresa quando eu cantei as músicas em um musical no jardim de infância, disse minhas falas alto e claro e foi perfeitamente coreografado na minha primeira apresentação como um dinossauro cantando e dançando no jardim de infância
”. 

Após a formação acadêmica, ficou cerca de sete anos trabalhando como atriz no Texas, focada em projetos comerciais e industriais. 

Elizabeth Tabish como escritora e produtora

Nessa mesma época, decidiu começar a escrever, dirigir e editar curta-metragens sobre arquétipos femininos. 

Ela fundou uma produtora com Giselle Marie Munoz e Lindsey Lemke, a Maenad Productions

O objetivo da produtora era contar histórias sobre a experiência feminina. A produtora criou inúmeros curta-metragens exibidos em mais de 30 festivais em todo o mundo. 

Trabalhos realizados antes de The Chosen

Antes de ser escolhida para interpretar Maria Madalena em The Chosen, Elizabeth Tabish participou de curtas como:

  • The Bait;
  • The Reunion;
  • The Lizard’s Tail;
  • The Bureau;
  • Inhumanity

Além de ter dirigido 15 curta-metragens, como: 

  • The Erased;
  • Not for Naught;
  • Portal;
  • Verdurous. 

Prêmios da carreira de Elizabeth

Elizabeth Tabish recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira. Alguns dos prêmios notáveis que ela ganhou incluem:

  1. Prêmio Charlie Chaplin (2019): Este prêmio reconhece sua excelência no campo do cinema independente.
  2. Festival Prize (2019): Outro prêmio destacando seu trabalho em festivais de cinema.
  3. Prêmio do Festival de Filmes de Horror de Portland (2018): Este prêmio foi concedido por suas contribuições a filmes de horror​ (americanstarbuzz; EWTN; AiTechtonic)​.

Tabish sonhava em interpretar um papel histórico

Como atriz, Elizabeth Tabish sempre teve vontade de interpretar um papel histórico, como afirmou em entrevista ao canal Lamps Lit

E apesar de nunca ter indicado que esse papel seria o da Maria Madalena, se mostrou empolgada em poder participar de The Chosen:

Sempre achei Maria Madalena uma grande personagem enquanto era mais jovem. Nunca pensei que teria a oportunidade de interpretar um papel desse”.

Depressão e proximidade com o fim da carreira de atriz

Às vésperas de ser escolhida para o papel de Maria Madalena em The Chosen, Elizabeth Tabish estava saindo de um período de três anos com depressão

Ela estava prestes a abandonar a carreira de atriz, quando foi surpreendida por uma audição surpresa graças ao trabalho de seu agente, que entendeu que ela combinava com o papel. 

Em entrevista no set de filmagem durante a primeira temporada, Tabish afirma que procurava um sentido para a sua vida quando foi escolhida para a série: 

Estava saindo de um período de três anos de depressão e procurando por um sentido para a minha vida, trabalhando em projetos, tentando continuar motivada e criativa. Estava fazendo trabalhos comerciais, trabalhando com direção, mas não estava funcionando”.

Vida religiosa

Embora tenha sido criada em um ambiente religioso, Elizabeth não se tornou uma pessoa religiosa.

Em entrevista concedida ao canal Lamps Lit, Tabish afirmou ter recebido uma educação religiosa na Igreja Católica de rito maronita. 

De acordo com o próprio site dos maronitas, trata-se de uma “igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder da Igreja Católica Apostólica Romana”.  

Em uma entrevista para a CBS News, Elizabeth Tabish compartilhou o impacto significativo que The Chosen teve em sua vida, especialmente do ponto de vista religioso. 

Segundo ela: 

"É difícil ignorar que há algo realmente especial nesta experiência para mim. Estou percebendo... Deus esteve lá o tempo todo. Há momentos no show em que estou dizendo isso: 'Nas profundezas, nas alturas, Você está lá'. 

Então, há esses lembretes constantes de que o amor de Deus é real. É uma coisa real e tenho lentamente me aberto para isso".

Veja mais da fala da atriz de Maria Madalena:

Antes do papel, ela disse conhecer muito pouco de Maria Madalena, passando a interessar-se mais pela religião devido a The Chosen

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

A escolha de Elizabeth Tabish como Maria Madalena

A atriz que interpretaria Maria Madalena foi uma das últimas escolhas feitas pelo diretor e pelos produtores da série. 

Em entrevista concedida no set de filmagem durante as gravações da primeira temporada, Dallas Jenkins, diretor de The Chosen, afirmou que essa escolha ficou para o final pela importância da personagem para a história:

Maria Madalena foi uma das últimas personagens a ter a atriz escolhida, dada a importância do seu papel. E eu senti que Deus deixou claro de muitas formas que eu não poderia errar essa escolha. Esse é um papel importante por razões espirituais, emocionais e intelectuais. Quando finalmente vimos a audição de Liz, foi um alívio”.

Início solitário nas gravações

Tabish precisou gravar uma série de cenas sozinha no começo da série, e não conhecia nenhum dos atores do elenco quando começou. 

Com isso, ela precisou focar muito em desenvolver seu lado emotivo para conseguir interpretar a sua personagem. 

Depois desse início, conforme a história de Lilith avança, ela começou a ter mais interação com as pessoas e participar de cenas compartilhando o set com outros atores. 

Diferenças entre a Maria Madalena da série e da vida real

Uma das características marcantes da trama de The Chosen é a licença poética usada pelos produtores da série para retratar as passagens bíblicas. 

A história é baseada na Bíblia, mas se utilizou desse recurso de liberdade poética para transformar os Evangelhos em uma série. 

Com isso, elementos que não estão na Bíblia foram adicionados. Um deles é o nome de Maria Madalena na série. Ela é conhecida como Lilith

O roteirista Tyler Thompson explicou os motivos da escolha do nome em entrevista ao portal The Chosen Brasil: 

Escolhemos o nome Lilith por causa de sua associação com mitologias demoníacas judaicas. Também porque a palavra hebraica ‘lilit’ tem associações com noite e escuridão, e queríamos retratar Maria como alguém que estava presa na escuridão espiritual, separada de Deus, de si mesma e dos outros”. 

Na série, Maria Madalena é uma mulher que perdeu o pai quando criança, tendo sido abusada sexualmente por um soldado romano. 

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais