Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Trump corta financiamento e ONGs recorrem à União Europeia

Suspensão de 90 dias impacta mais de 60 organizações de direitos humanos.

Por
Publicado em
18/2/2025 16:30
Presidente norte-americano decidiu manter os recursos para financiamento militar e alguns programas de saúde Foto: Poder360

As ONGs relataram o fechamento de clínicas, a interrupção de programas de assistência e cortes em iniciativas ligadas ao aborto após a implementação da "Regra da Mordaça Global", que impôs restrições ao financiamento de organizações internacionais que realizam ou promovem o aborto como método de planejamento familiar. Defendendo a medida, Donald Trump afirmou: "Os Estados Unidos não financiarão mais essa agenda."

Impacto em algumas das ONGs:

  • Comissão Internacional de Juristas: relatou o fechamento de clínicas e a interrupção de programas de assistência devido aos cortes de financiamento.

  • Agências da ONU: a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), que recebia aproximadamente US$ 2,49 bilhões dos EUA, cerca de 20% de seu orçamento total, foi forçada a reduzir suas atividades. 

Diante dessa situação, as ONGs afetadas solicitaram à União Europeia um "financiamento de emergência" para manter seus programas de direitos humanos. Enfatizaram a necessidade de apoio financeiro para iniciativas reprodutivas e pautas relacionadas aos direitos LGBTQIA+. 

A UE, por sua vez, manifestou apoio a organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente após ameaças de cortes de financiamento por parte dos EUA.

A decisão de Trump reflete uma mudança significativa na política externa dos EUA, priorizando interesses domésticos e redefinindo seu papel no apoio a causas internacionais.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais