Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Satélite flagra ponte que liga Coreia do Norte à Rússia: o que se sabe sobre a imagem

Documentos revelam construção de ponte entre os dois países, o que pode indicar uma parceria militar crescente.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/3/2025 18:09
KCNA Via Reuters

Com informações da Rádio Free Asia.

Um satélite sul-coreano capturou o que seria o início da construção de uma ponte entre a Rússia e a Coreia do Norte.

Esta seria a primeira ponte rodoviária entre esses dois aliados, permitindo que caminhões e ônibus transfiram mercadorias e pessoas.

  • Atualmente, existe uma ponte ferroviária entre os dois países.

A empresa sul-coreana SI Analytics anunciou que capturou as fotos em 3 de março, e elas mostraram que o trabalho preparatório havia começado para um trecho de 830 metros de estrada, incluindo a ponte sobre o rio Tumen na parte nordeste da Coreia do Norte.

As obras prosseguem em uma nova ponte sobre o rio Tumen, ligando a Coreia do Norte e a Rússia/ Imagens do PleiadesNEO com análise da SI Analytics
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Joung Eunlee, pesquisador do Instituto Coreano para Unificação Nacional, afirmou que, quando concluída, a ponte provavelmente impulsionará o comércio e o turismo na região na Coreia do Norte e possivelmente aumentará a influência de Moscou.

“Rotas terrestres podem transportar ativamente muito mais logística e pessoas do que ferrovias. Se uma ponte for construída entre a Coreia do Norte e a Rússia, então o volume de bens transportados será muito maior do que ferrovias, o tempo de transporte será mais rápido e o volume de comércio provavelmente aumentará”.

Bruce Bennett, da RAND Corporation, sugere que a construção da ponte pode ser uma moeda de troca pelo apoio militar norte-coreano à Rússia na Ucrânia.

Há relatos de que 12 mil soldados norte-coreanos foram enviados ao conflito, embora sem confirmação oficial de Pyongyang ou Moscou.

Conflitos de interesse com a China

Por outro lado, a força do projeto também depende da influência da China. Isso porque, atualmente, a China é uma parceira comercial mais interessante para a Coreia do que a Rússia.

“A crescente dependência da Coreia do Norte da Rússia devido à construção desta ponte pode colidir com os interesses da China. A resposta da China será um fator crucial a ser observado, pois tem o potencial de remodelar o equilíbrio de poder no nordeste da Ásia”, disse a SI Analytics.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais