This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Desastres Naturais
3
min de leitura

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é alvo de Fake News.

Notícias falsas sobre a Santa Casa de Misericórdia atrapalham o atendimento às vítimas da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
8/5/2024 19:03
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Em meio à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, a mobilização dos brasileiros em prol das vítimas é uma lição para todo o mundo. A corrente de solidariedade formada em prol da assistência às vítimas é um alicerce fundamental para a reconstrução do estado. 

Na linha de frente, os serviços de saúde têm importância fundamental no auxílio às vítimas. 

Mesmo diante de uma da mais grave tragédia ambiental do território gaúcho, a desinformação colabora para tornar o caos ainda mais grave. 

Nos últimos dias, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi alvo de Fake News. Foi divulgada uma notícia de que o complexo hospitalar havia evacuado pacientes, devido às fortes chuvas que atingem a capital do Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril.

A Instituição se apressou em desmentir. Uma reportagem veiculada pela Rádio Gaúcha (grupo RBS) na manhã de quarta-feira (08/06) informou que o serviço da Santa Casa nunca foi interrompido. O representante da Instituição esclareceu que, embora uma parte da equipe não esteja conseguindo comparecer ao trabalho, o hospital conta com a com um efetivo de acadêmicos de medicina, o que garante a continuidade do atendimento. Além disso, a falta de água tem sido suprida pelo abastecimento realizado por carros-pipa. 

Na rede social do complexo hospitalar consta que desde domingo (05/06) consta que foram temporariamente interrompidos os serviços de cirurgias, consultas e os exames eletivos. A decisão da administração do hospital foi focar nos serviços de assistência às vítimas da tragédia das enchentes. 

Na nota consta também que a equipe do complexo hospitalar entrará em contato para reagendar os atendimentos eletivos e que as unidades devem ser procuradas apenas em casos de urgência ou emergência. 

Se precisar entrar em contato com a  Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: 

Telefone: (51) 3214-8000

Instagram: @santacasapoa

O que fazer se precisar de ajuda? 

Se você está precisando de acolhimento, não tenha dúvidas em procurar ajuda profissional. Dirija-se a um centro de acolhimento. Você pode procurar uma igreja católica ou evangélica; todos os Centros de Tradições Gaúchas também estão com pontos de atendimento. Peça ajuda!

Em caso de impossibilidade de se dirigir a um local de atendimento, o CRP autorizou os profissionais a atender de forma remota. Caso precise, procure atendimento na brigada militar do RS.

Quais profissionais podem se cadastrar? 

Se você é psicólogo ou conhece alguém que quer ajudar a atender as pessoas atingidas por essa tragédia, o governo do Rio Grande do Sul disponibilizou um formulário para cadastro de voluntários. Clique aqui e acesse. 

Como enviar doações? 

Neste momento toda ajuda é bem vinda e necessária. Se você quiser ajudar, segue abaixo uma lista de instituições de nossa confiança que estão arrecadando donativos para ajudar o Rio Grande do Sul. 

INSTITUTO FLORESTA

PIX: 27631481000190

BANCO DE ALIMENTOS

PIX: 04580781000191

FEDERASUL

PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BR

THOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALTI FIGHT

PIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM

FAZ CAPITAL / RENATA BARRETO:

PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48

BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICO

PIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais