Em seu discurso de hoje (21), Putin afirmou que a Rússia se considera no direito de “usar armas contra instalações militares de países que permitam o uso de suas armas contra nós.”
A possibilidade de uma escalada do conflito também foi abordada pelo russo, que mandou um aviso para os governos ocidentais:
“Em caso de uma escalação, agiremos decisivamente. As elites políticas dos países que planejam usar seus recursos militares contra a Rússia devem ser avisadas”.
Putin acusou diretamente o governo americano de ser responsável pelo cenário internacional de conflitos e crescente insegurança:
“Não foi a Rússia, mas sim os Estados Unidos que destruíram o sistema de segurança internacional e eles querem manter a hegemonia deles por meio de um conflito global”.
Por fim, o presidente destacou que não existe nenhum sistema de defesa criado até os dias de hoje capaz de parar os mísseis mais modernos do exército russo, como o Mash 10.
O conflito tem passado por uma escalada desde o dia 18 de novembro, quando Biden autorizou o governo ucraniano a atacar a Rússia com mísseis de longa distância.
No dia seguinte à autorização, o governo de Kiev disparou contra territórios russos, fazendo o governo russo mudar sua política de defesa e disparar o ICBM.