Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Saúde
3
min de leitura

Pressionada, ministra da Saúde irá à Câmara prestar esclarecimentos

A Comissão de Saúde receberá Nísia Trindade nesta quarta-feira, 10 de abril, para falar sobre combate à dengue, nota técnica do aborto e outros assuntos

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
8/4/2024 11:27
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Pressionada por seu desempenho à frente do Ministério da Saúde, Nísia Trindade irá à Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos aos parlamentares. A expectativa é que a ministra responda perguntas sobre combate à dengue, nota técnica do aborto e demais assuntos correlacionados à pasta.

Na próxima quarta-feira (10 de abril de 2024), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados receberá a ministra da respectiva pasta, Nísia Trindade.

A vinda tem o intuito de esclarecer para os parlamentares, principalmente, as medidas adotadas pelo governo no enfrentamento à dengue.

Os requerimentos que trazem Nísia à Casa Legislativa são de autoria dos deputados Célio Silveira (MDB-GO), Dr. Francisco (PT-PI), Silvio Antonio (PL-MA) e Rosângela Moro (União-SP).

Silveira ressaltou, no documento apresentado por ele, a sua preocupação com o aumento significativo de casos de dengue no Brasil.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até o momento, 1.020 óbitos por dengue foram registrados no país este ano, com mais 1.531 mortes sob investigação. O número total de casos confirmados da doença ultrapassa os 2,6 milhões.

Já o requerimento de Rosângela Moro quer que a titular da Saúde teça esclarecimentos sobre a nota técnica que liberaria o aborto até o nono mês de gestação. Após repercussão negativa, a pasta recuou e anulou a publicação do documento.

A audiência está prevista para iniciar às 9h30 no plenário 7 das comissões.

Nísia sob pressão

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já deu demonstrações de sua insatisfação com a atuação da ministra da Saúde.

Lira enviou um requerimento de informação à Nísia exigindo esclarecimentos sobre os critérios de liberação de recursos direcionados por parlamentares.

A ação vem em resposta a alegações de que o Ministério da Saúde realizou repasses de emendas para municípios abaixo das expectativas no final de 2023.

O gesto de Lira foi visto como uma clara ofensiva contra a comandante da Saúde, já que os presidentes das Casas Legislativas não têm costume de enviar este tipo de requerimento.

Destaca-se ainda que alagoano apresentou apenas três propostas legislativas neste mandato. Duas cobram informações de Nísia.

A ministra também foi alvo de parlamentares da oposição. As cobranças se intensificaram após a publicação da nota técnica.

Além dos deputados, Nísia foi cobrada publicamente por seu chefe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma reunião ministerial. Nísia chegou a chorar e precisou ser amparada pela primeira-dama Janja da Silva. 

Mesmo sob clima de instabilidade, a ministra não tem perspectiva de deixar a pasta.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais