Ir para o conteúdo principal
Política•5 min de leitura

PGR e PF negam ter recebido relato de Vorcaro sobre filme de Lula e campanha promete ir à Justiça

Veja publicou áudio em que ex-dono do Master fala em R$ 30 milhões para documentário. Procuradoria confirma só o trecho sobre fundos de pensão.

Por
Gabriel Costa
•Publicado em
Daniel Vorcaro fala ao microfone durante depoimento
Fonte da imagem: Reprodução

Receba notícias gratuitamente em seu email

Próximo envio em
22h
58m
13s

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República dizem que nunca receberam de Daniel Vorcaro o relato sobre um filme de Lula.

O relato foi publicado pela Veja nesta sexta-feira (9). No áudio divulgado, Vorcaro diz ter destinado cerca de R$ 30 milhões em dinheiro vivo a um documentário sobre o presidente, dirigido por Oliver Stone.

Segundo a revista, o pedido teria partido de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT. Em troca, o banco ganharia acesso a fundos de pensão do Banco do Brasil, da Caixa Asset e da Previ.

Lula nega ter pedido ou recebido qualquer vantagem do banqueiro.

  • Que tal receber notícias todos os dias em seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o canal oficial da Brasil Paralelo. 

PGR e PF dizem que o relato nunca chegou

Vorcaro tentou fechar um acordo de delação. A proposta foi rejeitada em junho.

Em nota, a PGR disse que o ex-banqueiro nunca falou diretamente com a Procuradoria. As conversas sempre passaram pelos advogados dele.

Integrantes do órgão ouvidos pelo SBT News foram além. Segundo eles, o filme sobre Lula nunca apareceu nas propostas.

Eles também apontam um detalhe no texto divulgado pela revista. Está em primeira pessoa e usa expressões informais. Uma delação, explicam, é escrita pelos advogados em linguagem técnica.

A PF disse o mesmo. Vorcaro não deu depoimento sobre o assunto nem entregou documentos com esse conteúdo.

Só um trecho da reportagem foi confirmado. A PGR diz que Vorcaro citou conversas com Vaccari e com Alexandre Padilha, hoje ministro da Saúde, sobre os fundos de pensão. Esse ponto está sob investigação.

[LEAD] TECHNOCRACIA

Campanha de Lula fala em farsa

A coligação de Lula chamou o relato de “farsa”. Para a campanha, a reportagem foi feita para “tumultuar o processo eleitoral”.

A campanha promete ir à Justiça contra o que chama de calúnias e vazamentos seletivos.

A PF também recebeu uma notícia-crime pedindo a apuração do caso. O pedido já foi enviado à área técnica da corporação.

Por enquanto, a única parte do relato de Vorcaro sob investigação é a que trata dos fundos de pensão.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[LEAD] TECHNOCRACIA
[LEAD] TECHNOCRACIA