Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Papa Francisco influencia libertação de centenas de presos em cuba

Governo cubano anunciou no dia 14 de março a libertação de 553 presos. “No espírito do Jubileu Ordinário de 2025”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/3/2025 12:38
Prensa Latina

Durante a última semana de internação do Papa Francisco, o governo cubano anunciou a libertação de 553 prisioneiros sob a influência da Santa Sé.

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba emitiu um comunicado oficial:

"O presidente [Miguel] Díaz-Canel enviou uma carta ao sumo pontífice na qual, no espírito do Jubileu Ordinário de 2025 declarado por Sua Santidade e que acaba de começar, comunicou a decisão de se beneficiar, concedendo liberdade, a 553 pessoas condenadas no devido processo por vários crimes estabelecidos por lei… [Essas pessoas] receberão seus respectivos benefícios gradualmente".
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu e-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O acordo surgiu após anos de pressão internacional

Os Estados Unidos, a União Europeia, a Igreja Católica e organizações de direitos humanos vinham cobrando a soltura de manifestantes detidos em protestos contra o governo cubano em 2021.

De acordo com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, as libertações estão de acordo com o espírito do Jubileu promulgado pelo papa em 2025.

"Como parte das relações estreitas e fluidas com o Estado do Vaticano, informei ao Papa Francisco, no espírito do Jubileu 2025, a decisão de libertar os prisioneiros".

O ex-presidente americano Joe Biden havia removido Cuba da lista dos Estados patro­cinadores do terrorismo, em troca da libertação antecipada de centenas de prisioneiros.

Após ser eleito, Donald Trump reverteu a decisão de Biden, anulando o pacto. Apesar disso, Cuba manteve a liberação gradual de prisioneiros.

Segundo o Padre José Ferreira Filho, da arquidiocese de São Paulo, há quem veja continuidade do processo como um gesto político interno, enquanto outros apontam a influência da mediação religiosa como fator determinante.

Em fevereiro, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, destacou o andamento das solturas como "um sinal de grande esperança" para o início do ano jubilar, acrescentando que espera "novos gestos de clemência" por parte das autoridades cubanas.

  • Um ano jubilar na Igreja Católica é um período especial de celebração e renovação espiritual, proclamado pelo Papa. É marcado por indulgências, peregrinações e ênfases em reconciliação e caridade, ocorrendo geralmente a cada 25 anos ou em eventos extraordinários.

Embora os nomes dos libertados não tenham sido oficialmente divulgados, Maricela Soza Ravelo, vice-presidente do Tribunal Supremo Popular de Cuba, afirmou em rede estatal, na semana passada, que o processo de soltura foi concluído.

Segundo o Padre José Filho, a ausência de uma lista detalhada levanta questionamentos sobre a transparência da medida, mas o governo cubano sustenta que os procedimentos seguiram a legislação vigente.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais