Notícia
3
min de leitura

O que você precisa saber antes de começar 2023? Relembre os principais acontecimentos de 2022

2022 não foi um ano fácil. Relembrar seus principais acontecimentos é essencial para viver bem o próximo ano.

Retrospectiva
Comunicação Brasil Paralelo

2022 foi um ano marcado por grandes acontecimentos que balançaram o Brasil e o mundo.

Relembrar os principais acontecimentos do ano que passou é uma prática comum que permite que pessoas e sociedades não repitam no próximo ano os mesmos erros do passado, permitindo que cada um busque um novo e melhor caminho.

A prática também pode ajudar as pessoas a se situarem melhor no mundo e na realidade em que vivem.

Relembre com o Portal da Brasil Paralelo alguns dos acontecimentos mais marcantes deste ano: 

  • invasão e Guerra da Ucrânia;
  • briga judicial entre Johnny Depp e Amber Heard;
  • fim do aborto constitucional nos EUA;
  • compra do Twitter por Elon Musk;
  • prisão de religiosos na Nicarágua;
  • eleições no Brasil;
  • manifestações no Brasil;
  • repressão na China com a política de Covid-0;

Invasão e Guerra da Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Estima-se que 100 mil soldados de cada um dos lados já tenham falecido. O general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, também sugeriu que cerca de 40 mil civis morreram no conflito.

Essa guerra já é o maior conflito militar do século XXI. Seus efeitos não se limitaram apenas aos dois países, o mundo inteiro foi afetado:

  • a Europa passa por uma das suas maiores crises de energia devido a resposta da Rússia às suas retaliações econômicas. Os europeus passaram frio no intenso inverno que acometeu o continente;
  • Putin praticamente retoma o ouro como lastro econômico devido às respostas hostis dos EUA a invasão;
  • Milhares de pessoas foram presas na Rússia por protestar contra a invasão, evidenciando divisões internas no país.

Esses são apenas alguns dos muitos efeitos da guerra no mundo. Para entender mais esses conflitos, a Brasil Paralelo preparou diversos conteúdos no YouTube e no streaming exclusivo para assinantes.

Veja abaixo o episódio do Conversa Paralela sobre a guerra:

No streaming da Brasil Paralelo tem muito mais conteúdo sobre a guerra e a influencia da Rússia no mundo. Assista ao documentário Rússia vs Ucrânia, Putin vai à Guerra. A produção investiga em detalhes a política interna do país e como o atual presidente concentrou todo o poder em si.

O catálogo também conta com o original BP Invasão Bolchevique e o curso sobre história da Rússia. Entenda como ocorreu a Revolução Russa de 1917 e como suas ideias impactam o mundo ainda hoje.

Briga judicial entre Johnny Depp e Amber Heard

jhonny depp e amber heard no tribunal

Sem pudor, a vida íntima de Johnny Depp e Amber Heard foi exposta ao público. Infidelidade, drogas e acusações estavam nos tribunais e nos jornais. Mas o que ninguém estava falando?

John Christopher Depp II, ou simplesmente Johnny Depp, é conhecido por ser o pirata Jack Sparrow em Piratas do Caribe, Willy Wonka em A Fantástica Fábrica de Chocolate e o icônico Edward Mãos de Tesoura, dentre outros. 

Atualmente, o ator não é tão lembrado por seus papéis, mas sim pela briga nos tribunais que travou com sua ex-esposa Amber Laura Heard, atriz e modelo que conheceu nas gravações do filme Diário de um Jornalista Bêbado

O portal da Brasil Paralelo fez um artigo exclusivo sobre o tema para analisar um dos principais elementos que está por trás desse caso. 

Fim do direito ao aborto constitucional nos EUA

fim do aborto nos EUA

No dia 24 de junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos da América declarou que não existe direito constitucional ao aborto no país. A medida ocorreu no país que mais promove o aborto no mundo.

Segundo o juiz da Suprema Corte dos EUA, Samuel Alito:

“Roe estava flagrantemente errada desde o início. A lógica foi excepcionalmente fraca, e a decisão teve consequências danosas. E longe de trazer uma solução nacional para a questão do aborto, Roe e Casey inflamaram o debate e aprofundaram a divisão”.

Roe é um pseudônimo. Enquanto o processo estava sendo julgado, a justiça estadunidense preservou a identidade da autora da ação. Anos depois da sentença, Norma McCorvey veio à tona, a verdadeira Roe. Segundo ela, seu depoimento era uma mentira.

Os juízes da Suprema Corte da época aprovaram o aborto com base no princípio da privacidade, presente na Constituição dos EUA. Eles afirmaram que a mulher tem o poder de decidir sobre a vida de seu filho de forma individual, sem os demais saberem.

Uma parcela de juristas da época defendeu que o direito à vida é superior ao da privacidade, e que o filho não é parte da mãe, garantido a sua sobrevivência independente da vontade da mãe. 

Estima-se que quase 65 milhões de seres humanos tenham sido legalmente assassinados no útero materno em seus estágios iniciais de desenvolvimento desde o resultado do caso Roe vs. Wade. 

  • Toque aqui para ver mais detalhes sobre o caso Roe vs Wade.

Compra do Twitter por Elon Musk

Segundo o próprio bilionário, a compra do Twitter foi realizada para favorecer a liberdade de expressão em todo o mundo. Elon Musk acusou os antigos diretores da rede social de favorecer apenas o pensamento progressista, inibindo outras linhas de pensamento de forma imoral.

Poucos dias após ter concluído a compra do Twitter, Elon Musk demitiu a equipe de curadoria responsável por combater fake news na plataforma. Richie Assaly, produtor do jornal canadense Toronto Star, afirmou que 3.500 funcionários da empresa foram demitidos - dos 7.000 totais.

Elon Musk também restaurou contas que tinham sido desativadas devido a divergência de pensamento, como Jordan Peterson, Babylon Bee e contas que tinham sido canceladas por problemas políticos, como Donald Trump.

Devido a importância do bilionário dono do Twitter, da SpaceX, da Tesla Motors e muitas outras empresas inovadoras, a Brasil Paralelo disponibiliza em seu streaming um documentário inédito no Brasil sobre a vida de Elon Musk.

Prisão de religiosos na Nicarágua

Quase todos os cidadãos que se manifestaram contra o regime autoritário de Daniel Ortega na Nicarágua foram presos. Em 2022, vídeos de Padres e Bispos sendo presos no meio de cultos religiosos tomaram a internet.

Muitos nicaraguenses que lutaram pela liberdade de seu povo foram tratados como traidores da pátria e presos ou assassinados pelo atual regime. 

Para entender o que está acontecendo no país e como sua liberdade foi sendo aos poucos tomada, a Brasil Paralelo produziu o documentário Nicarágua, Liberdade Exilada. O documentário estará disponível em 2023 para todos os assinantes da BP.

  • Não perca nenhuma novidade da Brasil Paralelo. Assine a nossa newsletter para ficar por dentro dos principais acontecimentos da empresa.

Eleições no Brasil

2022 marcou uma das eleições mais disputadas do Brasil. Bolsonaro e Lula - principais candidatos à presidência da República - ficaram muito próximos na contagem final dos votos.

A eleição foi marcada pela forte convicção dos eleitores de cada lado, diferente das demais disputas políticas com muitos revezes e migrações de votos.

A Brasil Paralelo lançou em 2022 mais um episódio da série Teatro das Tesouras, mostrando eventos importantes dos bastidores de cada eleição desde o início da nova República em 1988.

Manifestações no Brasil

Após as eleições, grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro acamparam na frente de quartéis do exército para pedir que os militares não permitam que Lula seja empossado como presidente da República.

O movimento começou um dia depois do resultado final das eleições e ainda está acontecendo. A hashtag #SOSFFAA ficou nos trending topics do Twitter.

Copa do Mundo

Um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros também ocorreu neste ano: a Copa do Mundo. O futebol no Brasil tem uma importância histórica, cultural e social. Nelson Rodrigues e muitos outros intelectuais importantes do país eram fãs e defendiam a importância do esporte no país.

O Brasil tentou ganhar o hexa, mas não foi dessa vez. Mesmo com a derrota, a Copa se mostrou mais uma vez como um fator de união e entretenimento para o povo brasileiro.

Pensando em tudo isso, a Brasil Paralelo lançou o documentário A Camisa Mais Pesada do Mundo. Confira a descrição do documentário:

"Você acha que futebol é o "pão e circo" do povo brasileiro? Em ano de Copa, trouxemos o único documentário capaz de restaurar quatro coisas: 
  • seu orgulho de torcer pela Seleção;
  • sua esperança de que o 7x1 será superado;
  • sua memória de por que o futebol é uma das maiores riquezas da cultura brasileira e 
  • sua vontade de vestir a camisa que enverga qualquer varal, ostentando mais estrelas do que todas as outras".

Repressão na China com a política de Covid

Os habitantes de um dos países mais rigorosos do mundo fizeram grandes manifestações nacionais se opondo ao governo.

A política de Covid zero na China provocou muitos protestos e levou civis à prisão no país. O estopim da revolta foi um incêndio num prédio residencial em Urumqi, região de Xinjiang.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram grandes protestos contra as restrições da Covid, depois que um incêndio em um prédio de apartamentos matou 10 pessoas e deixou outras nove feridas. 

Pessoas em Urumqi foram vistas confrontando autoridades, quebrando uma barreira e gritando "acabar com o bloqueio da Covid", disse reportagem da BBC News.

As movimentações ganharam milhares (e talvez milhões) de adeptos.

O streaming da Brasil Paralelo ganhou um conteúdo inédito em 2022 para entender melhor a situação do povo, dos protestos e da política chinesa: o documentário Tiananmen: O Povo Contra O Partido Comunista.

Estes foram alguns dos principais acontecimentos do extraordinário ano de 2022. A Brasil Paralelo apresentou tudo isso e mais no programa Retro Expectativa, contando com trailers de novas produções e comentários dos sócios-fundadores sobre os eventos de 2022. 

Confira o programa abaixo:

Expectativa para 2023

Amanhã, o Portal da Brasil Paralelo irá trazer as principais novidades da empresa para o ano que está chegando! São novos filmes, programas documentários e muito mais. Fique de olho no portal para não perder os conteúdos inéditos que a empresa apresentará em 2023.

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Ganhe de bônus o workshopp sobre a China com a Doutora em Economia Luciana Yeung

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP