Conhecer a história da primeira multinacional brasileira é conhecer a história do Brasil e entender os rumos do nosso país.
A Varig nasceu em 1927 com uma ambição: tornar-se uma potência internacional. Representava a força empreendedora e o sonho brasileiro de alçar voos maiores.
A trajetória da empresa é a bússola que aponta para um problema nacional. Tal como a companhia, por anos o Brasil tem sido tratado como a grande aposta do futuro. Mas ainda não decolou. O que anda impedindo esse voo? O que causou a falência da maior empresa brasileira e que gerou os melhores resultados entre todas as companhias aéreas no mundo?
Às 20h, no canal da Brasil Paralelo no YouTube, a Bancada da BP se reunirá com três dos maiores especialistas em aviação brasileira. Sob o comando do apresentador Rafael Pontes, a entrevista irá apontar os fatores responsáveis pela queda da Varig. Os convidadas são:
- Armando Levy - jornalista e escritor, autor do livros Os Abutres e a Varig, formado pela FAAP, hoje é professor da Fundação Santo André, no ABC Paulista.
- Claudia Musa Fay - professora de história da PUC-RS especializada em aviação comercial e grande estudiosa do assunto.
- César Curi - ex-presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta e também ex-presidente do Conselho de administração da Fundação Ruben Participações SA, controladora da Varig.
A VARIG e a história do Brasil
A "era de ouro" da aviação do Brasil foi construída com a história da Varig, que por 50 anos foi a maior empresa do país. A companhia aérea chegou a receber o prêmio de melhor serviço de bordo do mundo, em 1979, pela revista norte-americana "Air Transport World''.
“Para além do glamour, a Viação Aérea Rio Grandense, ou Varig, era sinônimo de rigor técnico, eficiência dos pilotos e excelência operacional. Sua frota estava entre as mais modernas e ágeis do mercado”, relatou, em uma live no Youtube, o consultor aeronáutico internacional Gianfranco (Panda) Beting, autor do livro "Varig, Eterna Pioneira" (Editora PUC-RS e Beting Books).













.jpg)









