This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Streaming BP
3
min de leitura

Nova série da Netflix sobre incêndio na Boate Kiss recebe ameaças de processo

Alguns familiares manifestaram interesse de acusar a empresa de “exploração comercial da tragédia”, mas não encontraram consenso na associação de vítimas.

Por
Publicado em
30/1/2023 13:55

Na última sexta-feira (27), a plataforma de streaming Netflix lançou a produção que retrata o incêndio na Boate Kiss. A tragédia completou 10 anos no dia da estreia da série que retrata o ocorrido.

A produção divide opiniões. Algumas famílias estavam cientes que suas histórias foram encenadas na série e apoiam o trabalho como forma de memória à tragédia, enquanto outras alegam não terem sido informadas.

Um grupo de 40 famílias contratou a advogada Juliane Muller Korbm para representá-las no caso contra a Netflix.

Em entrevista à CNN, Juliane afirmou que as famílias se queixam da exploração comercial da tragédia e que a Netflix “sequer teve a sensibilidade de informá-los que uma série dramática seria produzida”.

Todo Dia a Mesma Noite foi produzido com base no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex. Ambos misturam realidade com ficção.

No trailer da série, os atores reproduzem a cena de vários corpos dispostos no chão de um ginásio para reconhecimento por seus familiares.

A advogada questionou até que ponto cenas tão sensíveis a tantas pessoas podem ser reproduzidas assim e quanto isto pode ser explorado comercialmente:

“Muitos pais não tiveram estrutura para entrar no ginásio com todos aqueles corpos e reconhecer os filhos, muitos nunca tiveram estrutura até hoje para ver as imagens dos corpos e essa cena é passada no trailer da série.

O pedido para a Netflix é de algumas adequações de exposição, especialmente do trailer, e que a série não seja só explorada comercialmente. Precisamos tratar da responsabilidade social sobre a dor desses pais. A que custo uma plataforma de streaming pode lucrar em cima de uma tragédia como essa?”
.

Antes da formalização de uma representação judicial, o grupo de familiares pretende dialogar com a Netflix.

Ainda segundo a advogada, os familiares integrantes do grupo não solicitaram nenhum tipo de indenização à plataforma de streaming.

Um outro grupo que forma a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM (AVTSM) informou que não tem relação com o caso. Em nota, a Associação informou que estava ciente de que a produção estava sendo realizada com base nos personagens do livro “Todo dia a mesma noite: a história não contada da Boate Kiss”, de Daniela Arbex.

O processo não é consenso entre os familiares das vítimas

Por meio de uma nota divulgada no domingo (29), a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da tragédia de Santa Maria comunicou que se sente "representada" pela série produzida pela Netflix a respeito do incêndio da boate Kiss e pelo livro que deu origem à produção.

Segundo o texto publicado em redes sociais e assinado pelo presidente da associação, Gabriel Rovadoschi Barros, os familiares estavam:

"Cientes que a produção estava sendo realizada com base nos personagens do livro", e a entidade "sente-se representada" pela criação da Netflix e pelo livro.

A nota sustenta ainda que a produção:

"Não retrata de forma individual os 242 jovens assassinados, mas sim um recorte das quatro famílias de pais que foram processados. Todos familiares de vítimas e sobreviventes retratados por personagens da obra estavam cientes e em concordância".

O trecho faz alusão a pais que foram processados por integrantes do Ministério Público por terem feito críticas à atuação deles no caso.

Uma proposta diferente de streaming

O streaming da Brasil Paralelo tem conquistado cada vez mais pessoas, porque oferece mais do que apenas filmes e séries.

Uma experiência completa que começa antes do filme e que não termina com sua exibição.

  • Antes: análise - por que assistir, para ajudar você a escolher o melhor filme para assistir;
  • Depois: análise do filme para que você não perca nenhuma mensagem ou símbolo que a produção transmitiu;
  • Depois: Podcast Red Pill - um bate-papo descontraído com entusiastas do cinema para aprofundar o conteúdo do filme de uma forma divertida.

Só no streaming da Brasil Paralelo você encontra filmes de faroeste, ação, clássicos premiados, conteúdo infantil seguro, e muito mais sendo selecionados e analisados em profundidade. Todo o catálogo é escolhido a dedo pela nossa curadoria para que todos possam assistir a um conteúdo de qualidade.

Toque no link e conheça agora o streaming da Brasil Paralelo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais