Live: Combate ao crime
Estaremos ao vivo em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 28, 2025
Ativar o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Netanyahu defende Elon Musk em meio à polêmica do gesto nazista

Musk respondeu às críticas com trocadilhos sobre pronomes e líderes nazistas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/1/2025 14:24
NDTV World

Benjamin Netanyahu defendeu Musk das acusações de nazismo. As acusações começaram após o discurso de Musk na segunda-feira, durante um evento após a posse de Trump. 

Quando finalizou sua fala, Musk colocou a mão no peito e estendeu o braço diagonalmente, algo interpretado por alguns como semelhante a uma saudação nazista.

Netanyahu postou no X que Musk está sendo "injustamente difamado" e que é um “grande amigo de Israel”. 

“Ele visitou Israel depois do massacre de 7 de outubro, quando terroristas do Hamas cometeram a pior atrocidade contra o povo judeu desde o Holocausto. Desde então, ele tem apoiado de forma consistente e firme o direito de Israel de se defender contra terroristas genocidas e regimes que querem destruir o único estado judeu”. escreveu. 

Musk diz que quem o critica apoiaria Hitler

Pouco depois, Musk ironizou as acusações. Em sua conta no X, escreveu:

"Não caia nessa de acusações nazistas! Tem gente que engole qualquer bobagem!Pare de perseguir seus inimigos! Os pronomes dele seriam Ele/Himmler! Aposto que você não esperava por essa 😂"

O texto faz um trocadilho ironizando pessoas que costumam divulgar seus pronomes. Também alfineta aqueles que acreditam em tudo sem buscar entender o que foi o Nazismo. 

Entenda o que Musk escreveu: 

  • Heinrich Himmler: A frase “Os pronomes dele seriam Ele/Himmler” foi escrita em inglês fazendo um trocadilho entre o pronome masculino “he” (ele) e Himmler, nome do número dois no comando Nazista e responsável pelo extermínio em massa de judeus entre 1939 e 1945;
  • Joseph Goebbels: A frase “Tem gente que engole qualquer bobagem!” foi escrita em inglês “Some people will Goebbels anything down”, fazendo um trocadilho entre as palavras “gobble” (termo para algo como “engolir rápido”) e o nome do ministro da propaganda nazista. É uma forma sarcástica de criticar como algumas pessoas acreditam em tudo facilmente.

O nazismo foi uma das três principais ideologias do século XX, ao lado do comunismo e do facismo. Poucos sabem, mas essas três correntes de pensamento tem um ponto em comum.

Elas foram baseadas em ideais da Revolução Francesa, que também matou milhares de pessoas enquanto esteve em seu auge. Mas como essas ideias se encontram? A Brasil Paralelo realizou um especial com dados históricos sobre esse assunto. 

Confira abaixo e descubra se Nazismo, Comunismo e Facismo são adversários ou irmãos. 

Gesto de Elon Musk pode ter origem na história dos EUA

Os apoiadores de Musk enfatizaram que suas palavras poderiam ser interpretadas como um gesto de “lançar o seu coração ao público”, especialmente após ele ter subido ao palco e declarado:

“Esta não foi uma vitória comum. Esta foi uma bifurcação na estrada da civilização humana. Esta realmente importou. Obrigado por fazer acontecer! Obrigado”.

Ao finalizar o gesto, disse: 

“Meu coração está com vocês. É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido”.

Outra interpretação possível é a de que simbolize a “Saudação Bellamy”, criada em 1892 para ensinar crianças a jurar a bandeira americana nas escolas. 

O cumprimento deixou de ser adotado nos anos 1930, devido à sua semelhança com a saudação nazista. Hitler e seus seguidores costumavam utilizá-lo para se cumprimentarem durante a Segunda Guerra Mundial, época em que milhares de pessoas foram assassinadas pelo regime. 

Entenda na reportagem da Brasil Paralelo. 

As reações inflamadas com relação ao gesto de Musk mostram que por vezes as pessoas deixam de analisar o todo por conta de gatilhos pessoais. Estar bem informado é acima de tudo entender mais de uma perspectiva de um assunto para formar uma opinião

A Brasil Paralelo está comprometida em ajudar os brasileiros nessa jornada, produzindo notícias isentas e focadas nos fatos. A Brasil Paralelo entende que é apenas um intermediário, e que cabe ao leitor dizer o que acha sobre os acontecimentos. 

Pensando nisso, criou o Resumo BP, uma newsletter para quem tem pouco tempo e quer ter acesso a diferentes perspectivas de uma mesma história. 

Sou a pessoa que quer formar sua opinião baseada em fatos.  

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais