Em um comentário no X, Musk acusou a agência de ser uma “organização criminosa”. O bilionário também disse que não é possível reparar o órgão:
"A USAID é um emaranhado de vermes. Não há maçã. E quando não há maçã, você simplesmente precisa se livrar de tudo. Por isso ela tem que ir embora. Está além de qualquer reparo."
- A metáfora de Musk quer dizer que não haveria nada de bom para ser preservado no órgão.
Trump também criticou o departamento, alegando que ele é controlado por “um bando de lunáticos radicais” e que o governo está trabalhando para “tirá-los de lá”. Segundo Musk, o presidente concordou em fechar as portas do USAID.
O órgão poderá ser transformado em um setor do Departamento de Estado, o equivalente ao Ministério das Relações Exteriores.
O processo de esvaziamento do órgão já tinha começado antes mesmo dos agentes do DOGE forçarem a entrada na sede administrativa do órgão.
Ao longo da semana passada, aproximadamente 100 funcionários de carreira do USAID foram demitidos.
Na manhã de hoje (3), os funcionários da agência receberam um e-mail avisando para trabalharem remotamente nos próximos dias, já que o escritório em Washington foi fechado:
“Por orientação da liderança da Agência, a sede da USAID no edifício Ronald Reagan em Washington, D.C. será fechada para o pessoal da Agência na segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025. Os funcionários da agência, normalmente designados para trabalhar na sede da USAID, trabalharão remotamente amanhã (4), com exceção do pessoal com funções essenciais de manutenção no local e do edifício contatados individualmente pela liderança sênior”
Funcionários do DOGE impedidos de entrar na instituiçãoPouco antes da decisão, a equipe de segurança do USAID impediu a entrada de agentes do DOGE na sede do órgão.
Os oficiais queriam ter acesso aos sistemas de segurança da agência, informações supostamente pessoais e informações confidenciais. Eles chegaram a ameaçar acionar os US Marshalls, uma agência federal de aplicação da lei, caso não conseguissem entrar no prédio.
Após o ocorrido, os agentes conseguiram entrar nas instalações e acessar as informações que precisavam.
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e assine sem pagar nada.
O diretor de segurança do USAID, John Voorhees, e o vice-diretor, Brian McGill, foram demitidos logo após o incidente.
Além das demissões, o site oficial do USAID e a conta da agência no X encerraram as operações.