Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“Make Japan Great Again”. Movimento conservador ganha força no Japão

Inspirado por movimentos como o de Trump, o partido Sanseito cresce e desafia o governo Ishiba.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/7/2025 12:03
Istock

Impulsionado pelas redes sociais e pelo slogan “Japoneses em primeiro lugar”, um partido nacionalista vem ganhando força no Japão.

Fundado em 2020 por Sohei Kamiya, o Sanseito partiu de um canal conservador no YouTube para conquistar 14 cadeiras na Câmara Alta nas eleições de julho — cinco vezes mais do que tinha.

O crescimento reflete o apelo junto a eleitores insatisfeitos com o governo e atentos ao discurso digital da sigla.

Criado a partir de um canal conservador no YouTube, o partido cresceu com o lema “Japoneses em primeiro lugar".

Entre as políticas defendidas estão: restrição à imigração, ceticismo ambiental, oposição à ideologia de gênero e críticas ao globalismo.

O desempenho nas urnas fez do Sanseito a terceira maior força de oposição. Já o primeiro-ministro Shigeru Ishiba perdeu a maioria, apesar de sua coalizão seguir com 121 assentos: 100 do Partido Liberal Democrático e 21 do Kōmeitō.

A ascensão do Sanseito é vista por analistas como um voto de protesto contra o governo, que enfrenta queda de popularidade, escândalos recentes e críticas por suas políticas liberais, como o afrouxamento nas regras de imigração.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Discurso firme e influência digital

A campanha de Sohei Kamiya, que já foi deputado do Partido Liberal, se destacou pelo uso intensivo das redes sociais e por um discurso direto contra imigração e políticas progressistas.

Embora negue ser contra todos os estrangeiros, Kamiya afirma que o partido é uma reação ao avanço do globalismo e à perda da identidade nacional.

Também fazem parte de suas críticas o turismo desenfreado e a aproximação do Japão com a China promovida pelo atual governo.

Apesar do avanço, analistas apontam que o sucesso do Sanseito pode ser pontual.

O Japão tem histórico de partidos populistas que crescem rapidamente e depois perdem força. Ainda assim, o movimento já pressiona partidos tradicionais a endurecerem seu discurso em áreas como imigração e política externa.

O caso é acompanhado de perto pela mídia japonesa e internacional, que aponta um crescimento do conservadorismo no país ainda que com características próprias, diferentes do estilo ocidental.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais