Impulsionado pelas redes sociais e pelo slogan “Japoneses em primeiro lugar”, um partido nacionalista vem ganhando força no Japão.
Fundado em 2020 por Sohei Kamiya, o Sanseito partiu de um canal conservador no YouTube para conquistar 14 cadeiras na Câmara Alta nas eleições de julho — cinco vezes mais do que tinha.
O crescimento reflete o apelo junto a eleitores insatisfeitos com o governo e atentos ao discurso digital da sigla.
Criado a partir de um canal conservador no YouTube, o partido cresceu com o lema “Japoneses em primeiro lugar".
Entre as políticas defendidas estão: restrição à imigração, ceticismo ambiental, oposição à ideologia de gênero e críticas ao globalismo.
O desempenho nas urnas fez do Sanseito a terceira maior força de oposição. Já o primeiro-ministro Shigeru Ishiba perdeu a maioria, apesar de sua coalizão seguir com 121 assentos: 100 do Partido Liberal Democrático e 21 do Kōmeitō.
A ascensão do Sanseito é vista por analistas como um voto de protesto contra o governo, que enfrenta queda de popularidade, escândalos recentes e críticas por suas políticas liberais, como o afrouxamento nas regras de imigração.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)















.webp)




.webp)





