Política5 min de leitura

Lula diz que não vai defender o filho no caso do INSS

André Mendonça autorizou uma nova frente de investigação contra o Lulinha.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
Lula diz que não vai proteger seu filho em investigação do INSS
Fonte da imagem: Reprodução

Receba notícias gratuitamente em seu email

Enquanto participava do podcast Inteligência LTDA, Lula falou sobre as acusações contra seu filho nas fraudes bilionárias contra aposentados e pensionistas.

O presidente afirmou que se ele realmente for culpado não terá nenhum privilégio por causa do pai:

Eu jamais pedirei para um delegado ou para um juiz não fazer as coisas corretas. Se ele tiver certo, ele vai se ferrar. Ele vai ter ajuda minha. Se ele fizer coisa errada, ele sabe que eu passei.”

Fábio Luís Lula da Silva, mais conhecido como Lulinha, é acusado de receber uma mesada de Antônio Carlos Camilo Antunes, o  Careca do INSS, apontado como operador de fraudes em descontos ilegais sobre benefícios.

Segundo depoimento prestado à Polícia Federal por um ex-funcionário de Antunes, Fábio Luís teria recebido cerca de R$300 mil mensais e transferências que somariam R$25 milhões.

Sua defesa afirma que ele não tem relação ilícita com o “Careca do INSS” e classifica as novas acusações como infundadas.

  • Que tal receber notícias todos os dias em seu E-mail? Clique aqui e receba de graça o Resumo BP.

Mendonça autoriza nova investigação contra filho do Lula

A investigação sobre o caso do INSS abriu uma nova frente contra o Lulinha, no entanto o caso não trata dos descontos ilegais em aposentadorias e pensões.

O ministro André Mendonça autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito para apurar se ele cometeu tráfico de influência e corrupção em negociações com o Ministério da Saúde.

A suspeita é que Lulinha atuou para favorecer o Careca do INSS em negócios ligados ao mercado de maconha medicinal.

Segundo a PF, o lobista tentou fechar, entre 2024 e 2025, um contrato com o Ministério da Saúde para fornecer medicamentos à base de canabidiol ao governo federal. O acordo, porém, nunca foi assinado.

A suspeita é que Lulinha tenha usado sua influência para facilitar reuniões de Camilo Antunes com integrantes da pasta.

Em janeiro de 2025, o Careca do INSS participou de uma reunião com Swedenberger Barbosa, então secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Berger afirmou que o encontro aconteceu dentro das atribuições do cargo, sem interferência externa, e disse que a conversa não teve desdobramentos porque o ministério não demonstrou interesse na contratação.

[VENDA] ENTRE LOBOS
[VENDA] ENTRE LOBOS