Lula seria o favorito para vencer uma disputa presidencial no Brasil. O levantamento divulgado nesta quinta-feira, 12 de novembro, pela Genial/Quaest revelou que ele teria 52% das intenções de votos, se a eleição fosse hoje. Por outro lado, 45% dos eleitores afirmaram que não votariam nele.
Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, este percentual seria de 37% contra 52%.
Leia a íntegra aqui.
A pesquisa também avaliou o cenário com Fernando Haddad, Ciro Gomes, Michele Bolsonaro e outros candidatos.
Conheça os resultados:
Outro dado importante revelado pela Genial Quest foi a rejeição aos candidatos analisados.
Lula também lidera o ranking de menor rejeição entre os candidatos: enquanto a rejeição do atual presidente é de 21,7%, Bolsonaro tem 83% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de modo algum.
Segundo o levantamento, a grande maioria dos eleitores não se arrepende de seu voto em 2022. Em relação ao 1º turno das eleições, 88% dos entrevistados declarou que não se arrepende de ter votado em quem votou em 2022; 10% afirmou que se arrependeu. Nesta etapa, os entrevistados não especificaram se votaram em Lula ou em Bolsonaro.
Sobre o 2º turno das eleições, 90% dos eleitores de Lula afirmam que não se arrependem de suas decisões. Entre os eleitores de Bolsonaro, 86% não manifestam arrependimento.
De acordo com 53% dos entrevistados, Lula não deveria se candidatar em 2026. Por outro lado, 45% acredita que deveria.
A Quest também revelou os nomes dos candidatos prováveis candidatos para a próxima disputa eleitoral.
A aprovação do governo continua positiva. O número de entrevistados que aprovam o trabalho que Lula está fazendo é de 52%. Os que desaprovam, por sua vez, são 47%. Embora o trabalho de Lula continue avaliado de maneira positiva, a aprovação segue em queda. Em fevereiro de 2023, este indicador era de 56% contra 28% que desaprovava. Em agosto de 2023, chegou a 60% e voltou a cair, de acordo com os indicadores vistos agora.
Conheça a aprovação do trabalho de Lula conforme características socioeconômicas.
Dos seis estados em que a pesquisa avaliou o desempenho do petista, em apenas quatro a aprovação permaneceu estável: em Minas Gerais, o petista registrava 47% na última avaliação e assim permanece; e no Paraná, em que estava com 44% e assim continua.
Nos outros quatro estados, a variação de queda na aprovação variou entre 1 e 8 pontos percentuais.
Variação da aprovação de Lula. Imagem: Genial/Quest.
A Genial/Quest conduziu 8.598 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro aproximada é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP