O que é a PEC que acaba com a escala 6x1?
Na Câmara dos Deputados, uma nova Proposta está dividindo opiniões ao sugerir mudanças significativas na jornada de trabalho.
O texto foi proposto pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e busca pôr fim à escala de trabalho 6x1 — que permite apenas um dia de descanso após seis dias de trabalho. Visa também instituir uma jornada de quatro dias por semana, com um limite de 36 horas semanais.
Hilton argumenta que a redução da jornada não deve impactar o salário dos trabalhadores, destacando que a medida seria essencial para garantir uma melhor qualidade de vida e manter o poder de compra da população.
"A escala 6x1 é uma prisão incompatível com a dignidade do trabalhador", afirmou a deputada, posicionando-se em defesa de mudanças que, segundo ela, acompanham tendências globais de flexibilização laboral.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou contra o projeto. Nos stories do instagram, o parlamentar argumentou que se virar lei, provocará o aumento do desemprego:
“Vamos pensar de forma fria, sem torcida A ou B. Como é que ficam os casos, por exemplo, dos supermercados, restaurantes e hospitais que têm que funcionar 24 horas? Uma escala, por exemplo, 4x3, basicamente... Ou eles demitem funcionários, ou eles aumentam os funcionários. O aumento dos funcionários gera despesa para a empresa, ou seja, ela vai ter que pagar mais”.