O influenciador Hytalo Santos foi preso preventivamente em Carapicuíba, na Grande São Paulo, junto com seu companheiro, Israel Nata Vicente.
Segundo a decisão do juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, há fortes indícios de crimes como:
O magistrado afirmou que os dois teriam destruído provas, ocultado bens e tentado intimidar testemunhas, prejudicando o andamento das investigações:
“Ação coordenada para comprometer o curso regular das investigações, dificultar o esclarecimento da verdade e prejudicar a eficácia do trabalho investigativo conduzido por este grupo especial", afirma o juíz.
As investigações sobre o caso começaram em dezembro do ano passado, após o Ministério Público da Paraíba receber denúncias de que menores estariam fazendo danças de conotação sexual.
Hytalo mantinha uma “casa de influenciadores” onde adolescentes viviam sob sua supervisão.
Eles gravavam vídeos semelhantes a Reality Shows, mostrando os menores em festas com álcool, danças sensuais e interações amorosas.
A investigação aponta que menores eram aliciados através de promessas de apoio financeiro, moradia e educação.
Mais de 50 vídeos e 15 depoimentos foram analisados. As autoridades apuram se houve exposição degradante ou exploração sexual, o que transformaria a infração administrativa em crime.
Além da prisão preventiva, a Justiça deteminou:
A defesa de Hytalo nega que ele tenha tentado fugir depois de se tornar suspeito e afirma que ele "não tinha conhecimento da execução de mandado de busca e apreensão em uma das suas residências, até mesmo por tratar-se de medida judicial sigilosa".
Seus advogados também dizem que o influenciador não atentou contra a dignidade das crianças e está disposto a colaborar com a polícia:
“[Hytalo] reitera que jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação e perante o público que nele confia e o acompanha nas redes sociais”
A detenção de Hytalo aconteceu pouco tempo após o influenciador Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, divulgar um vídeo denúncia com mais de 40 milhões de visualizações.
Na gravação, ele denuncia casos de menores de idade agindo como adultos ou sendo sexualizados na internet. Hytalo é uma das pessoas mencionadas no vídeo.
Descubra o que o YouTuber denunciou com o especial Entenda a Denúncia de Felca em 15 Minutos. Assista completo abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP