Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Congresso Nacional
3
min de leitura

Deputados vivem expectativa de instalação de CPI’s

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem oito requerimentos para criação das comissões, mas regimento da Casa impede ter mais de cinco colegiados desse tipo funcionando ao mesmo tempo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/4/2024 15:29
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou em uma reunião com líderes partidários que em breve instalará as comissões parlamentares de inquérito (CPI) que estão protocoladas na Casa.

A decisão vem como resposta aos pedidos persistentes da oposição, que tem interesse em praticamente todos os requerimentos .

Atualmente, Lira tem oito CPIs aguardando serem instaladas por ele. Dentre as que aguardam despacho estão as do Abuso de Autoridade, Exploração Infantil na Ilha do Marajó, Concessionárias de Energia Elétrica, Crack e Crime Organizado.

Lira ainda não teria decidido quais e quantas CPIs serão efetivamente instaladas, deixando essa questão para ser discutida em uma próxima reunião.

Lira deve levar em consideração a existência de justa causa e fato determinado para a investigação. Requerimentos que não atenderem a esse requisito não devem prosperar.

O alagoano pode instalar até cinco colegiados desse gênero, mas interlocutores apontam que o número máximo não deve ser atingido.

Enquanto a oposição pressiona pela abertura das investigações, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se esforçado para evitar que elas avancem.

Governistas argumentam que as CPIs desviam o foco da pauta econômica no Legislativo e podem eventualmente prejudicar a imagem do Executivo.

No último ano, o presidente da Câmara autorizou o funcionamento de quatro CPIs. As quais estavam a do MST, das Americanas, das Criptomoedas e a da Manipulação de Resultado no Futebol. 

A decisão de Arthur Lira em relação às novas CPIs é aguardada com expectativa, já que poderá ter importantes repercussões políticas e sociais no país.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais