Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Bolsonaro diz que Brasil enviou um recado ao Congresso após ato pró-anistia na Paulista

Ex-presidente reuniu aliados e apoiadores em São Paulo em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/4/2025 12:06
Poder 360

Líder do evento, Bolsonaro ressaltou o número expressivo e as diferenças entre os participantes do evento.

Para Bolsonaro, o “Brasil enviou um recado ao Congresso com o ato deste domingo. 

“Oito governadores. Mais de trinta senadores. Dezenas de deputados federais. Inúmeros vereadores e prefeitos, incluindo o prefeito de São Paulo, maior cidade da América Latina. Representantes de pelo menos oito partidos. Padres, pastores, líderes de todas as religiões. E mais de um milhão de brasileiros, homens e mulheres de bem. Todos unidos na Avenida Paulista pelo mesmo propósito. Hoje, o Brasil enviou um recado claro ao nosso Congresso e ao mundo: Basta de perseguição. Chega de abuso de poder. Anistia já!”

A luta pela anistia encontrou em Débora dos Santos seu rosto mais marcante. Condenada a 14 anos por seu papel nos atos de 8 de janeiro, ela ficou conhecida ao ser pega em flagrante rabiscando “perdeu, mané!” na icônica estátua A Justiça, um gesto que virou símbolo da rebelião daquele dia.

Os presentes na Paulista consideram as sentenças desproporcionais e buscam pressionar o Congresso Nacional a aprovar uma anistia aos envolvidos. 

O ato contou com a presença de sete governadores aliados, incluindo Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO). A manifestação também teve a participação de Michelle Bolsonaro.  

Além dos chefes de Executivos estaduais, autoridades do Legislativo federal também estiveram presentes. Dentre eles, o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), que enalteceu a realização do ato. 

“Hoje a Avenida Paulista foi o retrato vivo da indignação que não se cala. Milhares de brasileiros foram às ruas por algo maior que política: justiça. Pediram o que é justo e urgente — Anistia Já para os presos do 8 de Janeiro.”

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP), líder de sua sigla na Casa, foi outra parlamentar a destacar a importância do movimento.

“Nós apoiamos a anistia pois é o único caminho para pacificar o país e para corrigir injustiças. O povo mostrou hoje, na Paulista, que apoia também.“

Deputada governista diz que ato foi esvaziado

Por outro lado, governistas criticaram a manifestação. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse não haver “nem 10%” do esperado por Bolsonaro e afirmou que “não há espaço para anistia”.

“Bolsonaro esperava levar 500 mil pessoas à Avenida Paulista hoje, em sua desesperada busca por anistia. Nem 10% apareceram. O Brasil não quer mais perdoar golpistas. Não há espaço para anistia.”

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e deputado federal licenciado Paulo Teixeira (PT-SP) classificou o ato como “espetáculo de irrelevância e constrangimento”.

“A manifestação pela anistia do inelegível na avenida Paulista foi um espetáculo de irrelevância e constrangimento em dois idiomas. Como se não bastasse a vergonha de ir às ruas para defender a impunidade de golpistas e vândalos, os escassos 45 mil que foram à Paulista ainda levaram pra casa o vexame de ver Bolsonaro tentar falar no idioma de Donald Trump.”
  • Em certo momento da manifestação, Bolsonaro ironizou em inglês a tentativa de imputar a ele um golpe de Estado. “Um golpe de estado com um pipoqueiro e um vendedor de sorvete?”, questionou em inglês.  

Diante de um público expressivo e da presença de diversas autoridades, Bolsonaro aposta que o movimento sirva de impulso para que o presidente da Câmara, Hugo Motta, dê andamento ao PL da Anistia.

Informações sobre política são essenciais para decisões bem fundamentadas. Com o objetivo de oferecer dados atualizados em tempo real, a Brasil Paralelo lançou o Resumo BP, uma newsletter que reúne conteúdos selecionados. 

O Resumo BP entrega, diariamente, informações por email, sem custo, com foco em temas relevantes sobre uma série de assuntos. Clique aqui e conheça o Resumo BP.                                                                                         

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais