This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Bolsonaro chama Marçal de “mentiroso” e reafirma apoio a Ricardo Nunes

O discreto apoio de Bolsonaro à candidatura era alvo de críticas dos organizadores da campanha.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/8/2024 19:05
Twitter/Pablo Marçal/Uol

A disputa pelo cargo de prefeito de São Paulo é uma das mais relevantes do país, e à medida que a competição se intensifica, os apoios políticos se tornam cada vez mais cruciais. Recentemente, o ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou um vídeo no qual expressa seu apoio ao candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a prefeitura de São Paulo.

Ao longo da publicação, Bolsonaro ressaltou que o colega de chapa de Nunes, Ricardo Mello Araújo, é membro de seu partido.

O vídeo faz parte de uma série de sinalizações do ex-presidente em favor de Nunes e contra Pablo Marçal (PRTB).

“Mentiroso”, foi a palavra que Bolsonaro usou para se referir a Marçal, , após o empresário e ex-coach ter afirmando que nunca procurou o seu apoio.  Bolsonaro afirmou que teria conversado com Marçal por quase uma hora. No entanto, enfatizou que continua apoiando o atual prefeito de São Paulo. 

Segundo apuração da Gazeta do povo, Bolsonaro enviou uma mensagem crítica ao empresário para seus aliados mais próximos via Whatsapp:

"Certas coisas você não precisa experimentar para saber que é um produto estragado. Meu candidato em São Paulo é Ricardo Nunes."

O texto veio acompanhado de um vídeo que circulou na campanha de 2022, em que Marçal compara Bolsonaro a Lula.

O cientista político Adriano Gianturco, comentarista do programa Cartas na Mesa, destacou a importância de Bolsonaro na política brasileira:


Ele está fora das eleições presidenciais por enquanto, mas ele ainda decide muitos votos. Então ele é aposta de todo mundo da direita que quer uma garantia de mais votos.”

Gianturco seguiu sua fala afirmando que Bolsonaro não é um total outsider na política brasileira, negociando com o centrão:

Existe briga política, mas também existe a costura, afinal, ele escolhe ir com o velho sistema, com o Central etc., em uma eleição na qual podia se ver algo diferente.”

Para o deputado federal do Partido Liberal (PL), Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, a reafirmação de apoio a Nunes ocorre por uma fraqueza do próprio prefeito de São Paulo: 

Trazer o Bolsonaro para reafirmar o apoio a Nunes não é um sinal do Bolsonaro, mas sim, uma fraqueza da campanha de Nunes.

O parlamentar seguiu afirmando acreditar que a transferência de votos do Bolsonaro para Nunes pode não ser tão efetiva por conta da desconfiança entre políticos não ideológicos:

Mas pedir para o eleitor fazer esse tipo de conjuntura com essa experiência passada tão recente e tão amarga, que foi ver essas traições, foi ver essa confiança que se dá a personas do jogo político e que no momento seguinte traem e vão para um lado contrário… eu acho que isso a população não quer mais.”

Bragança seguiu especulando sobre o motivo pelo qual Nunes não tem buscado agradar os setores que apoiam mais fervorosamente o ex-presidente:

Ele fez zero esforço para atrair o bolsonarista para dentro. Não sei se de fato ele não gosta ou se ele é muito acuado e medroso de achar que se ele sinalizar apoio para a direita ele vai estar perdendo os votos do centro.”

A disputa pela prefeitura em São Paulo é uma das campanhas mais importantes do ano, trazendo à tona o cenário da política nacional.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais