Duas autoridades americanas se reuniram diante da imprensa e foram confrontadas diretamente sobre a situação do Brasil. O jornalista questionou as tarifas aplicadas no Brasil sob à luz da lei de 1977.
No caso, ele se referiu à Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional. Essa lei dá ao presidente dos Estados Unidos a autorização para regular o comércio internacional em situações de emergência.
O Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, responde ao jornalista dizendo que da tarifa de 50% aplicada ao Brasil, apenas 10% possuem motivações econômicas, enquanto os outros 40% são motivados por violação de direitos humanos, inclusive de cidadãos americanos, veja o momento:
A fala aconteceu no mesmo período em que o governo Lula comemora uma possível abertura de Trump para negociação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (15) que representantes do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem nesta quinta (16) em Washington para discutir o tarifaço imposto por Trump em agosto e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras.
O encontro será entre o secretário de Estado americano Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira.
Durante um evento no Rio de Janeiro, Lula comentou a ligação que teve com Trump na semana passada:
“Eu comecei a falar o que devia falar. Aí, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica.”
Lula afirmou ter pedido uma conversa “sem liturgia” e lembrou que ambos completam 80 anos. Ele em outubro de 2025 e Trump em junho de 2026. Veja o momento:
Enquanto o governo Lula comemora o avanço das negociações, Paulo Figueiredo alerta para as motivações políticas das tarifas expressadas pelo governo americano.
O Brasil conseguirá reverter as tarifas com negociações econômicas ou terá que fazer as mudanças políticas apontadas por Paulo Figueiredo e Eduardo Bolsonaro?
Para ter essa resposta, é necessário acompanhar o desenrolar dos fatos. Cadastre-se de graça no Resumo BP e receba as próximas notícias diretamente em seu E-mail. Clique no link abaixo e faça o seu cadastro em menos de 3 minutos:
Quero receber a Newsletter jornalística
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP