No items found.
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

A maior parte da tarifa dos EUA contra o Brasil se deve à censura, diz representante americano

Ao lado do Secretário do Tesouro do governo Trump, ele também disse que há uma preocupação extrema com o Estado de Direito e com a violação de direitos humanos no país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/10/2025 16:04
Secretério do Tesouro, Scott Bessent, à esquerda, com o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. Foto: The New York Times.

Duas autoridades americanas se reuniram diante da imprensa e foram confrontadas diretamente sobre a situação do Brasil. O jornalista questionou as tarifas aplicadas no Brasil sob à luz da lei de 1977. 

No caso, ele se referiu à Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional. Essa lei dá ao presidente dos Estados Unidos a autorização para regular o comércio internacional em situações de emergência.

O Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, responde ao jornalista dizendo que da tarifa de 50% aplicada ao Brasil, apenas 10% possuem motivações econômicas, enquanto os outros 40% são motivados por violação de direitos humanos, inclusive de cidadãos americanos, veja o momento:

A fala aconteceu no mesmo período em que o governo Lula comemora uma possível abertura de Trump para negociação.

Lula confirma reunião com EUA para negociar tarifaço e sanções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (15) que representantes do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem nesta quinta (16) em Washington para discutir o tarifaço imposto por Trump em agosto e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras.

O encontro será entre o secretário de Estado americano Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira

Durante um evento no Rio de Janeiro, Lula comentou a ligação que teve com Trump na semana passada:

“Eu comecei a falar o que devia falar. Aí, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica.”

Lula afirmou ter pedido uma conversa “sem liturgia” e lembrou que ambos completam 80 anos. Ele em outubro de 2025 e Trump em junho de 2026. Veja o momento:

Enquanto o governo Lula comemora o avanço das negociações, Paulo Figueiredo alerta para as motivações políticas das tarifas expressadas pelo governo americano. 

O Brasil conseguirá reverter as tarifas com negociações econômicas ou terá que fazer as mudanças políticas apontadas por Paulo Figueiredo e Eduardo Bolsonaro? 

Para ter essa resposta, é necessário acompanhar o desenrolar dos fatos. Cadastre-se de graça no Resumo BP e receba as próximas notícias diretamente em seu E-mail. Clique no link abaixo e faça o seu cadastro em menos de 3 minutos:

Quero receber a Newsletter jornalística

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais