Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Política
3
min de leitura

Resumo de O Príncipe de Maquiavel

Neste resumo de O Príncipe de Maquiavel estão reunidas suas principais ideias para que os príncipes continuassem no poder.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/9/2021 12:06
-

“A soberania se conquista através da astúcia e da traição, conserva-se através da mentira e do homicídio, perde-se pela lealdade e pela compaixão”. Neste resumo de O Príncipe de Maquiavel, antigas estratégias serão vistas como muito atuais.

Este é um clássico que merece ser revisitado e estudado.

O que você vai encontrar neste artigo?

Quem foi Maquiavel?

Nicolau Maquiavel nasceu em 1469, na cidade de Florença. Foi secretário político no regime republicano depois que os Médicis perderam o poder. Nos tribunais, ele conheceu grandes líderes de seu tempo, servindo como diplomata e orientando os governantes florentinos na criação de um exército para proteger a república.

Quando os Médicis voltaram ao poder em 1513, após derrubarem a república, Maquiavel foi exilado. Durante este período, escreveu O Príncipe, A Arte da Guerra e História de Florença, além de romances históricos e poesias.

Como nunca mais recuperou o favor dos Médicis, morreu sem nenhum tostão em 21 de junho de 1527.

Em que contexto Maquiavel escreveu O Príncipe?

Contexto-de-Florenca-quando-Maquiavel-escreveu-O-Principe

Em 1500, Florença era considerada uma cidade livre por ser uma república e não uma monarquia. Entretanto, a família Médici não tinha representação republicana e queria concentrar o poder em si mesma.

Em 1512, a cidade foi invadida, quando houve até mesmo derramamento de sangue, e Maquiavel foi preso e exilado por ser um oficial republicano. Ele escreveu O Príncipe em 1513, durante seu exílio, mas sua obra não foi publicada até 1532, cinco anos após sua morte.

Em 1513, conformou-se com o fato de que Florença seria governada por um príncipe, e assim começou a buscar um meio de se aliar ao novo governante para conseguir uma boa posição e liberdade política.

Maquiavel não se tornou um conselheiro, mas deixou seu legado. Este resumo de O Príncipe condensa suas principais ideias. Ele mudou a forma de ver a política, tratando-a como uma estratégia para a manutenção do poder.

Para entender melhor não apenas o resumo, mas a obra em si, alguns conceitos-chave precisam ser esclarecidos primeiro.

Quem é “o Príncipe”?

Quando Maquiavel se refere aos príncipes e os aconselha, está se referindo aos monarcas, governantes, inclusive reis. São todos os que faziam parte de um governo hereditário concentrando poder em si mesmos.

Seu livro foi escrito com a pretensão de se tornar um manual para um governo eficiente e duradouro.

Será que o fim justifica os meios?

Esta frase não está escrita n’O Príncipe de Maquiavel, mas se tornou uma interpretação comum da obra como um todo. Dizer que os fins justificam os meios é dizer que, se for para manter sua autoridade, o governante pode fazer o que quiser em seus domínios.

O que é virtù e fortuna?

Virtù não é virtude no sentido clássico, no qual o homem luta pela excelência e não tende nem aos vícios dos excessos nem aos vícios dos defeitos, constituindo um meio termo.

Antes de ler o resumo de O Príncipe, é necessário entender que virtù é a habilidade e a inteligência para governar. Ele deve visar a harmonia e a paz em seu reinado.

Se um governante tem virtù, tem a capacidade de controlar e superar as dificuldades impostas a seu governo, criando estratégias para permanecer estável. Em alguns momentos precisará ser piedoso e bom, em outros será severo e cruel.

A fortuna está relacionada à ideia de acaso e de sorte. Os príncipes devem estar atentos à roda da fortuna, ora favorável ao seu governo, ora um obstáculo.

Por esta razão, o príncipe precisa estar sempre atento, desenvolvendo sua virtù para obter boas oportunidades mesmo que a roda da fortuna não lhe seja favorável.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais