Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
História
3
min de leitura

Papai Noel foi criado pela Coca-Cola? Conheça a verdade sobre esse mito

Muitos dizem que o Papai Noel foi criado pela Coca-Cola. Esse mito possui um fundo de verdade, entenda agora porque!

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/1/2022 10:21

Muitos dizem que “o Papai Noel foi criado pela Coca-Cola para transformar o Natal em uma data comercial, tudo por dinheiro”. Diversos são os mitos que circulam a respeito do Natal e do Papai Noel. Um dos mais comuns acusa o bom velhinho de ser apenas a ferramenta de uma economia de mercado agressiva e prejudicial. Será que é verdade? Entenda.

O que você vai encontrar neste artigo?

Qual é a origem do Papai Noel?

A publicidade da Coca-Cola envolvendo o bom velhinho surgiu apenas em 1930. 

Antes do Papai Noel aparecer na publicidade da Coca-Cola, em 1930, grande parte do mundo já esperava o bom velhinho com seus presentes no final do ano. A imagem abaixo é do ano de 1862, publicada na revista Harper's Weekly.

desenho-original-papai-noel
Ilustração do Papai Noel publicada em 1862, na revista Harper's Weekly.

Na realidade, a lenda do Papai Noel remonta ao século IV d.C., mais de um milênio antes da Coca-Cola e do capitalismo surgirem. 

Tudo começou quando um bom Bispo Cristão jogou um saco de moedas de ouro pela chaminé de uma casa.

O motivo?

O dono da casa estava entrando em desespero, ele não conseguia dinheiro para sustentar a si e suas 3 filhas, começando a cogitar a possibilidade de prostituí-las para conseguirem viver. 

O nome do Bispo era Nicolau.

são-nicolau
Representação do Bispo São Nicolau.

Nicolau nasceu em uma família de forte Fé Cristã. Desde a infância, Nicolau desejava se entregar totalmente ao serviço de Deus, vivendo o celibato e a vida de eremita.

Nicolau ficou órfão cedo e herdou muito dinheiro de seus pais. Desapegado das riquezas mundanas, o jovem nascido na atual Turquia distribuía seu dinheiro para os mais necessitados.

Nicolau se tornou Bispo e continuou seus atos de caridade. Devido aos presentes e trajes episcopais, sua imagem formou o que se conhece hoje por Papai Noel. 

Como já era costume de os Cristãos trocarem presentes na época de Natal, provavelmente Nicolau intensificava suas doações nessa época, aumentando sua relação com o Natal.

Muitos pais começaram a contar a piedosa história do santo para seus filhos, o que contribuiu para formar a imagem do Papai Noel que existe até hoje — embora ela tenha perdido seu significado original. 

Mas como a Coca-Cola entrou na história de São Nicolau?

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais