Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
História do Brasil
3
min de leitura

A História da Independência do Brasil, veja as suas causas e consequências

A História da Independência do Brasil é repleta de lutas políticas, disputas simbólicas e batalhas entre Portugal e Brasil. Entenda esse processo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/9/2022 13:50

Às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro recebe cartas que contam a tensa situação entre Brasil e Portugal. Entre essas mensagens, havia relatos de sua esposa Leopoldina e de seu ministro, José Bonifácio. Percebendo que a situação estava insustentável, Pedro saca a espada, convoca seus homens e grita: “Independência ou Morte”.

A História da Independência do Brasil não se resume apenas a esse dia, apesar de ele ser muito importante. Esse acontecimento foi consequência de conflitos políticos anteriores e o causador de muitas outras disputas que o Brasil precisou enfrentar para se consolidar como Nação.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que causou a Independência do Brasil? Veja seus antecedentes

A História do Brasil mudou significativamente com a vinda da Família Real em 1808. Nesse momento começou o Período Joanino (1808-1821) quando o Brasil passou a ser o centro político de todo o império português.

Com o Dom João no Brasil, precisava-se criar um conjunto de pessoas capazes de ocupar as funções do Estado, a chamada burocracia. Além disso, o governo investiu na criação de faculdades, bibliotecas, jardins botânicos e infraestrutura pública.

Todo esse crescimento do Estado incentivou também o crescimento do comércio e a formação de uma classe política atuante no Brasil.

O Brasil era um país grande com uma economia agrária robusta, mas não possuía uma elite política dirigente capaz de competir com a gestão portuguesa. Isso mudou no Período Joanino.

Dom João foi aclamado rei em 1818 em terras brasileiras, o que aumentou ainda mais a relevância do país. Tudo parecia caminhar bem para o monarca em terras brasileiras, mas uma revolução na Europa quebrou as suas expectativas.

A Revolução Liberal do Porto (Dom João VI deixa o Brasil)

Em 1820, parte dos portugueses sente o seu país abandonado pelo rei que residia no Brasil. Um grupo secreto chamado Sinédrio incentiva a população a se revoltar contra a situação do Império baseados em argumentos do iluminismo português.

A reivindicação da revolta era clara: Dom João VI deveria voltar a Portugal e jurar a uma Constituição escrita pelas Cortes.

O governo provisório, convocado pelos revoltosos para governar o país enquanto o rei estava fora, ficou conhecido como "As Cortes". Dom João recebe a notícia com espanto e preocupação. O monarca decide então convocar homens de confiança para decidir o que fazer.

Três cenários são possíveis para Dom João VI:

  1. enviar seu filho Pedro para Portugal;
  2. retornar a Portugal com toda a família;
  3. retornar para Portugal e deixar seu filho como regente do Brasil.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais