Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

‘Os brasileiros que não entendem a história do Brasil não entendem mais nada’, diz Clístenes Hafner na première

"Conhecer a sua própria realidade é a condição para compreender o resto do mundo'' diz o professor Clístenes.

Lançamentos
Por
Publicado em
29/8/2022 22:46

Muitos professores estiveram presentes na première de Brasil: A Última Cruzada em Porto Alegre. As conversas foram todas frutuosas, gerando diversas notícias que podem ser lidas no portal da Brasil Paralelo. Quando Clístenes Hafner e Rafael Nogueira foram questionados sobre a importância do patriotismo, ambos deram verdadeiras aulas. Confira:

Pergunta feita para os professores: "Essa série cumpriu um papel de fazer as pessoas se sentirem orgulhosas de serem brasileiras, elas tiveram um sentimento de amor ao país, de redescobrir o patriotismo. Mas hoje o patriotismo é atacado, é vinculado a uma coisa negativa. Afinal, por que é importante ser patriota?"

Clístenes Hafner: "Quem não entende seu próprio país, sua própria realidade e as condições que foram dadas para que essa realidade exista, não entende mais nada. Ninguém consegue entender o todo se não entender uma parte onde ele próprio se encontra.
Seria como tentar descobrir toda a galáxia sem conhecer o planeta Terra, sem saber que nós estamos no planeta Terra ao olharmos para as estrelas. Se não formos patriotas e conhecermos a nós mesmos, nós não conheceremos mais nada. Também não existirá condições de criticar algo do país.
Rafael Nogueira: "É preciso conhecer a origem e lembrar sempre de como ela foi, senão nós podemos nos perder pelo caminho, podemos perder as emoções que nos davam energia, podemos perder a expectativa de metas.
Professor Rafael Nogueira sendo entrevistado no evento.
Nas origens de um país, é possível que as metas não estejam perfeitamente desenhadas, mas às vezes já estão esboçadas. Perder o espírito juvenil de iniciar o empreendimento - sem importar a idade - é perigoso, precisamos ter a sensação juvenil de muita expectativa, muita energia, muito sacrifício. 
Com a memória desse evento, dos fatos iniciais, dos fatos inaugurais, é possível encaminhar melhor todo o prosseguir, todo o caminhar. É assim até mesmo com o casamento. Esse é um dos motivos de comemorar sempre a data do evento, de se recordar sempre os momentos iniciais. O sentimento se revigora e a memória fortalece nossa conexão com a nossa história.

Os professores ainda comentaram sobre muitos outros assuntos importantes para o Brasil, para os membros e para a Brasil Paralelo. Veja as próximas notícias no portal da Brasil Paralelo.

Para assistir o primeiro episódio da série Brasil: A Última Cruzada no dia 5 de setembro, basta tocar neste link.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais