O povo brasileiro tem fama de conseguir fazer piada em todas as situações. Facilmente, deslizes viram memes e viralizam de um dia para o outro. No fim, é comum que situações complicadas terminem em risadas. Filmes de comédia brasileira são capazes de fazer o espectador ver a vida a partir da lente do humor. Veja uma lista com alguns dos principais!
Uma comédia foi o filme pioneiro no cinema com som no Brasil. Trata-se de “Acabaram-se os Otários”. A obra foi lançada em 1929, um ano antes da criação da Cinédia, uma grande produtora de filmes audiovisuais.
Desde então, o gênero se tornou um sucesso nos cinemas, nas rádios, na televisão e na internet. Comédias recentes como “De Pernas para o Ar” e “Minha Mãe é Uma Peça” levaram juntas mais de 20 milhões de pessoas aos cinemas.
Ao contrário do que muitos acham, a comédia não é uma forma de se desligar da realidade. Mas sim uma maneira específica de observar o mundo. Assistir filmes de comédia brasileira é enxergar a cultura do país enquanto dá boas risadas.
O filme é baseado na obra de Ariano Suassuna que leva o mesmo nome e conta a história de Chicó e João Grilo. Ele estreou no ano 2000.
João Grilo é um sertanejo pobre e mentiroso que engana as pessoas para conseguir algumas vantagens. Já Chicó é considerado o mais covarde de todos os homens. Eles são grandes amigos que acabam arrumando problemas juntos.
Chicó se apaixona pela filha do Major Antônio Morais, homem temido na cidade. Orientado pelo malandro João Grilo, ele usa de várias estratégias para tentar demonstrar coragem e conseguir a mão de Rosinha em casamento.
O problema é que esses planos sempre arrumam problemas sérios para a dupla, inclusive com um cangaceiro chamado Severino.
O filme tem como peça central o humor, mas também traz reflexões importantes para quem assiste.É ambientado na pobreza do sertão nordestino e mostra a religiosidade e os costumes que movem aquele povo.
Em uma das cenas João Grilo é levado ao seu julgamento particular onde é julgado pelas suas mentiras. Além de mostrar as belezas da fé cristã, essa cena trata com leveza o poder da fé.
Indicação: classificação livre.
2 – Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela é uma jovem que ama ir ao cinema e se imaginar com os galãs dos filmes que assiste. Um dia ela conhece Leléu, um malandro que vivia a vida de maneira descompromissada. Os dois se apaixonam profundamente.
O grande problema é que Lisbela está noiva e não pode viver livremente o seu amor com Leléu. Para piorar a situação, Leléu está sendo perseguido por um matador que queria vingar o fato dele ter se relacionado com a sua mulher.
Esse filme é uma adaptação da peça de teatro com o mesmo nome de Osman Lins. Ele mistura o romance com bastante humor e é marcado pelo regionalismo nordestino.