Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Filmes da Brasil Paralelo parte II - Grandes histórias do cinema

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo

Bons filmes transmitem mensagens impactantes, convidam o espectador a uma mudança de vida e o fazem meditar sobre a realidade. A Brasil Paralelo separou essas Grandes histórias do cinema para oferecer na plataforma de streaming BP Select.

Cada filme da Brasil Paralelo foi escolhido para você apertar o play sem medo.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

A Onda

a-onda
Clássica cena do filme A Onda.

Um professor de ensino médio promove com sua turma um experimento para que eles entendam como é a vida sob um regime de mentalidade totalitária. Aos poucos, o experimento vai formando uma unidade social própria e saindo do controle…

Por que assistir?

O filme A Onda mostra os reais perigos do autoritarismo e do totalitarismo que, disfarçados sob bons pretextos, aos poucos vai manipulando as pessoas sem que elas percebam.

O filme é um alerta contra os perigos do totalitarismo e da tomada de poder autoritária nos dias de hoje.

A Rede Social

a-rede-social
Cena que retrata as origens do Facebook no filme A Rede Social.

Um dos homens mais poderosos do mundo, Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook, tem sua história contada neste filme. Ele foi a pessoa mais jovem a se tornar bilionário na história.

Com o sucesso do Facebook, ele acaba tendo que lidar com uma série de complicações em sua vida social e profissional.

Por que assistir?

O filme trata de um acontecimento real que mudou e continua mudando a situação do mundo presente.

O filme tem uma poderosa crítica à hipocrisia da possibilidade de não se ter nenhuma amizade real, consistente e profunda, mesmo estando conectado à milhares de pessoas.

Uncle Tom

uncle-tom
Cartaz de divulgação do documentário Uncle Tom.

Uma coleção de entrevistas com os mais provocantes pensadores conservadores negros dos Estados Unidos. O filme apresenta um olhar diferente sobre o que é ser negro na América.

O documentário expõe: 

  • a pressão que os negros sofrem para seguirem pautas progressistas; 
  • o que está por trás das tensões raciais;
  • a situação política no Estados Unidos.

Por que assistir?

Todos os entrevistados têm características comuns: são grandes personalidades, bem sucedidas, pessoas de destaque, mas que são perseguidos, xingados e cancelados por serem negros conservadores.

Esse filme certamente irá alterar a percepção do espectador sobre a realidade política e racial da história americana.

Cadete Winslow

cadete-winslow
Cena do filme Cadete Winslow.

O jovem Winslow é acusado de roubar dinheiro na Escola da Marinha e sua família se envolve com sua defesa que vai parar na justiça. Porém, eles enfrentam uma grande crise devido a um frenesi midiático sobre o caso.

Por que assistir?

O filme apresenta uma grande reflexão sobre os choques de gerações na Inglaterra. De um lado uma Inglaterra marcada pela cultura acelerada, moderna e midiática. Do outro, há a tradicional Inglaterra que cultua valores sobre honra, família e heroísmo.

Esses valores vão se perdendo na agilidade dos novos tempos.

O Último dos Moicanos

o-último-dos-moicanos
Daniel Day-Lewis em cena do filme O Último dos Moicanos.

Durante a Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra, os índios norte americanos, hawkeye, veem sua existência ameaçada. Apesar disso, um homem criado por esses índios se apaixona pela filha de um oficial britânico e deve enfrentar a desaprovação dele.

Por que assistir?

O filme é essencialmente de ação, mas que ao mesmo tempo mostra muita beleza. As cenas parecem verdadeiras pinturas. Além disso, o espectador é completamente imerso no período histórico do filme e no drama das personagens.

No choque de civilizações da guerra, o filme convida todos a lembrar de um legado cultural perdido.

Os Miseráveis

os-miseráveis
Cena do filme Os Miseráveis, Jean Valjean é vivido por Liam Neeson.

Baseado no clássico romance de Victor Hugo, Os Miseráveis é um grande épico sobre amor, honra e obsessão, que se desenrola no tumultuado início do século XIX na França.

Por que assistir?

O filme é uma das melhores adaptações feitas da peça e que deve ser assistida por todos aqueles que gostam de literatura. Jean Valjean, o protagonista, faz o papel de herói no filme.

Ele aprende o valor do perdão em uma sociedade que esqueceu o que é a misericórdia e constantemente cresce em crueldade.

  • Os melhores filmes estão aqui. Assine agora a BP Select e acesse histórias escolhidas a dedo.

Whiplash

whiplash
Terence Fletcher ensinando Andrew Neiman em Whiplash.

Andrew Neiman sonha em ser baterista de jazz, mas somente seu talento não é suficiente para sua ambição: ser o melhor.

O grande músico e professor Terence Fletcher levará Newman aos limites da arte para que esse sonho seja alcançado.

Por que assistir?

O filme representa um constante conflito psicológico da vida de Neiman: há uma liberdade e uma beleza na música e, por outro lado, há a técnica e a obsessão com a perfeição.

O espectador vai sendo desafiado a encontrar esse equilíbrio junto de Neiman, enquanto o protagonista tenta equilibrar sua vida pessoal com sua arte e tudo que ele deseja realizar.

Falcão Negro em Perigo

falcão-negro-em-perigo
Soldados americanos em operação no filme Falcão Negro em Perigo.

Um dos filmes de guerra mais imersivos da história, Falcão Negro em Perigo retrata o drama de 160 soldados americanos que estão presos na Somália após uma operação malsucedida. 

Por que assistir?

O filme comunica com maestria a virtude dos soldados que se arriscaram em batalha, perduraram uma grande crise, que foram corajosos, que lutaram e morreram por diversas causas. 

Sem ter um protagonista claro, o filme comunica um chamado ao heroísmo. Todos os personagens e espectadores são convocados a viver este heroísmo comum.

Um Lugar no Coração

um-lugar-no-coração
Cena do filme Um Lugar no Coração.

Na América da Grande Depressão, as dificuldades estavam por toda a parte, a sobrevivência era uma luta diária e a esperança estava escondida em algum lugar no coração.

Por que assistir?

Os protagonistas formam um trio improvável: Miss Paulden, uma viúva responsável por administrar uma grande propriedade, um veterano de guerra cego, Mr. Will, e Moze, um plantador negro que vivia no sul dos Estados Unidos no auge da segregação racial. Apesar de todos os problemas, eles não desistem de lutar.

O filme mostra o valor do empreendimento, a importância da propriedade e como as pessoas comuns são capazes de se superar face a um desafio.

Gattaca

gattaca
Cartaz do filme Gattaca.

Em um futuro distópico, a sociedade passa a buscar a perfeição humana prometendo um mundo perfeito. Para alcançar tal objetivo, os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios.

O “Inválido” Vincent Freeman esconde sua verdadeira origem, mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.

Por que assistir?

No Gattaca as pessoas são classificadas a partir de seus códigos biológicos e seu trabalho é escolhido a partir desse controle estatal genético.

Testes constantes são feitos, com fios de cabelo, cotonetes, tudo para manter as pessoas controladas e dentro dessa ordem que pretende substituir o esforço humano e a meritocracia por uma questão biológica e cientificista.

O Caminho para Casa

o-caminho-para-casa
Cena do filme O Caminho para Casa.

A morte do pai de Luo Yusheng o leva de volta para sua casa em sua vila natal. Diante da morte do pai, o protagonista reflete sobre a vida e o amor daqueles que o geraram. O filme promove uma reflexão sobre a vida na China comunista dos anos 90.

Por que assistir?

O filme é uma crítica sutil ao regime comunista chinês e a destruição do passado que ele promoveu. Há um elemento de memória na trama, por isso o caminho para casa. 

Trata-se de um retorno a algo que foi perdido, a valores do passado que não se encontram mais e a elementos de lealdade e de beleza da vida cotidiana ordinária. Algo foi perdido e há um convite para que seja redescoberto.

O que é a BP Select?

A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 47.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes, mais de 50 produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis.  A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.

A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:

  1. Presença - oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle - oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema - os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhida a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.

Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS