O cinema já produziu grandes clássicos que conquistaram as telas e envolveram o público com uma grande produção, uma mensagem de valor e roteiros envolventes. A Brasil Paralelo separou os Clássicos premiados da história do cinema para oferecer na plataforma de streaming BP Select.
Os filmes da Brasil Paralelo foram escolhidos para você apertar o play sem medo.
Grande obra feita pelo mestre do cinema, Elia Kazan, Sindicato de Ladrões é uma metáfora da situação de Hollywood à época que o filme foi lançado. Depois de ter militado pelo partido comunista e trabalhado na infiltração deste em Hollywood, o diretor se arrepende, depõe no congresso americano e se emenda pela traição que cometeu aos Estados Unidos.
Essa denúncia fez com que Kazan fosse muito perseguido em Hollywood.
Sua resposta aos perseguidores é artística: o filme conta a história de Terry, interpretado por Marlon Brando, um boxeador que se perdeu no mundo do crime, dominado por um sindicato maligno.
Esse sindicato impede o desenvolvimento das pessoas, dos trabalhadores honestos, mas Terry está disposto a defender a verdade e enfrentar esse establishment.
O filme trata da importância da defesa da verdade e dos valores e como tudo isto deve ser preservado. Mesmo que um sindicato, que no filme simboliza o aparato socialista ou o establishment, busque impedir isto.
Um grande clássico de um dos maiores diretores de todos os tempos: Frank Capra. O filme A Mulher Faz o Homem apresenta uma crítica contra a realidade política dos Estados Unidos. Um jovem idealista do interior, interpretado por Jimmy Stewart, acaba sendo eleito senador americano.
Em Washington, o jovem depara-se com uma capital corrompida, dominada por um establishment político corrupto.
O protagonista terá de lutar para manter seus valores enquanto se sustenta em um ambiente hostil.
A máquina de corrupção política e midiática faz com que o espectador consiga se situar na realidade do Senador Smith, despertando o desejo de um herói que vem resgatar o povo de um contexto político complexo.
Lawrence da Arábia é um épico vencedor de 7 Oscars. O filme se passa na Primeira Guerra Mundial e seu protagonista é T. E. Lawrence, um oficial britânico de personalidade complexa e enigmática.
Lawrence é enviado à Arábia para auxiliar nas lutas de independência local para que o resultado destas volte em favor da Inglaterra.
O personagem transita entre seus interesses pessoais e os interesses árabes, sendo uma metáfora da ambiguidade mundial que pairava na época da Guerra.
O filme é um grande desafio intelectual: compreender seu sentido e entrar nas suas camadas de interpretação profundas demandam bastante de quem o assiste. Além disso, os personagens são cativantes e os dramas humanos presentes dão o tom da obra.
Os melhores filmes estão aqui. Assine agora a BP Select e acesse histórias escolhidas a dedo.
Nova York foi construída a partir da violência. Gangues de Nova York, filme de Martin Scorsese, retrata a disputa entre as gangues dos Nativistas e dos Irlandeses para dominar a cidade.
Todo o conflito ajudou na construção das estruturas políticas, sociais e até policiais de Nova York nos anos 1860.
O filme é uma metáfora que representa como os símbolos do passado vão sendo abandonados. À medida que a cidade vai se industrializando, modernizando e crescendo, as antigas as questões formadoras vão sendo engolidas pelo Estado e pela modernização.
O famoso psiquiatra Kris Kelvin vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se o trabalho de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar.
O filme apresenta uma resposta a 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Solaris busca mostrar um mundo no qual a experiência da busca científica é estéril se não se tem auto conhecimento, se não se encontra a profundidade da alma e o conhecimento próprio.
É uma grande crítica ao homem científico que se esqueceu o que é a jornada do autoconhecimento e a construção de relacionamentos humanos.
A vida, os tempos e as aflições do iconógrafo russo do século XV.
Um dos melhores filmes de Tarkovski, ele conta a história de um pintor russo do período tardio medieval. A história se concentra em como, ao se defrontar com várias visões de mundo que envolvem profanidades, seduções, guerras e crises, Andrei Rublev permanece fiel a uma vida espiritual.
Um poeta russo e seu intérprete viajam para a Itália para investigar a vida de um compositor do século XVIII.
O filme é uma criação tardia da carreira de Tarkovski, na qual ele já está no exílio fugindo da União Soviética. Ele procura trazer uma experiência espiritual russa num contexto italiano.
O protagonista do filme, o poeta russo Andrei, busca descobrir entre o prazer sensual e a arte imediata a experiência do retorno para casa, que é o que significa a palavra nostalgia.
Considerado o maior clássico natalino do cinema, o longa de Frank Capra incorpora o espírito do Natal de uma forma única.
George muda sua vida ao perceber a importância que ele possui na vida de outras pessoas e de sua comunidade. Isso acontece por intervenção de Clarence, um anjo enviado por Deus para sua vida.
A Felicidade não se Compra é um ícone natalino, um dos maiores filmes da história. O diretor Frank Capra produziu o filme logo após ter enfrentado os horrores da Segunda Guerra Mundial. Mesmo estando extremamente impactado com o conflito, o cineasta quis deixar para o mundo uma mensagem de que o amor transcendental pode mudar vidas, um testemunho de que existe uma beleza na vida e que ela vale a pena ser vivida.
Após a perda do pai, duas filhas de um pastor luterano acolhem a francesa Babette como cozinheira em sua casa e, com um banquete, ela vai lhes mostrar sua gratidão.
É um filme fantástico que trata do grande valor espiritual de pequenas coisas comuns. A temática central orbita em torno da importância dos sentidos da vida comum, da comida e do trabalho, como um canal para encontrar a vida espiritual.
Um grande clássico do neorrealismo italiano, Ladrões de Bicicleta retrata a Itália pós-guerra. A bicicleta de Antonio Ricci é roubada. Ele e seu filho partem pelas ruas de Roma para encontrá-la.
É um dos grandes clássicos da história do cinema europeu. Ele mostra o drama de um pai de família que depende da sua bicicleta que foi roubada para sustentar seus filhos e sua esposa.
O filme trabalha com esse drama psicológico, o espectador sente as emoções do personagem, sente o desespero. Todas estas situações e relações sociais são vividas em uma Itália desesperada com a crise no período entreguerras.
Em 1794, no período da Revolução Francesa conhecido como Reino do Terror, 16 irmãs carmelitas do Mosteiro de Compiègne foram condenadas à morte na guilhotina.
Assista a este belíssimo filme, adaptado da peça homônima de Georges Bernanos.
O tema da morte está sempre presente na trama do filme. Principalmente quando os eventos da Revolução Francesa impactam na vida das irmãs. O Terror estava instaurado e a vida do claustro ameaçada.
As carmelitas abraçam o martírio com heroísmo e o filme comunica a grandeza de suas almas. É retratado o confronto entre as forças do bem e do mal: de um lado a revolução, a burocracia, o desgosto pessoal e as piores paixões e do outro a sinceridade, a delicadeza, a gentileza e um amor profundo que vai além dessa vida.
Uma família de fazendeiros lida com conflitos internos e uma crise de fé.
É um clássico nórdico do diretor Carl Theodor Dreyer. O filme fala da temática da fé em uma família que um dos filhos acredita ser Jesus Cristo. Diante disso, há um drama em relação ao que é a palavra, o Evangelho dito ou pensado, e o que é a presença real divina.
O filme é muito bom para aqueles que procuram reflexões espirituais e filosóficas e procuram aprofundar nisso nas experiências cotidianas.
Um casal é confrontado com uma difícil escolha: mudar-se de país e dar uma vida melhor para sua filha ou ficar no Irã para cuidar de um pai acometido pelo mal de Alzheimer.
O filme é multipremiado, venceu o Oscar e foi muito bem aclamado tanto pela crítica quanto pelo público em geral. A Separação trata do drama familiar do divórcio entre Simin e Nader. Simin sai de casa e obriga o ex-marido a contratar uma cuidadora para seu pai que sofre de Alzheimer.
Razieh é contratada. Ela guarda um segredo muito importante que, quando vem à tona, muda muitas coisas.
A grande mensagem do filme é a importância do sacrifício no matrimônio, para que este dê certo e como os cônjuges devem juntos buscar a verdade para que se realizem.
A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 47.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes, mais de 50 produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis. A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.
A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:
Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP