Filmes da Brasil Paralelo parte I - Clássicos premiados

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
15/12/2021
Compartilhe com amigos

O cinema já produziu grandes clássicos que conquistaram as telas e envolveram o público com uma grande produção, uma mensagem de valor e roteiros envolventes. A Brasil Paralelo separou os Clássicos premiados da história do cinema para oferecer na plataforma de streaming BP Select.

Os filmes da Brasil Paralelo foram escolhidos para você apertar o play sem medo.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Sindicato de Ladrões

Pôster do filme Sindicato de Ladrões.

Grande obra feita pelo mestre do cinema, Elia Kazan, Sindicato de Ladrões é uma metáfora da situação de Hollywood à época que o filme foi lançado. Depois de ter militado pelo partido comunista e trabalhado na infiltração deste em Hollywood, o diretor se arrepende, depõe no congresso americano e se emenda pela traição que cometeu aos Estados Unidos.

Essa denúncia fez com que Kazan fosse muito perseguido em Hollywood.

Sua resposta aos perseguidores é artística: o filme conta a história de Terry, interpretado por Marlon Brando, um boxeador que se perdeu no mundo do crime, dominado por um sindicato maligno.

Esse sindicato impede o desenvolvimento das pessoas, dos trabalhadores honestos, mas Terry está disposto a defender a verdade e enfrentar esse establishment.

Por que assistir?

O filme trata da importância da defesa da verdade e dos valores e como tudo isto deve ser preservado. Mesmo que um sindicato, que no filme simboliza o aparato socialista ou o establishment, busque impedir isto.

A Mulher Faz o Homem

Cena do filme A Mulher Faz o Homem.

Um grande clássico de um dos maiores diretores de todos os tempos: Frank Capra. O filme A Mulher Faz o Homem apresenta uma crítica contra a realidade política dos Estados Unidos. Um jovem idealista do interior, interpretado por Jimmy Stewart, acaba sendo eleito senador americano.

Em Washington, o jovem depara-se com uma capital corrompida, dominada por um establishment político corrupto. 

O protagonista terá de lutar para manter seus valores enquanto se sustenta em um ambiente hostil.

Por que assistir?

A máquina de corrupção política e midiática faz com que o espectador consiga se situar na realidade do Senador Smith, despertando o desejo de um herói que vem resgatar o povo de um contexto político complexo.

Lawrence da Arábia

Pôster do filme Lawrence da Arábia.

Lawrence da Arábia é um épico vencedor de 7 Oscars. O filme se passa na Primeira Guerra Mundial e seu protagonista é T. E. Lawrence, um oficial britânico de personalidade complexa e enigmática.

Lawrence é enviado à Arábia para auxiliar nas lutas de independência local para que o resultado destas volte em favor da Inglaterra.

O personagem transita entre seus interesses pessoais e os interesses árabes, sendo uma metáfora da ambiguidade mundial que pairava na época da Guerra.

Por que assistir?

O filme é um grande desafio intelectual: compreender seu sentido e entrar nas suas camadas de interpretação profundas demandam bastante de quem o assiste. Além disso, os personagens são cativantes e os dramas humanos presentes dão o tom da obra.

Os melhores filmes estão aqui. Assine agora a BP Select e acesse histórias escolhidas a dedo.

Taxi Driver

Cena do filme Taxi Driver, de Martin Scorsese.

Um filme que remonta a obra de Dostoiévski, Taxi Driver aborda a questão psicológica da decadência humana. Em um contexto urbano degradado e corrompido, as frustrações podem levar as pessoas a níveis extremos de loucura.

Travis, o protagonista, está constantemente a ponto de se perder, perturbado pela vida urbana das ruas de Nova York dos anos 70.

Por que assistir?

O filme serviu como referência para a criação de diversos outros filmes, como Coringa, de 2019. Com uma visão e uma análise cuidadosa, o espectador é capaz de compreender o drama da decadência humana em um contexto de violência e sofrimento.

Gangues de Nova York

Cena do filme Gangues de Nova York.

Nova York foi construída a partir da violência. Gangues de Nova York, filme de Martin Scorsese, retrata a disputa entre as gangues dos Nativistas e dos Irlandeses para dominar a cidade.

Todo o conflito ajudou na construção das estruturas políticas, sociais e até policiais de Nova York nos anos 1860.

Por que assistir?

O filme é uma metáfora que representa como os símbolos do passado vão sendo abandonados. À medida que a cidade vai se industrializando, modernizando e crescendo, as antigas as questões formadoras vão sendo engolidas pelo Estado e pela modernização.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Pôster do filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

Uma nave espacial aparece em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. A polícia tenta manter segredo, mas aos poucos, há o encontro dos seres humanos com aliens e espaçonaves.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau é um filme que mudou a história do cinema americano e a carreira do grande diretor Steven Spielberg.

Por que assistir?

Steven Spielberg é um dos maiores diretores da história do cinema. Contatos Imediatos de Terceiro Grau lançou bases de boa parte do que foi construído na sua carreira. O filme mostra a relação das pessoas na década de 70 com a ficção científica, o que seria o futuro e o contato com a tecnologia.

Vestígios do Dia

Pôster do filme Vestígios do Dia.

Vestígios do Dia retrata a vida do mordomo James Stevens. Ele trabalha na Mansão Darlington, moradia de um lorde britânico que está envolvido nos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial. O filme se passa no contexto do apaziguamento que os ingleses buscavam promover com Hitler.

A vida e o trabalho do mordomo refletem os acontecimentos da época e são uma reflexão sobre a necessidade de se tomar firmes decisões.

Por que assistir?

A vida do mordomo pouco a pouco demonstra o que pode ocorrer na vida de cada um se as pessoas forem incapazes de tomar decisões corajosas em prol de uma vida realizada, de uma vida mais plena.

Solaris

Cena do filme Solaris, de Andrey Tarkovsky.

O famoso psiquiatra Kris Kelvin vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se o trabalho de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar.

Por que assistir?

O filme apresenta uma resposta a 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Solaris busca mostrar um mundo no qual a experiência da busca científica é estéril se não se tem auto conhecimento, se não se encontra a profundidade da alma e o conhecimento próprio.

É uma grande crítica ao homem científico que se esqueceu o que é a jornada do autoconhecimento e a construção de relacionamentos humanos.

Andrei Rublev

Cena do filme Andrei Rublev.

A vida, os tempos e as aflições do iconógrafo russo do século XV.

Por que assistir?

Um dos melhores filmes de Tarkovski, ele conta a história de um pintor russo do período tardio medieval. A história se concentra em como, ao se defrontar com várias visões de mundo que envolvem profanidades, seduções, guerras e crises, Andrei Rublev permanece fiel a uma vida espiritual.

Nostalgia

Cena do filme Nostalgia.

Um poeta russo e seu intérprete viajam para a Itália para investigar a vida de um compositor do século XVIII.

Por que assistir?

O filme é uma criação tardia da carreira de Tarkovski, na qual ele já está no exílio fugindo da União Soviética. Ele procura trazer uma experiência espiritual russa num contexto italiano.

O protagonista do filme, o poeta russo Andrei, busca descobrir entre o prazer sensual e a arte imediata a experiência do retorno para casa, que é o que significa a palavra nostalgia.

A Felicidade não se Compra

Imagem feita a partir de uma cena do filme A Felicidade Não Se Compra.

Considerado o maior clássico natalino do cinema, o longa de Frank Capra incorpora o espírito do Natal de uma forma única.

George muda sua vida ao perceber a importância que ele possui na vida de outras pessoas e de sua comunidade. Isso acontece por intervenção de Clarence, um anjo enviado por Deus para sua vida.

Por que assistir?

A Felicidade não se Compra é um ícone natalino, um dos maiores filmes da história. O diretor Frank Capra produziu o filme logo após ter enfrentado os horrores da Segunda Guerra Mundial. Mesmo estando extremamente impactado com o conflito, o cineasta quis deixar para o mundo uma mensagem de que o amor transcendental pode mudar vidas, um testemunho de que existe uma beleza na vida e que ela vale a pena ser vivida.

A Festa de Babette

Cena do filme Festa de Babete.

Após a perda do pai, duas filhas de um pastor luterano acolhem a francesa Babette como cozinheira em sua casa e, com um banquete, ela vai lhes mostrar sua gratidão.

Por que assistir?

É um filme fantástico que trata do grande valor espiritual de pequenas coisas comuns. A temática central orbita em torno da importância dos sentidos da vida comum, da comida e do trabalho, como um canal para encontrar a vida espiritual.

Ladrões de Bicicleta

Cena do filme Ladrões de Bicicleta.

Um grande clássico do neorrealismo italiano, Ladrões de Bicicleta retrata a Itália pós-guerra. A bicicleta de Antonio Ricci é roubada. Ele e seu filho partem pelas ruas de Roma para encontrá-la.

Por que assistir?

É um dos grandes clássicos da história do cinema europeu. Ele mostra o drama de um pai de família que depende da sua bicicleta que foi roubada para sustentar seus filhos e sua esposa.

O filme trabalha com esse drama psicológico, o espectador sente as emoções do personagem, sente o desespero. Todas estas situações e relações sociais são vividas em uma Itália desesperada com a crise no período entreguerras.

O Diálogo das Carmelitas

Imagem representando acontecimento histórico do assassinato na Revolução Francesa, foco do filme O Diálogo das Carmelitas.

Em 1794, no período da Revolução Francesa conhecido como Reino do Terror, 16 irmãs carmelitas do Mosteiro de Compiègne foram condenadas à morte na guilhotina.

Assista a este belíssimo filme, adaptado da peça homônima de Georges Bernanos.

Por que assistir?

O tema da morte está sempre presente na trama do filme. Principalmente quando os eventos da Revolução Francesa impactam na vida das irmãs. O Terror estava instaurado e a vida do claustro ameaçada.

As carmelitas abraçam o martírio com heroísmo e o filme comunica a grandeza de suas almas. É retratado o confronto entre as forças do bem e do mal: de um lado a revolução, a burocracia, o desgosto pessoal e as piores paixões e do outro a sinceridade, a delicadeza, a gentileza e um amor profundo que vai além dessa vida.

A Palavra

a-palavra
Cena do filme A Palavra.

Uma família de fazendeiros lida com conflitos internos e uma crise de fé.

Por que assistir?

É um clássico nórdico do diretor Carl Theodor Dreyer. O filme fala da temática da fé em uma família que um dos filhos acredita ser Jesus Cristo. Diante disso, há um drama em relação ao que é a palavra, o Evangelho dito ou pensado, e o que é a presença real divina. 

O filme é muito bom para aqueles que procuram reflexões espirituais e filosóficas e procuram aprofundar nisso nas experiências cotidianas.

O que é a BP Select?

A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 47.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes, mais de 50 produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis.  A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.

A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:

  1. Presença - oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle - oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema - os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhida a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.

  • Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.
Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS