Filmes
3
min de leitura

Como uma família pode ser feliz em meio a uma guerra civil? O filme Adoráveis Mulheres representa esse cenário com delicadeza e ternura

Baseado no livro "Adoráveis Mulheres", o filme de 1994 retrata os sonhos e as dificuldades da família March em meio a Guerra Civil Americana.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/6/2024 19:20
Capa: trecho do filme Adoráveis Mulheres.

“O que as mulheres fazem o dia todo nessa casa?”, pergunta o personagem Laurie, interpretado por Christian Bale, ao escutar os risos e gritos da família March. A vida alegre e animada das irmãs March encantava toda a cidade de Concord, Massachusetts.

Conhecidas por serem jovens educadas na vida social, a vida privada das irmãs era um enigma para os homens.

Baseado no livro "Mulherzinhas", o filme de 1994 retrata os sonhos e as dificuldades da família March em meio a Guerra Civil Americana. Cada uma das jovens irmãs tinha um sonho diferente, sendo alguns deles inéditos para a sociedade da época:

  1. Josephine "Jo" March - Jo sonha em ser uma escritora famosa. Ela é independente, determinada e possui um espírito rebelde. Não aceitando se prender a um casamento na juventude, ela vai em busca de seus sonhos, mesmo que isso  rompa com as barreiras sociais da sua sociedade.
  2. Margaret "Meg" March - Meg deseja ter uma vida tradicional e sonha em se casar e formar uma família. Ela valoriza a estabilidade e a vida doméstica, aspirando a ser uma boa esposa e mãe.
  3. Amy March - Amy sonha em ser uma artista renomada. Ela é ambiciosa e aprecia as coisas bonitas da vida, desejando viajar pelo mundo e desenvolver suas habilidades artísticas.
  4. Elizabeth "Beth" March - Beth é a mais tímida e gentil das irmãs. Seu sonho é viver uma vida tranquila e simples, cercada pela família que ama. Ela tem um talento especial para a música e sonha em tocar piano ao longo de sua vida.

Os sonhos delas pareciam estar ao alcance de cada uma, elas viviam uma vida feliz e estável no interior dos Estados Unidos.

Porém, a tranquilidade que elas desfrutavam sofreu um choque repentino: com o início da Guerra Civil Americana, o pai da família foi convocado para servir como pastor capelão dos soldados.

Com a ausência do pai, as jovens precisam se unir para enfrentar problemas financeiros e o rastro de destruição causado pela Guerra Civil.

Mesmo com personalidades e aspirações completamente diferentes, o apoio mútuo entre elas permaneceu, tornando este filme reconfortante e encantador para quem o assiste. A produção dedicada rendeu ao filme 3 indicações ao Oscar. Veja o trailer:

Um dos fatores que fizeram o filme Adoráveis Mulheres de 1994 concorrer ao Oscar foi o elenco renomado da produção.

O que você vai encontrar neste artigo?

Elenco de Adoráveis Mulheres

Alguns dos principais destaques de Adoráveis Mulheres são (1994):

  • Winona Ryder como Josephine "Jo" March: a atriz foi indicada ao Oscar por sua interpretação de Jo March, uma jovem apaixonada pliteratura. Ryder já era conhecida por seus papéis em filmes como "Heathers" (1988) e "Edward Scissorhands" (1990).
  • Trini Alvarado como Margaret "Meg" March: Trini Alvarado interpretou a irmã mais velha, Meg, que sonha com uma vida tradicional e familiar. Alvarado era conhecida por seu trabalho em "Stella" (1990) e "The Frighteners" (1996).
  • Claire Danes como Elizabeth "Beth" March: Claire Danes, em um de seus primeiros papéis importantes, interpretou Beth, a irmã tímida e gentil. Danes ganhou aclamação por sua atuação, e posteriormente se tornou famosa por séries como "My So-Called Life" e "Homeland".
  • Kirsten Dunst como a jovem Amy March e Samantha Mathis como a Amy adulta: Kirsten Dunst interpretou Amy quando jovem. Ela já havia participado do filme Entrevista com um Vampiro, de sucesso internacional, e se consolidou como uma atriz de sucesso na vida adulta, interpretando Mary Jane em Homem Aranha (2002) e Maria Antonieta no filme de mesmo nome.

Samantha também se tornou uma atriz renomada, tendo participado de A Última Ameaça (1996) e Psicopata Americano (2000).

  • Christian Bale como Theodore "Laurie" Laurence: Christian Bale já era conhecido por ter atuado nos filmes "Empire of the Sun" e "Henry V", mas foi nos anos posteriores à Adoráveis Mulheres que vieram seus principais papéis: "Psicopata Americano" (2000), "Batman Begins" (2005) e Ford v Ferrari (2019).
  • Susan Sarandon como Marmee March: Susan Sarandon, uma atriz renomada, interpretou a mãe das meninas, Marmee. Sarandon já era uma estrela estabelecida, conhecida por seu trabalho em "Thelma & Louise" (1991) e "Dead Man Walking" (1995).

Produção

Alguns dos principais nomes da produção são:

Diretora: Gillian Armstrong

Gillian Armstrong, uma diretora australiana, trouxe uma sensibilidade única ao filme, destacando a força e a independência das personagens femininas. Armstrong é conhecida por seu trabalho em "My Brilliant Career" (1979).

Roteirista: Robin Swicord

Robin Swicord adaptou o romance de Louisa May Alcott para o cinema, criando um roteiro que equilibrou a fidelidade ao material original com uma nova sensibilidade para o público moderno.

Produtoras: Denise Di Novi e Amy Pascal

Denise Di Novi e Amy Pascal foram as produtoras do filme, ambas tendo carreiras de sucesso em Hollywood. Di Novi é conhecida por sua colaboração com Tim Burton, e Pascal tornou-se uma executiva influente na Sony Pictures.

Música: Thomas Newman

A trilha sonora foi composta por Thomas Newman, cujo trabalho adicionou uma profundidade emocional ao filme. Newman é um compositor aclamado, indicado a múltiplos Oscars por seu trabalho em filmes como "Um Sonho de Liberdade" (1994) e "Beleza Americana" (1999).

Figurinos: Colleen Atwood

Colleen Atwood, uma renomada figurinista, criou os trajes de época que ajudaram a trazer a história à vida. Atwood é uma vencedora do Oscar conhecida por seu trabalho em filmes como "Chicago" (2002) e "Memoirs of a Geisha" (2005).

O trabalho do elenco renomado trouxe elogios por parte do público.

Avaliação do público

No Rotten Tomatoes, site especializado em cinema, Adoráveis Mulheres (1994) teve uma note de 92% da crítica especializada. Para Anna Maria Dell´oso, do jornal Sydney Morning Herald:

“Armstrong e sua equipe fizeram um filme nível A, um conto de fadas de fraternidade ambientado em um mundo quase operístico de intenso drama emocional. O filme parece bem datado e atemporal ao mesmo tempo”.

Muitos consideraram o filme a melhor adaptação do livro. Para Hayley M, em avaliação publicada no Rotten Tomatoes:

“Minha representação favorita desta história clássica! Já assisti isso durante minha infância dezenas de vezes!”.

Outra avaliação do Rotten Tomatoes diz:

“Está perfeito. Melhor iteração da história que já vi. A atuação, o roteiro, os figurinos e a trilha sonora são perfeitos. Uma joia dos anos 90”.

Para produzir o filme, a equipe se baseou no livro “Little Women” (Mulherzinhas, como ficou conhecido na tradução brasileira).

O livro que inspirou os filmes

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais