Artigo
8
min de leitura

Conheça o ator do personagem de Pedro em The Chosen

Filmes
Religião
Entretenimento
Pedro em 'The Chosen'
Imagem da capa: trecho do ator Shahar Isaac como Apóstolo Pedro, na série The Chosen.
Redação Brasil Paralelo

Para além do Apóstolo Pedro apresentado nos Evangelhos, a licença poética de The Chosen traz elementos inéditos ao longo de seus episódios. Muitas características vem do próprio ator, Shahar Isaac, fotógrafo, ator formado e músico. Ele sequer conhecia São Pedro antes de ser escalado para o elenco da série.

Conheça agora detalhes sobre o Apóstolo Pedro e saiba quem é Shahar Isaac, o ator responsável por interpretá-lo em The Chosen.

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

O que você vai encontrar neste artigo?

Shahar Isaac, o Apóstolo Pedro em The Chosen

Para dar vida a Pedro, em The Chosen, o escolhido foi Shahar Isaac, um artista israelense que trabalha com atuação, fotografia e música. Antes de The Chosen, Isaac já trabalhava como ator em teatro e séries conhecidas nos EUA.

Uma de suas principais características é manter sua privacidade para si, não falando muito sobre suas origens para o público em geral.

Segundo a revista online Next Season, Sahar é judeu yenemita, de origem israelita, falando hebreu fluentemente. Segundo Jonathan Roumie, ator de Cristo em The Chosen, Sahar o ajudou com o sotaque e com diversas falas em hebreu.

Na premiere da 4ª temporada de The Chosen, o diretor Dallas Jenkins afirmou que Shahar está em Israel devido a guerra contra o Hamas. Ele foi convocado para a guerra por ser reservista do exército israelense.

Após passar uma temporada em Israel, Shahar voltou a participar dos eventos promocionais de The Chosen.

  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

Formação e início da carreira

Sahar estudou na Rutgers University em New Jersey, EUA, onde se formou em Belas Artes. Durante seus anos de estudo, Isaac participou de várias produções teatrais, incluindo o elenco de peças de Shakespeare, como O Mercador de Veneza e Os Dois Cavalheiros de Verona.

Principais trabalhos antes de The Chosen

Antes de se juntar ao elenco de The Chosen, Shahar Isaac atuou em séries de televisão como Person of Interest e Madam Secretary. Seu papel em Person of Interest, como Tariq Al Juhan, marcou sua estreia na televisão em 2015.

Devido a grande audiência da série, que contou com a Jim Caviezel no papel principal, Isaac ganhou projeção no cenário do entretenimento americano.

Sahar não conhecia o Novo Testamento

Sahar Isaac não conhecia o Novo Testamento e a história de seu personagem, disse Dallas Jenkins, diretor de The Chosen, em uma entrevista com o ator. Sahar optou por não ler os Evangelhos para viver o personagem conforme os roteiristas o guiarem.

Curiosidades dos bastidores de Pedro, em The Chosen

Na mesma entrevista entre os dois, Shahar revela ao público que ele conheceu os atores de Jesus e de sua esposa durante as primeiras gravações, enquanto estavam atuando. 

Apenas depois das primeiras gravações foi que ele conheceu os colegas sem estarem vivendo os personagens. O ator de Pedro, em The Chosen, declarou:

"Nós basicamente nos conhecemos através dos personagens, o que foi uma experiência única. No dia em que conheci Lara, ela era minha esposa, e foi assim que a vi. Trabalhar naquela cena foi algo muito gentil e belo, fazendo com que tudo se sentisse verdadeiro. 

Naquele dia, minha percepção sobre aquela pessoa foi completamente através dos olhos do personagem. Eu não conhecia a Lara, eu conhecia a personagem. E o mesmo aconteceu com Jonathan. 

Nós realmente não interagimos até estarmos na praia, e ele me olhou nos olhos. Foi algo muito poderoso, pois tudo parecia tão real. Eu não conhecia o Jonathan, não tive uma conversa com ele. 

As primeiras palavras que ele me disse foram 'siga-me'. Foi um momento mágico, como se fosse a primeira vez que eu o encontrava. Para mim, foi assim que eu quis que fosse, foi o ideal".
  • Assista às 3 temporadas de The Chosen na Brasil Paralelo! Cada episódio e cada temporada possuirão conteúdos extras e inéditos que nenhum outro streaming possui - toque aqui para saber mais.

Diferenças entre o Apóstolo Pedro da série e da vida real

The Chosen utilizou de licença poética para transformar os Evangelhos em uma série. Para preencher a história em um novo formato, os roteiristas adicionaram elementos que não estão na Bíblia, como:

  • a esposa Éden: os evangelhos mencionam que São Pedro tinha uma sogra, sendo possível depreender que ele foi casado. Porém, não há menção à sua esposa, nem ao seu nome;
  • dívidas e trabalho no sábado: para dramatizar a história, The Chosen mostra Pedro como um apostador que se endividou com o Império Romano devido ao seu vício. Os Evangelhos não mostram Pedro em uma situação semelhante, nem mesmo infringindo a lei de Moisés, como ocorreu na série.

Quem foi o Apóstolo Pedro?

São Pedro foi o chefe dos Apóstolos escolhidos por Cristo. Segundo o Evangelho de São Mateus (MT 16,17), Cristo o instituiu chefe da Igreja:

"Jesus, então, lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro [Pedra, no original], e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Seu nome original era Simão, mas Jesus mudou seu nome para Pedra (significado de Pedro), conforme os textos originais da Bíblia. A mudança significa que Pedro é a base da Igreja, enquanto Cristo se declara "Pedra angular" (MT 21,33), a pedra responsável pela sustentação de uma construção.

  • Para saber mais sobre a série e sobre a vida de Jesus, a Brasil Paralelo convidou diversos especialistas para se aprofundarem nos temas levantados em The Chosen - toque aqui para saber mais.

O Evangelho de São João retrata o desejo de Cristo para que Pedro liderasse a Igreja como um todo (Jo 21, 15):

"Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?'. Respondeu ele: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta os meus cordeiros'.

Perguntou-lhe outra vez: 'Simão, filho de João, amas-me?'. Respondeu-lhe: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta os meus cordeiros'.

Perguntou-lhe pela terceira vez: 'Simão, filho de João, amas-me?'. Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: 'Amas-me?' –, e respondeu-lhe: 'Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Apascenta as minhas ovelhas'.

Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres'.

Por essas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: 'Segue-me!'.

Documentos históricos mostram a liderança de Pedro e de sua sede em Roma como líder da Igreja. Segundo Santo Irineu de Lyon, discípulo São Policarpo, um dos principais discípulos do Apóstolo João:

“Limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos. 

[...] Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua origem mais excelente, toda a igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos” (livro Contra as Heresias, escrito por volta do ano 180 d.C.) 

Segundo Santo Inácio de Antioquia, discípulo de São Pedro e seu sucessor como Bispo de Antioquia no século I, a igreja de Roma:

"preside na caridade [...] digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada feliz, digna de louvor, digna de sucesso, digna de pureza, que porta a lei de Cristo, que porta o nome do Pai. 

[...] não vos dou ordens como Pedro e Paulo vos deram”.
  • Saiba mais sobre a doutrina dos primeiros cristãos conforme exposta pelos Padres da Igreja, no período da Patrística.

Historicamente, o Papa Francisco, sumo pontífice atual da Igreja Católica, pode ser apontado como sucessor de Pedro em uma cadeia ininterrupta de Bispos de Roma. Essa tese é defendida especialmente pelos católicos.

O chamado de Pedro

Nas Sagradas Escrituras, Pedro é apresentado como sendo um pescador humilde da Galiléia. Ele conheceu Cristo através de seu irmão André, discípulo de João Batista e posteriormente Apóstolo de Jesus, assim como foi apresentado em The Chosen:

Pedro em Roma

A última e principal cidade em que o Apóstolo Pedro se instalou foi Roma. Seus últimos anos foram conturbados. Após décadas na capital do maior império de seu tempo, o imperador romano passou a perseguir os cristãos. 

Pedro decidiu fugir de Roma com muitos fiéis, mas a tradição cristã conta que, quando saía da cidade, São Pedro viu Cristo indo na direção contrária carregando uma cruz. Imediatamente ele perguntou:

"Quo Vadis, Domine ('Onde vai, Senhor?', em Latim)".

E Cristo respondeu:

"Estou indo a Roma, ser crucificado novamente".

Pedro entendeu que Cristo estava descontente com sua fuga, sendo sua missão como chefe da Igreja permanecer na sua cátedra e ajudar os fiéis. Depois disso, ele voltou a Roma.

Pouco tempo depois, os romanos o prenderam e o condenaram à crucificação, como está descrito no Evangelho de São João no capítulo 21, versículo 18. Por não se considerar digno de morrer como seu mestre divino, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.

Sua morte e sepultamento ocorreram na colina do Vaticano, em Roma, estabelecendo a sede da Igreja. Pedro foi venerado pelos cristãos em vida e imediatamente após sua morte, sendo considerado um Santo, amigo de Deus.

Para conhecer mais sobre São Pedro e Jesus Cristo, The Chosen é uma das experiências mais profundas e imersivas.

Na Brasil Paralelo você assiste à uma experiência completa de The Chosen: Os Escolhidos

Você pode ter, agora, a experiência de voltar no tempo e acompanhar Jesus junto com seus apóstolos através do streaming da Brasil Paralelo

Ao se tornar um membro assinante da Brasil Paralelo, você terá acesso ao curso A Vida de Cristo. Sob a orientação de Victor Sales Pinheiro, filósofo reconhecido por diversas Universidades federais brasileiras, você terá um aprofundamento enriquecedor sobre os ensinamentos e eventos da vida de Jesus.

Após assistir cada episódio de The Chosen, você desvendará novas facetas das figuras históricas e do simbolismo bíblico com as análises dos especialistas. Especialistas como Rafael Brodbeck, Felipe Aquino e Eduardo Faria trarão perspectivas únicas que enriquecem a experiência cinematográfica e a fé dos espectadores.

Além disso, as mesas redondas ao final de cada temporada são um convite para o diálogo e a reflexão. Os especialistas e entusiastas compartilharão ideias e esclarecerão dúvidas, mergulhando nas complexidades históricas e teológicas apresentadas em The Chosen. 

A assinatura da Brasil Paralelo abre as portas para um universo de conteúdos. Além do curso A Vida de Cristo, você terá acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Paulo, Apóstolo de Cristo, Clube da Luta; O Patriota e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada filme;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Cartas na Mesa, Face Oculta, Rasta News e muitos outros;
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

O streaming da Brasil Paralelo oferece flexibilidade de aprender no seu próprio ritmo. Com acesso online, você pode mergulhar nos ensinamentos de Cristo de onde estiver, adaptando e experiência de entretenimento e educação ao seu estilo de vida.

Aqui você poderá compreender todos os detalhes dessa história que mudou a nossa civilização até os dias de hoje. Por trás dessa jornada, existe uma mensagem que pode tocar seu coração e iluminar sua fé.

Se você, assim como nós, acredita que o cinema pode mudar a vida das pessoas, toque aqui e seja um Membro da Brasil Paralelo.

  • Para o lançamento da série no catálogo da BP, preparamos uma condição especial de assinatura. Confira agora.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP