O Cavalo de Troia é um símbolo de Guerra, uma estratégia decisiva utilizada pelos gregos para derrotar seus inimigos. Na história contada por Homero, autor da Grécia antiga , Troia estava cercada há 10 anos, contudo, não era derrotada. Como suas muralhas eram intransponíveis, os gregos usaram da estratégia que entraria para a história.
No final deste artigo, você entenderá a relação do antigo cavalo com a atualidade.
Veja abaixo uma reconstituição 3D do momento em que os troianos receberam o Cavalo de Troia. Esta é uma das cenas do episódio 2 da Trilogia – O Fim das Nações sobre os EUA e sua influência no mundo.
O resumo da história do Cavalo de Troia, narrada na Ilíada de Homero, começa com três deusas gregas do Olimpo disputando quem era a mais bela: Atenas, Afrodite e Hera.
Páris era o príncipe de Troia e havia sido escolhido para decidir qual delas iria vencer a disputa. Para ser escolhida, cada uma lhe propôs um benefício. Afrodite lhe prometeu a mais bela mortal e conseguiu que ele a elegesse.
Cena do filme Troia.
Ela lhe deu Helena, esposa do Rei Menelau de Esparta. Para tanto, Helena foi raptada e levada para dentro das muralhas de Troia, iniciando a guerra. Menelau quis se vingar de Páris e recuperar sua mulher, por isso reuniu o exército grego para o ataque em aproximadamente 1300 a.C.
A tarefa não era fácil por causa das grandes muralhas que cercavam a cidade, impedindo a entrada dos gregos.
Após anos de guerra, ambos os exércitos haviam perdido seus melhores guerreiros. Troia perdera o Príncipe Heitor, comandante do exército e o próprio Páris. Os gregos perderam Aquiles, o herói de força sobre-humana cujo ponto fraco era o calcanhar. Além dele, perderam também Ajax, o Grande.
Para vencer a guerra, a deusa Atena teve que ajudar os gregos por meio de Odisseu. A armadilha que eles criaram foi o Cavalo de Troia. Como não transpunham as muralhas pela força física, usaram de uma estratégia de infiltração.
Após a morte de Heitor, o primogênito do rei de Troia, os gregos simularam uma retirada. Garantiram que os troianos pensassem que isto era um sinal de rendição.
Além disso, os gregos deixaram um presente para os troianos, famosos por serem domadores de cavalos. O presente era um imenso cavalo feito de madeira e significava a paz entre eles.