Israel
3
min de leitura

Secretário-geral da ONU é proibido de entrar em Israel: “Ele dá apoio a terroristas”, afirma chanceler

Israel Katsz classificou António Guterres como persona non grata no país após o órgão não condenar os recentes ataques do Irã. A ONU ainda não comentou a fala.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/10/2024 15:38
Ministro das Relações Exteriores Katz. (Foto: Chaim Goldberg/Flash90)

O Irã atacou o Estado de Israel com mísseis, nesta terça-feira, 1º de outubro. “Estamos apenas mostrando uma pequena fração do nosso poder”, afirmou o presidente do país, “Nossa determinação de destruir o regime sionista permanece inabalável”.

Após a ofensiva, o secretário-geral da ONU realizou um pronunciamento em que condenou a escalada e ampliação do conflito no Oriente Médio, mas não falou diretamente sobre os mísseis disparados pelo Irã. 

A ausência dessa condenação levou o chanceler de Israel, Israel Katsz, a reagir e classificar António Guterres como persona non grata

"Qualquer um que seja incapaz de condenar de maneira inequívoca o ataque hediondo do Irã contra Israel não merece pisar em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel, que dá apoio a terroristas, estupradores e assassinos"

Persona non grata é uma classificação diplomática que diz que aquela pessoa não é bem-vinda em determinado país.

Lula também foi declarado Persona non grata em Israel

Em fevereiro deste ano, Lula viajou para a Etiópia a fim de participar das reuniões da União Africana. Durante uma coletiva de imprensa do evento, ele falou sobre Israel.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino é algo que só se viu na história quando Hitler decidiu exterminar os judeus.”

A fala foi compreendida como antissemita por judeus em todo o mundo. O Estado de Israel reagiu declarando Lula como persona non grata no país. A decisão ainda está em vigor. 

A tensão entre Israel e o Hamas escalou após o ataque terrorista do dia 07 de outubro de 2023 em que terroristas invadiram o país e mataram mais de 1.200 pessoas. Contudo, a guerra entre Palestina e Israel é muito mais antiga e complexa. 

Um tema que tem sido alvo de múltiplas opiniões, na maioria das vezes, vinda de pessoas que nunca tiveram contato com essa realidade. 

Para entender de fato o que está acontecendo, é preciso ouvir quem vive isso de perto. Autoridades religiosas, professores, militares e civis que estão em Israel ou em Gaza vivendo essa tragédia. 

A Brasil Paralelo levou suas câmeras para ouvir essas pessoas. O resultado dessa investigação resultou no novo filme da BP, From the River to the Sea, que estreia no dia 07 de outubro. 

Gostaria de receber diretamente o link de acesso ao filme na data de lançamento? Cadastre-se gratuitamente no link abaixo: 

Quero ser avisado do lançamento do filme

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais