Atualidades5 min de leitura

Quaest: em cenário sem Bolsonaro, Tarcísio e Gusttavo Lima têm menor diferença em relação a Lula

Entenda a pesquisa de intenção de votos da Quaest que

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Pesquisa de intenção de votos da Quaest é dibulgada e aponta liderança de Lula e principais nomes da direita com intenções de votos
Fonte da imagem: Montagem Brasil Paralelo

Receba notícias gratuitamente em seu email

Se a eleição presidencial de 2026 fosse hoje, os candidatos Tarcísio de Freitas e Gusttavo Lima teriam o maior potencial de votos entre os eleitores da direita. Isso é o que comprova a pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje, 3 de fevereiro. 

De acordo com a Quaest, Gusttavo Lima aparece à frente dos outros potenciais nomes da oposição. O cantor teria 35% das intenções de votos no segundo turno; Tarcício, Marçal e Eduardo Bolsonaro teriam 34% cada em eventual confronto com o presidente LulaA maior rejeição entre os candidatos de esquerda ficaria com Fernando Haddad tem a maior rejeição, 56%, seguido por Eduardo Bolsonaro, que lidera no campo da direita com 55%.

O presidente Lula lidera todos os cenários possíveis, com intenções que variam entre 28% e 33%. A única exceção é a pesquisa de intenção espontânea de votos, ou seja, quando não são mencionados os nomes dos candidatos.

Felipe Nunes, diretor do Instituto Quest, afirmou que hoje, Bolsonaro é o único que tem votos para enfrentar o presidente Lula, mas que está inelegível:

“Vários nomes tentendam a ganhar protagonismo, mas a maioria ainda é muito desconhecida nacionalmente”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo. 

 

Felipe Nunes, diretor da Quest, afirmou que “eleição é comparação e na comparação, Lula continua na frente dos demais”. Enfatizou também que isso pode mudar e que a mudança irá depender de vários fatores, inclusive, da capacidade de organização da oposição. 

Em um mundo onde as decisões de hoje definem o amanhã, a informação é de qualidade fundamental. Entenda os cenários políticos que podem transformar o cenário eleitoral de 2026. Clique aqui e conheça o Resumo BP, a newsletter da Brasil Paralelo. 

Quaest: Gusttavo Lima tem Lula e Bolsonaro empatam na pesquisa de intenções espontâneas de votos

Na pesquisa de intenções espontâneas de votos, Lula e Bolsonaro empatam com 9% das intenções. 

  • Neste tipo de levantamento, não são apresentados os nomes dos concorrentes. 

Neste cenário, Gusttavo Lima tem 1% das intenções de votos, 78% dos eleitores se declara indeciso e 2% afirmam que não irão votar branco, nulo ou não irão votar.  

Pesquisa espontânea. Imagem: Genial/Quest

Quer ter acesso a uma nivestigação profunda sober a política brasileira, clique  Lula lidera na estimuladaO presidente lidera em todos os cenários, com intenções de votos que variam entre 30% e 33%. Na avaliação de intenções de votos no primeiro turno, ou seja, quando são revelados os nomes dos candidatos, foram apresentados quatro cenários:

No primeiro cenário, constam as potenciais candidaturas de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). De acordo com o levantamento, se a disputa eleitoral fosse hoje o resultado seria:  

Lula (PT) - 30%

Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 13%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 12%

Pablo Marçal (PRTB) - 11%

Ciro Gomes (PDT) - 9%

Romeu Zema (Novo) - 3%

Ronaldo Caiado (União) - 3%

Indecisos  - 5%

Brancos/nulos/não vão votar - 14%

No segundo cenário, que substitui Tarcísio de Freitas por Eduardo Bolsonaro, o levantamento indica o seguinte resultado: 

Lula (PT) - 28%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 12%

Pablo Marçal (PRTB) - 12%

Eduardo Bolsonaro (PL) - 11%

Romeu Zema (Novo) - 5%

Ronaldo Caiado (União) - 3%

Indecisos - 5%

Brancos/nulos/não vão votar - 14%

No terceiro, sem Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, a pesquisa apresenta:

Lula (PT) - 32%

Pablo Marçal (PRTB) - 14%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 13%

Ciro Gomes - 12%

Romeu Zema (Novo) - 5%

Ronaldo Caiado (União) - 4%

Indecisos - 4%

Brancos/nulos/não vão votar - 16%

No quarto, sem Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas, a pesquisa apresenta: 

Lula (PT) - 33%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 18%

Romeu Zema (Novo) - 8%

Ronaldo Caiado (União) - 4%

Indecisos - 5%

Brancos/nulos/não vão votar - 19%

O levantamento entrevistou 4.500 eleitores entre os dias 23 e 26 de janeiro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que a margem de erro é de 1 ponto percentual. Esta pesquisa é realizada pelo mesmo instituto que revelou que Lula havia atingido a maior desaprovação desde que assumiu o mandato. 

[LEAD] Entre Lobos 2026

Quais candidatos avaliados têm intenção de concorrer em 2026?

O governador Tarcísio de Freitas afirmou nesta manhã que não pretende se candidatar à presidência da República, mas que intenciona concluir seu mandato como governador de São Paulo. 

Lula indica não ter intenção de disputar a reeleição, mas seus ministros o veem como candidato. 

Pablo Marçal afirmou que tem intenção de disputar, mas no momento enfrenta uma série de obstáculos na Justiça eleitoral. 

Durante o CPAC de 2026 na Argentina, Eduardo Bolsonaro se colocou como “plano B” para disputar a presidência da República. Segundo ele, o plano A é seu pai, Jair, que segue inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. 

Ronaldo Caiado disse que lançará sua candidatura em março deste ano. Segundo o presidente do PDT, partido de Ciro Gomes, ele não disputará mais eleições e seguirá à frente do partido. 

[LEAD] Entre Lobos 2026
[LEAD] Entre Lobos 2026