Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Quaest: em cenário sem Bolsonaro, Tarcísio e Gusttavo Lima têm menor diferença em relação a Lula

Nesta segunda-feira, o instituto divulgou levantamento de intenção de voto para a presidência. Cenários têm Lula, Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal, Gusttavo Lima, Romeu Zema e Ronaldo Caiado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/2/2025 20:52
Montagem Brasil Paralelo

Se a eleição presidencial de 2026 fosse hoje, os candidatos Tarcísio de Freitas e Gusttavo Lima teriam o maior potencial de votos entre os eleitores da direita. Isso é o que comprova a pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje, 3 de fevereiro. 

De acordo com a Quaest, Gusttavo Lima aparece à frente dos outros potenciais nomes da oposição. O cantor teria 35% das intenções de votos no segundo turno; Tarcício, Marçal e Eduardo Bolsonaro teriam 34% cada em eventual confronto com o presidente LulaA maior rejeição entre os candidatos de esquerda ficaria com Fernando Haddad tem a maior rejeição, 56%, seguido por Eduardo Bolsonaro, que lidera no campo da direita com 55%.

O presidente Lula lidera todos os cenários possíveis, com intenções que variam entre 28% e 33%. A única exceção é a pesquisa de intenção espontânea de votos, ou seja, quando não são mencionados os nomes dos candidatos.

Felipe Nunes, diretor do Instituto Quest, afirmou que hoje, Bolsonaro é o único que tem votos para enfrentar o presidente Lula, mas que está inelegível:

“Vários nomes tentendam a ganhar protagonismo, mas a maioria ainda é muito desconhecida nacionalmente”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo. 

 

Felipe Nunes, diretor da Quest, afirmou que “eleição é comparação e na comparação, Lula continua na frente dos demais”. Enfatizou também que isso pode mudar e que a mudança irá depender de vários fatores, inclusive, da capacidade de organização da oposição. 

Em um mundo onde as decisões de hoje definem o amanhã, a informação é de qualidade fundamental. Entenda os cenários políticos que podem transformar o cenário eleitoral de 2026. Clique aqui e conheça o Resumo BP, a newsletter da Brasil Paralelo. 

Quaest: Gusttavo Lima tem Lula e Bolsonaro empatam na pesquisa de intenções espontâneas de votos

Na pesquisa de intenções espontâneas de votos, Lula e Bolsonaro empatam com 9% das intenções. 

  • Neste tipo de levantamento, não são apresentados os nomes dos concorrentes. 

Neste cenário, Gusttavo Lima tem 1% das intenções de votos, 78% dos eleitores se declara indeciso e 2% afirmam que não irão votar branco, nulo ou não irão votar.  

Pesquisa espontânea. Imagem: Genial/Quest

Quer ter acesso a uma nivestigação profunda sober a política brasileira, clique  Lula lidera na estimuladaO presidente lidera em todos os cenários, com intenções de votos que variam entre 30% e 33%. Na avaliação de intenções de votos no primeiro turno, ou seja, quando são revelados os nomes dos candidatos, foram apresentados quatro cenários:

No primeiro cenário, constam as potenciais candidaturas de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). De acordo com o levantamento, se a disputa eleitoral fosse hoje o resultado seria:  

Lula (PT) - 30%

Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 13%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 12%

Pablo Marçal (PRTB) - 11%

Ciro Gomes (PDT) - 9%

Romeu Zema (Novo) - 3%

Ronaldo Caiado (União) - 3%

Indecisos  - 5%

Brancos/nulos/não vão votar - 14%

No segundo cenário, que substitui Tarcísio de Freitas por Eduardo Bolsonaro, o levantamento indica o seguinte resultado: 

Lula (PT) - 28%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 12%

Pablo Marçal (PRTB) - 12%

Eduardo Bolsonaro (PL) - 11%

Romeu Zema (Novo) - 5%

Ronaldo Caiado (União) - 3%

Indecisos - 5%

Brancos/nulos/não vão votar - 14%

No terceiro, sem Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, a pesquisa apresenta:

Lula (PT) - 32%

Pablo Marçal (PRTB) - 14%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 13%

Ciro Gomes - 12%

Romeu Zema (Novo) - 5%

Ronaldo Caiado (União) - 4%

Indecisos - 4%

Brancos/nulos/não vão votar - 16%

No quarto, sem Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas, a pesquisa apresenta: 

Lula (PT) - 33%

Gusttavo Lima (Sem Partido) - 18%

Romeu Zema (Novo) - 8%

Ronaldo Caiado (União) - 4%

Indecisos - 5%

Brancos/nulos/não vão votar - 19%

O levantamento entrevistou 4.500 eleitores entre os dias 23 e 26 de janeiro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que a margem de erro é de 1 ponto percentual. Esta pesquisa é realizada pelo mesmo instituto que revelou que Lula havia atingido a maior desaprovação desde que assumiu o mandato. 

Quais candidatos avaliados têm intenção de concorrer em 2026?

O governador Tarcísio de Freitas afirmou nesta manhã que não pretende se candidatar à presidência da República, mas que intenciona concluir seu mandato como governador de São Paulo. 

Lula indica não ter intenção de disputar a reeleição, mas seus ministros o veem como candidato. 

Pablo Marçal afirmou que tem intenção de disputar, mas no momento enfrenta uma série de obstáculos na Justiça eleitoral. 

Durante o CPAC de 2026 na Argentina, Eduardo Bolsonaro se colocou como “plano B” para disputar a presidência da República. Segundo ele, o plano A é seu pai, Jair, que segue inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. 

Ronaldo Caiado disse que lançará sua candidatura em março deste ano. Segundo o presidente do PDT, partido de Ciro Gomes, ele não disputará mais eleições e seguirá à frente do partido. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais