General George Meade foi baseado em uma história real
Assim como em Yellowstone, praticamente todas as histórias contadas em 1883 são fictícias. Ambas foram criadas pelo Paramount+, mas estão disponíveis na Netflix.
Apesar disso, algumas personagens existiram de fato. É o caso do General George Meade, interpretado por Tom Hanks no segundo episódio da série.
Meade teve um papel importante durante a Guerra Civil Americana, liderando a vitória do exército da união em uma das principais batalhas da guerra, em Gettysburg.
O combate causou mais de 50 mil mortes, entre feridos, mortos e prisioneiros, a batalha mais letal de todo o conflito.
A vitória impediu que os Estados Confederados ao Sul do país conseguissem uma ofensiva na região Norte, mudando o curso da guerra.
Além do general, a série também trouxe o famoso pistoleiro Jim Courtright, interpretado por Billy Bob Thornton.
Sua personagem na série serve mais como uma homenagem ao espírito dos pistoleiros da época do que como representação de sua vida real.
Produção realista
Apesar do restante da série ser formado por personagens fictícias, os produtores tentaram retratar a vida no faroeste do jeito mais fiel possível.
A figurinista Janie Bryant, por exemplo contou que foi usada sujeira falsa para que as roupas ficassem mais condizente com as condições enfrentadas pelas personagens:
"Eu estava com minha equipe provavelmente no primeiro ou segundo dia de filmagem. Todos estavam com as mãos no convés e estávamos jogando sujeira falsa nos atores porque eu estava tipo, 'Tem que ser mais sujo' — e nós já estávamos até os cotovelos em sujeira falsa e estragando o material".
Um dos grandes destaques é a atuação de Tim McGraw, que interpreta o protagonista James Dutton.
Ao longo de sua jornada pelo oeste americano ele passa por transformações físicas, deixando a barba mais desleixada e ficando com movimentos cada vez mais lentos.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui.